quinta-feira, agosto 23, 2007

Álbuns BD imprevisíveis e difíceis de obter (VIII) - Babinsky - Autores: Luís Henriques e José Feitor

Edições Independentes (I)

Prancha (página) inicial da adaptação da obra literária Babinsky em banda desenhada, pelo traço de Luís Henriques

Babinsky, personagem que ocupa lugar na pequena História pelo apodo de "o salteador de Praga", teve a sua atribulada vida passada à ficção pelo escritor Gustav Meyrink, e publicada num livro editado na cidade de Leipzig em 1915.
José Feitor, argumentista e ilustrador, foi desta vez, adaptador literário, tarefa de dificuldade não despicienda, atendendo à brutal síntese que teve de fazer do texto original, para construir as curtas legendas nas línguas portuguesa e inglesa.
Desenhada por Luís Henriques ele (ou o editor?) optou pelo alinhamento de uma prancha por página, com a legenda no verso. No total de trinta e sete pranchas, uma única aparece subdividida em várias vinhetas sequenciais.

Assim, a obra em banda desenhada Babinsky constitui uma narração de elevado nível gráfico e estilístico, em estética ímpar na banda desenhada portuguesa. Todavia, quem conhece Luís Henriques, sabe que se trata de um cultor habitual deste género, todo feito de hachures constituídas por miríades de finíssimos traços, técnica com raízes em Gustave Dorée (respeitando as diferenças, claro) ou, próximo de nós, espacial e temporalmente, na obra exemplar de Lima de Freitas, dois nomes de elevado gabarito na ilustração de cariz clássico.

Capa do álbum, absolutamente depurada de imagens

Babinsky, salteador de Praga, viveu muitos anos dos seus horríveis expedientes, que incluíram numerosas vítimas, muitas por estrangulamento. O cerco sobre ele apertou-se, a partir do momento em que começaram a desaparecer raparigas. A trama passa pela prisão do facínora, depois por um enforcamento falhado, e desenrola-se até à sua estranha redenção, que se caracteriza por ódio aos indivíduos violentos, tudo narrado com economia de texto mas sempre em tom de sátira, complementado por fascinantes imagens.

Babinsky, o salteador de Praga - Autores: Luís Henriques (desenho), José Feitor(adaptador literário da obra "Der Golem", escrita por Gustav Meyrink) - Álbum em formato ao baixo, dito italiano (31x11cm de altura), com capa e contracapa em cartolina castanha - Miolo composto por 80 páginas - Papel de elevada gramagem, em tom creme - Tiragem: 500 exemplares - Edição bilingue (português e inglês) - Produção de Imprensa Canalha http://www.imprensacanalha.blogspot.com/

Data da edição: Maio de 2007

----------------------------------------------------
"Posts" anteriores da rubrica "Álbuns de BD imprevisíveis e difíceis de obter"

(VII) Agosto 20 - Os Problemas Fiscais de Porfírio Zap - Autor: José Carlos Fernandes
(VI) Junho 30 - A Aventura de Cabral ou A Invenção do Brasil - Autor: António Martins
(V) Jun. 17 - A la recherche du trésor de Rackham le Rouge - Autor: Hergé
(IV) Abril, 1 - Aquaventura em Almada - Autores: Carlos Laranjeira (desenho), Paulo Rebelo e Isabel Laranjeira (argumento)
(III) Fev. 9 - Everest - Autor: Ricardo Cabral
2007 (Daqui para cima)

(II) Setembro 1 - As Bodas de D. Dinis e Isabel de Aragão em Trancoso - Autor: Santos Costa
(I) Ag. 8 - O Passeio de Inês - Autores: Carlos Rocha (desenho), José Carmo (arg.)
2006 (Daqui para cima)

Sem comentários: