sexta-feira, novembro 09, 2007

Banda Desenhada no 3º Fórum Fantástico (2007) - Oportunidade na Marvel para jovens desenhadores portugueses

Cartaz do Fórum Fantástico 2007

Claro que o fantástico, como praticamente todos os temas imagináveis, é abarcado por essa arte sequencial multifacetada que é a Banda Desenhada.

Por isso mesmo, o 3º Fórum Fantástico (de 8 a 10 de Novembro, portanto já a decorrer no Auditório Victor de Sá da Universidade Lusófona, no polo do Campo Grande) dedica-lhe uma parte do seu programa.

Assim, amanhã, dia 10, sábado, estará presente o autor (argumentista) de Banda Desenhada, C.B.Cebulski, também editor da Marvel.

Cebulski já fez argumentos para "comics" publicados nas revistas X-Men, Spider-Man e Wonderlost.
Mas, para nós, portugueses, é bem mais importante o facto de esta importante personalidade da BD ter apoiado, até agora, quatro jovens autores portugueses: João Lemos (praticamente desconhecido entre nós enquanto desenhador de BD), Ricardo Tércio (que eu conheço dos fanzines, onde assinava pelo pseudónimo Guima), Ricardo Venâncio e Nuno Alves.

Com João Lemos, a sua colaboração já deu frutos, consubstanciados na personagem Shiki, editada pela Image.

E, muito importante - por isso espero amanhã ver lá, na Lusófona, muita gente da BD -, Cebulski (convidado do FF, sob patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian, ou melhor, por "Santo Gulbenkian", que tanto tem feito pelas artes em Portugal! - Cebulski, escrevia eu, criou uma entidade de nome ChesterQuest, com a qual pretende seleccionar, até 31 de Janeiro de 2008, 12 novos artistas europeus, maiores de 18 anos, através de emprego na Marvel!

Têm preferência os desenhadores de banda desenhada, mas também haverá hipóteses para capistas (ilustradores de capas).

Quem estiver interessado em candidatar-se, deverá entregar aos membros da organização do evento (Rogério Ribeiro, Safaa Dib e membros da Épica-Associação Portuguesa do Fantástico nas Artes) cópias das suas bandas desenhadas e/ou ilustrações (notem que estou a falar de cópias, nunca de originais, que liminarmente não serão aceites), em envelope fechado, com identificação do autor e contacto, tanto no envelope como no verso de cada cópia).

Tudo será avaliado por individualidades proeminentes da Marvel, designadamente pelo próprio Chester Cebulski, depreende-se.

Por conseguinte, amanhã, a partir das 17h00, na Universidade Lusófona, no Auditório Victor de Sá (repito em "bold", para se ler bem) há boas possibilidades para quem tenha talento e queira tentar a sorte numa grande editora americana.
Uma oportunidade raríssima, que vem até nós. Haja quem, para além dos quatro que já estão garantidos, consiga impressionar os "marvellers" americanos!

E nada de se preocuparem com o facto de o estilo gráfico característico dos super-heróis da Marvel não ser o vosso. Cebulski está interessado em apreciar todos os estilos, desde que atinjam os níveis desejados.

Sem comentários: