segunda-feira, junho 02, 2008

Tertúlia BD de Lisboa - XXIII Ano - 286º Encontro - 23º Aniversário

Em cima: logótipo da Associação Informal Tertúlia BD de Lisboa
Em baixo: edição já relativamente antiga do fanzine Tertúlia BDzine, datado de Junho de 1997, cuja capa, com um cartune brejeiro, estilo e apanágio do autor-artista Zé Manel, é dedicada a esse aniversário.

"Tertúlia: pequena reunião de pessoas que, principalmente nos séculos XVII e XVIII, se juntavam para discorrer sobre qualquer matéria literária, para simples conversa amigável, ou para um passatempo honesto."
in Novo Dicionário Etimológico de Língua Portuguesa

Texto constante do Tertúlia BDzine nº 9, Junho 1997, cuja capa reproduzo acima.
Este fanzine, sempre distribuído gratuitamente, é editado aperiodicamente desde Janeiro de 1992, e atinge neste aniversário o nº 127. Como se trata do aniversário, este número é todo a cores, e terá distribuição gratuita pelos presentes, que, tendo em conta todos os "tertulianos" que afirmaram querer participar, atingirão 45 presenças.
---------------------------------------------------
Esclareço, por conseguinte que, neste mês, para comemorar o aniversário da Associação Informal "Tertúlia BD de Lisboa", há o Encontro Especial, denominado "encontro vadio", por se efectuar sempre em restaurantes diferentes, e diferente do habitual do resto do ano (*)

(*) Nos encontros "vadios" anteriores, a tertúlia teve poiso nos seguintes restaurantes de Lisboa:
Quebra-Bilhas (1992 e 1993). Este restaurante entretanto fechou, era uma daquelas "casas de pasto" (expressão antiga, algo em desuso) tradicionais, em pleno Campo Grande, e que tinha uma coisa muito curiosa: a ementa apresentava um bonito desenho do consagrado Fernando Bento;
Tatu (1994)
João do Grão (1995)
Real Fábrica (1996)
Sesimbrense - Feira Popular (1997). Como se sabe, o popular recinto fechou, estava previsto que reabrisse, mas tal ainda não aconteceu. Voltará a haver Feira Popular?
República (1998) - Fechou, anos depois. Foi pena. Um restaurante localizado na cave onde tinham funcionado as oficinas gráficas daquele que foi um prestigiado jornal.
O Trigueirinho (1999) - Na Mouraria, local para onde se mudou a mais dinâmica empregada de restaurante que até hoje conheci, a "Cilinha", que trabalhava no restaurante Chico Carreira, onde a tertúlia mensal se efectuou entre 1986 e 1996. A Cilinha teve direito a um "cartune" com a sua caricatura, feita por Zé Manel, com a assinatura de todos os presentes, na última tertúlia realizada naquele óptimo e amplo espaço (a mesa era posta em U, e todos os "tertulianos" ficavam de frente uns para os outros!). E como nesse período de dez anos ainda havia muitos autores consagrados para homenagear, capazes de comunicar e interessar os presentes, pode dizer-se que foi a grande fase da tertúlia lisboeta.
Dois Mil (2000) - Já fechou. A não ser o seu nome, apropriado para o ano 2000, nada mais recomendava especialmente este restaurante localizado no Campo Pequeno.
Ti Lurdes (2001)
A Valenciana (2002)
O da Manecas - Parque Mayer (2003)
O Manel - Parque Mayer (2004)
Fragata - no rio Tejo, doca de Santos (2005)
5 Chaves (2006)
A Berlenga (2007)

3 comentários:

Pepe disse...

Espatrão, pá,
desculpa não poder ir ao jantar mas vou estar a noite toda a trabalhar.
abração
Pepe

Geraldes Lino disse...

Podias faltar à parte do jantar, que não seria importante, pois representa apenas 1/3 da tertúlia. Se fosses às 21h30, seria suficiente para participares nas restantes duas partes, o sorteio interactivo de banda desenhada, e, a mais importante, a apresentação do autor, respectivas perguntas dos assistentes e respostas dele(afinal, a componente clássica de qualquer tertúlia tradicional), a essas sim, tenho pena que faltes. Jantar não precisas, tens muito por onde desbastar:)

G.A.M.N.A.A. disse...

E... PORQUE SIM!

SUGIRO-LHE O GAMNAA!

VISITE-NOS!

COMENTE-NOS!