quarta-feira, julho 23, 2008

Blogues, Sítios e Portais portugueses com banda desenhada - Balanço e Apelo aos internautas bedéfilos

Contém já 154 espaços internéticos com BD ou sobre BD, todos comentados, a listagem que tenho estado a elaborar desde 23 de Março 08, sob o título Blogues, sítios e portais portugueses com banda desenhada - De A a Z.

19 comentários:

Anónimo disse...

Caro Geraldes Lino,
Já acompanho os seus escritos há algum tempo em publicações onde tem colaborado e sempre o admirei pela sua tenacidade pelo que tem feito pela BD em geral e particularmente pela boa arte nesta área que se faz em Portugal.
Elogios à parte, quero em primeiro lugar agradecer pela inclusão do meu blogue na sua lista, iniciativa que muito aplaudo, e pelas suas palavras relativamente ao meu modesto passatempo. :-)
E gostaria de incluir alguns links de mais alguns artistas que considero talentosos cá do nosso cantinho à beira mar plantado:
Plati's Blog: http://nunoplati.blogspot.com/ - Blogue do Nuno "Plati" Alves
Manuel Morgado: http://manuelmorgado.wordpress.com/
Arte de Eduardo Monteiro: http://eduardomonteirodesign.blogspot.com/
Sketchbook: http://vetesketchbooks.blogspot.com/ - A arte do veteBD, alentejano de raiz.
Barnaby's Art: http://barnabyart.blogspot.com/ - A arte de António Brandão
Within the Outside: http://pmrazael.blogspot.com/ - A arte do artista que assina como Raz.

Espero ter ajudado de alguma forma neste seu projecto. :-)

Abraço.

Anónimo disse...

Relendo o que escrevi no meu comentário anterior, onde comentei "iniciativa que muito aplaudo" estava-me a referir ao seu projecto de compilar uma lista de blogues cujo conteúdo é a BD e não à inclusão do meu blogue nessa lista, embora tenha ficado muito contente e agradecido por isso. :-D

Alberto Soares disse...

Fónix!
Não vejo os meus moribundos - mas renascerão, um dia - blogs:
http://pequenasimagens.blogspot.com

e

http://minhacoleccao.blogspot.com

Imperdoável.

Simplesmente imperdoável.

Geraldes Lino disse...

Caro OCP
Começo por lhe agradecer a informação.
Tenho estado ocupadíssimo, por isso ainda não tive tempo de visitar os endereços que indica (os únicos que já conhecia são os do Manuel Morgado e do Vete, Silvestre Francisco, mas quando os visitei ainda não estava a fazer este levantamento, vou voltar a visitá-los).
Mas o importante foi ter a sua informação, que ficou aqui registada, e que irei utilizando a pouco e pouco.
Abraço e saudações bedéfilas.

Geraldes Lino disse...

Alberto Soares
Já acrescentei o blogue "Pequenas Imagens". O "Minha Colecção" iniciei o "post", mas o blogger estava com problemas e desapareceu o texto que já tinha escrito. Lá voltarei.
Abr.

Geraldes Lino disse...

Pronto, Alberto Soares, não vale a pena fonixar-me mais o juízo, aí estão os seus dois blogues admitidos na minha lista dos "bloggers" que põem em movimento a blogosfera bedéfila. Fico satisfeito se este meu trabalho tiver tido alguma influência na reactivação dos seus blogues, ambos parados durante um ano, e actualizados em fins de Julho... Seja bem reaparecido!

Alberto Soares disse...

Ok, Ok

Vou deixar de fonixar-lhe o juízo.

Os blogs estiveram parados porque decidi dar uma pausa já que tinha outros afazeres. Eram para ser só de uns 6 meses mas depois prolongou-se.
Agora vou tentar postar regularmente, mas semanalmente. Espero que tenha algum interesse, especialmente para pessoal mais novo, que muitas das vezes desconhecem totalmente a BD mais antiga - não que eu seja uma sumidade no assunto, também.

Já o "da minha colecção", vai-se actualizando quando tiver scans para lá incluir - tenho umas boas 200 pranchas para lá meter, mas o tempo para scanear isso não é muito.

Vão passando por lá.

Geraldes Lino disse...

Alberto Soares
Gostei de ver que retomou a tarefa da postagem nos seus dois blogues. É tarefa algo ingrata, mas que acaba por nos dar algum gozo de retorno, quando sentimos gente interessada (e interessante na área da BD) no trabalho que vanos fazendo, "post" a "post".
Uma curiosidade minha (não desinteressada): mora em Lisboa ou arredores?

Alberto Soares disse...

Não.
Moro na ilha Terceira, Açores.

Por acaso soube que veio aqui este ano perto de onde eu moro, a uma mesa redonda na Carmina Galeria, ilha Terceira.

Mas quando soube dessa mesa redonda, já ela tinha acontecido.
Moro a um escasso kilómetro de lá.

Pode ser que haja mais algum concurso organizado pela "Burra de Milho" e o convidem de novo.

Geraldes Lino disse...

Alberto Soares
As tais 200 pranchas que fazem parte da sua colecção, como refere, são pranchas originais? Se assim for, é capaz de bater o meu amigo Rezendes (blog "Mania dos Quadradinhos".
Pois foi pena você não ter podido assistir à mesa redonda aí nessa tal galeria (o dono é muito comunicativo), teríamos tido oportunidade de nos conhecermos.
Eu já estive três vezes na Terceira, esta terceira :-) vez foi para fazer parte do júri dum concurso organizado pela simpática associação Burra de Milho.
Já alterei os textos dos "posts" relativos aos seus blogues.
Saudações bedéfilas

Alberto Soares disse...

Olhe, quando vier á Terceira de novo, diga-me algo.
Se lhe interessar o assunto, até posso mostrar-lhe as pranchas.
E não serão 200, mas mais do dobro. Estava a pensar fazer um scan de algumas mais representativas, apenas.
Com 1 história completa do "Matt Marriot" (90 tiras), Igor Kordey ( o 1º comic da serie "Smoke" ), "Nippur" de Zaffino e Villagran e outras mais, a contagem aproxima-se bem daquele número.

Saudações

Alberto Soares

Anónimo disse...

Lembrei-me de lhe dar a conhecer mais um blogue dedicado a BD cá na nossa praça, gerido por um rapaz ainda novo mas que sabe do que escreve. :-)

http://limitededition2.wordpress.com/

Não mencionei antes porque quando comentei da outra vez, ele tinha apagado o blogue no Blogger... Afinal, só estava de mudança para o wordpress. :-D

Abraço. :-)

Geraldes Lino disse...

Caro OCP
Agradeço-lhe a informação acerca do blogue (ou "site"?) intitulado "Limited edition". Já dei por lá uma volta, mas estou de férias no Algarve, e tenho pouco tempo para a internet. Aliás, tinha prometido a mim próprio que ia parar uma semana, nem emails, nem blogs, nada! E cumpri. Voltei hoje a mexer nesta coisa, mas ainda com tempo limitado.

Geraldes Lino disse...

Caro OCP
Apesar de estar cá em baixo "no reino" dos Algarves, decidi mexer um pouco na listagem relativa aos blogues e sítios que mexem em BD. Agradeço-lhe btt mais esta dica (ainda não esgotei as anteriores).
Acabo então agora de incluir o "site" (parece-me que não é um blogue, pelo endereço, mas não tenho a certeza) "Limited Edition". Considero que tem textos que merecem leitura, além de uma muito boa apresentação.
Já agora, gostaria que lesse o meu comentário a mais esse espaço bedéfilo.

Geraldes Lino disse...

Caro OCP
À medida das minhas disponibilidades e também prioridades (e apesar de estar ainda no Algarve, em tempo de não mexer na internet, o que afinal não consigo...), apesar de tudo isso já vi algumas das suas sugestões. Acabo de (re)visitar o blogue do Silvestre Francisco, a.k.a. Vete, que já conhecia, e que ainda não tinha incluído (e voltei a não incluir) porque, apesar de o Vete ser um prolífico autor de BD, com vários fanzines auto-editados preenchidos com as suas próprias bandas desenhadas, ele não tem nenhuma BD, só tem desenhos de personagens, nesse blogue que você recomenda, o veteBD http://vetesketchbooks.blogspot.com
Onde ele tem várais bandas desenhadas, incluindo algumas "unfinished comic pages", é no My Comicsspace page http://www.comicspace.com/vetebd, na "Vetebd's Comic Galleries", no item "Mainstream Comics".
Mas, como se depreende, trata-se de um "site", talvez mesmo portal, estrangeiro.
E como você sabe, o levantamento que estou a efectuar tem por título "Sítios, blogues e portais portugueses sobre banda desenhada". Por isso não incluo veteBD nesta minha listagem, porque não tem BD nenhuma, e não incluo Vetebd' Comic Galleries porque não se trata de um espaço português.

Geraldes Lino disse...

Caro OCP
No que se refere ao Vete, apesar do que eu disse ser a realidade, acabei por dar a volta ao texto, pois acabei por considerar injusto não o mencionar. Isto apesar de não ser linear a opção, mas pronto, já está.

Anónimo disse...

Acho que o veteBd deve ter passado por aqui e lido o que escreveu porque ultimamente tem estado a publicar lá no estaminé dele algumas pranchas de sua autoria. ;-)

Mas aproveito para mencionar mais um blogue recente, penso eu devido ao reduzido numero de mensagens que ainda tem e que me foi dado a conhecer pelo próprio autor no Comicspace, que tem toda a razão se trata de um portal estrangeiro onde artistas bem conhecidos e fãs de diferentes nacionalidades dão a conhecer as suas obras.

O blogueiro (bloguista?) em questão assina Damarofi e o seu canto é : http://sansaodalilahcollie.blogspot.com/
onde publica pequenas tiras de BD cómicas sobre 3 cães como protagonistas. :-)

Abraço.

Ah, e como vi no texto que escreveu do blogue do Crucios se tínhamos um algarvio nos blogues, bem, eu sou do Algarve, por isso pelo menos um há de certeza. eheheheh...

Geraldes Lino disse...

Caro amigo OCP (Orlando? Octávio? Olegário? Costa Pinto?)
Mais uma vez lhe agradeço a sua amável e útil contribuição para esta listagem, que já atingiu proporções inimagináveis para mim quando a iniciei. Vou já ver o blog dos 3 cães, do bloguista Damarofi.
Entre bloguista e blogueiro, optei por bloguista, assim como entre fanzinista e fanzineiro, optei (há muitos anos) por fanzinista.
Porquê?
Eu sei que os brasileiros dizem fanzineiro (não sei se dizem blogueiro, nunca reparei nisso, mas é muito natural que sim).
Ora em português de portugal, o sufixo "eiro" tem muitas vezes sentido pejorativo: quando se quer dizer mal dos comentadores de futebol, chamamos-lhes "futeboleiros", se um jornalista é mau chamamos-lhe "jornaleiro", se um político é mau (a maioria) chamamos-lhe "politiqueiro", etc.
Em contrapartida, a qualquer profissional da rádio chamamos "radialista", quem escreve artigos é "articulista", ou seja, usamos muito o sufixo "ista" numa linguagem mais erudita, enquanto que o sufixo "eiro" é numa linguagem mais popular e, repito, muitas vezes depreciativa.
Quanto ao Vete, o facto de ter posto, finalmente!, mais uma prancha no blogue, talvez tenha sido, de facto, influenciado pelo meu comentário, o que me agrada. É sempre bom quando alguém reconhece a razão de uma crítica.
Aliás, por causa dos meus comentários nesta listagem, já houve mais reflexos positivos.
Abraço e saudações bedéfilas.
P.S. - Você é de Lisboa?

Anónimo disse...

Chamo-me Osvaldo, uso o nick OCP devido à minha falta de imaginação ao arranjar um nick quando me inscrevi num site Canadense aqui há uns tempos e como queria algo que me lembrasse do meu País escolhi utilizar as minhas iniciais e o P de Portugal e como mencionei acima sou do Algarve. ;-)