domingo, junho 13, 2010

Fernando Pessoa na Banda Desenhada... e não só (XIV) - Imagens múltiplas desenhadas por Rui [Pimentel]





Num já longínquo 13 de Junho nascia Fernando Pessoa em Lisboa. Estava-se em 1888, perfazem-se hoje 122 anos. Nesse dia - e naquele quarto andar esquerdo do nº 4 do Largo de S. Carlos - estava o ponto de partida humano para alguém que viveria essencialmente para a poesia - sim, também para a prosa, mas menos - e que espantaria os vindouros com a pulverização da sua personalidade em múltiplas, cada uma delas adoptando um heterónimo e diferente estilo literário do ortónimo.

Rui Pimentel - cartunista, caricaturista e autor de BD, além de arquitecto - colaborou, nas duas primeiras facetas mencionadas, no semanário O Jornal e no Jornal Ilustrado, em seguida na revista Visão, perfazendo nestas duas publicações cerca de vinte anos, assinando simplesmente Rui.

As Edições O Jornal fizeram em 1989 uma recolha em livro, intitulado Desenhos de Escárnio e Mal-Dizer, totalmente dedicado a caricaturas da autoria de Rui, de onde retirei (com a anuência do meu amigo autor) a notável composição caricatural dedicada a Fernando Pessoa, que vai mencionando alguns dos seus heterónimos, designadamente Horace James Faber, Álvaro de Campos, Thomas Crosse, Barão de Teive, Abílio Quaresma, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, João Craveiro, Jean-Seul de Méluret, Bernardo Soares, Alexander Search, Raphael Baldaya, Vicente Guedes, António Mora...
--------------------------------------------
A ilustrar o poste estão, de cima para baixo, as imagens:
1 - A composição da autoria de Rui
2 - Retrato de Fernando Pessoa
3 - Largo de S. Carlos, vendo-se à esquerda, parcialmente, o prédio onde nasceu Fernando Pessoa
---------------------------------------------
Em baixo ficam visíveis os nomes dos desenhadores (autores de BD. ilustradores e 
cartunistas/caricaturistas) com imagens dedicadas ao poeta em postagens anteriores

(XIII) Jun.20 - Autor: Luís Manuel Gaspar
(XII) Maio 08 - Autor: Rui Pimentel
(XI) Abr. 22 - Autor: Mariana Capela
2009 - Daqui para cima

(X) Nov. 27 - Autores: [Luís] Alvoeiro e C. Martins
(IX) Novembro 22 - Autor: Jorge Colombo
(VIII) Agosto 08 - Autores: Miguel Moreira e Catarina Verdier
(VII) Julho 27 - Autor: Derradé
(VI) Julho 20 - Autores: Nuno Frias, Ricardo Reis, João Vasco Leal, Cristiano Baptista, André Oliveira
(V) Julho 12 - Autora: Ana Filomena Pacheco
(IV) Julho 6 - Autor: Laerte
(III) Junho 22 - Autor: João Chambel
(II) " 18 - Autor: Rafa Infantes
(I) " 13 - Autor: José Abrantes
2008 - Daqui para cima
---------------------------------------------------
Para ver de imediato todas as postagens anteriores basta clicar na etiqueta Fernando Pessoa na Banda Desenhada indicada no rodapé

10 comentários:

ruialme disse...

"colaborou na revista Visão durante cerca de vinte anos" - deve haver lapso, pois a revista Visão foi lançada a 25 de Março de 1993, portanto há apenas 17 anos.

TheArtistFormerlyKnownAs disse...

Trata-se de uma importante (e histórica) revista de BD portuguesa, e não da revista que ainda hoje se encontra nas bancas.

Alvaro disse...

Não. A revista Visão em que Rui Pimentel colaborou foi mesmo a ainda existente revista infomativa. Mas não foi durante 20 anos. Muito menos teria sido na revista de BD Visão dos anos 70 que durou muito menos tempo.

Geraldes Lino disse...

Caro Rui Almeida
Agradeço a correcção, e até já alterei o texto.
A afirmação que fiz baseou-se numa conversa com o Rui, na altura em que cessou de colaborar com a Visão.
Tentei falar com ele para esclarecer o assunto, mas a esposa disse-me que o Rui Pimentel está em serviço (de arquitectura) nos Açores, e não levou o telemóvel(aparelho que o meu amigo não aprecia muito).
O que a esposa do Rui me disse foi que ele trabalhou para a mesma entidade, tanto no semanário O Jornal como na revista Visão, e terá sido por isso que ele me falou numa colaboração que durou cerca de vinte anos.
Mais uma vez, grato pela rectificação.

Geraldes Lino disse...

Caro (desconhecido para mim) Asphodel
Tal como o meu amigo Álvaro já esclareceu, a Visão onde o Rui colaborou não foi na de BD (que só existiu entre Abril de 1975 e Maio de 1976), mas sim na homónima que ainda se publica na área da informação e da política.
Aliás, se quiser fazer uma visita à tal Visão (de BD), bastar-lhe-á ir à coluna "Categorias" na "home page" do meu blogue, e clicar na alínea "Visão". Tenho lá entrevistas com uns tantos autores de BD que colaboraram nessa Visão a que se refere, e que foi de facto uma revista marcante no panorama da Banda Desenhada portuguesa.
Quanto ao ´meu texto, já o corrigi, e expliquei o motivo do erro ao caro visitante (também desconhecido para mim) Rui Almeida.
Saudações bedéfilas.
GL

Geraldes Lino disse...

Álvaro
Agradeço a tua ajuda, e a atenção que dedicas ao meu blogue.
Abraço.
GL

TheArtistFormerlyKnownAs disse...

Que grande confusão com revistas homónimas. Acabei por pensar que tinha colaborado na revista de BD.

Abraço

Ricardo Correia

carlitos disse...

Em 1989 saiu o livro que trás essa imagem de 1988. Os 20 anos são contar com essa colaboração pois a actual Visão é mesmo uma continuação de O Jornal.

.I. disse...

O Pessoa é um dos mortos-vivos dos portugueses. E agora há também o Saramago (Camões quem?... ah, pois, a memória não recua assim tanto).

adt disse...

http://www.antoniojorgegoncalves.com/archives/2143

AJG em pessoa