segunda-feira, julho 05, 2010

Carlos Pedro - Síntese biográfica do Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXV - 312º Encontro








Como de costume há vinte e cinco anos, a Tertúlia BD de Lisboa realiza-se sempre na primeira 3ª feira de cada mês, e, inalteravelmente, no Parque Mayer.
A fim de preencher o momento de tertúlia propriamente dito, haverá um autor de BD que se auto-apresentará, suscitando no fim perguntas e comentários dos presentes.
Como se chama o autor? Carlos Pedro. Ele próprio escreverá uma autobiografia completa, numa folha A4 (às vezes há autores que a fazem em banda desenhada), que eu mesmo distribuo por todos os presentes.
Entretanto, aqui fica uma síntese biográfica:

CONVIDADO ESPECIAL
CARLOS PEDRO

Carlos Alexandre Alturas Pedro, Lisboa, 13 de Agosto de 1986.
Com o 12º ano concluído na Escola Secundária de Camões, ingressa em 2005 no Instituo Superior Técnico, no Mestrdo de Arquitectura. E, no que concerne à Banda Desenhada, frequentou durante seis meses e concluiu, em 2001, o Curso de BD do CITEN - Centro de Imagem e Técnicas Narrativas do Centro de Arte Moderna (CAM) da Fundação Gulbenkian.
Em 2006 é publicada a sua primeira banda desenhada, a preto e branco, com o título Um Dia Como Outro Qualquer, na revista Super Pig (nº1- Out. 06). Foi um trabalho a duo com Mário Freitas, que escreveu o argumento e fez a arte-final, sendo ele o autor do desenho inicial a lápis, o mesmo acontecendo na Super Pig nºs 2 e 4 (Maio 07 e Jul. 08, respectivamente), na bd Homem de Ontem.
Ainda em 2007 tinha colaborado na bd Rivais (pranchas 3 e 4) sob argumento de Mário Freitas, e diálogos de Fernando Dordio, na revista C.A.O.S.
Em Junho de 2008 foi editado o nº 4 da Super Pig, para a qual fez o desenho a lápis da capa e da bd Refundação (15 pranchas), sendo o argumento e arte-finalização de Mário Freitas, e a colorização de Gisela Martins e Sara Ferreira.
Em 2009 participou no fanzine Efeméride #4, dedicado ao tema Tintim no Século XXI, com o episódio Tintim e o Comic Sans Serif, sob argumento de Mário Freitas e cores de Gisela Martins.
Para este encontro da Tertúlia BD de Lisboa está editado o Tertúlia BDzine (nº153-6 Julho 10) onde se publica a bd Os 4 Fs, com desenho a lápis e argumento de sua autoria, sendo o guião e a legendagem da responsabilidade de Mário Freitas.
Carlos Pedro encontra-se presentemente a executar uma bd curta, de três páginas, intitulada The Bunker, em colaboração com Kevin Church, autor de webcomics como The Rack
www.agreeablecomics.com/loneliestastronauts/
GL
---------------------------------------------
As imagens que ilustram o "post", extraídas da bd Refundação, publicada na revista Super Pig #4, foram todas desenhadas inicialmente a lápis por Carlos Pedro, a arte-final foi feita por Mário Freitas, e a colorização foi realizada pelo duo Gisela Martins e Sara Ferreira.
---------------------------------------------
Este é o 312º Encontro, estamos no 25º Ano de existência da Tertúlia BD de Lisboa. Quem estiver interessado em ver/ler postagens anteriores acerca desta associação informal, terá de clicar na etiqueta homónima existente em rodapé, aqui mesmo sob o presente texto.

Sem comentários: