quinta-feira, maio 26, 2011

Festivais, Salões BD e afins - (Beja) 7º Festival de Banda Desenhada





Todas as artes têm os seus admiradores, e a banda desenhada não é excepção. Mas entusiasmo transbordante, cumplicidades, sentimentos de partilha, é à volta da BD que se sente tudo isso de forma intensa e espontânea.

Como se vai provar, mais uma vez, em Beja, no ambiente habitualmente entusiástico da inauguração do seu Festival Internacional de Banda Desenhada, já na sétima edição.

Com início a 28 de Maio, sábado, a partir das 15h00, lá estarão aficionados de todo o país, a cirandar pelos vários pólos exposicionais: Casa da Cultura (Bedeteca), Biblioteca Municipal de Beja-José Saramago, Museu Jorge Vieira-Casa das Artes, e Museu Regional de Beja.

Claro que quem não puder lá estar neste primeiro fim-de-semana, não beneficiará da atmosfera festiva que caracteriza qualquer inauguração. Perderá, obviamente, os lançamentos de novas publicações, as sessões de autógrafos, mas... terá outra calma para ver as exposições, restar-lhes-á essa consolação... Até 12 de Junho, estará lá tudo, com entrada livre em todos os espaços.

Em tempo: o estupendo cartaz do festival, que se pode ver no topo deste poste, é da autoria de Susa Monteiro.

LANÇAMENTOS

Vários e a suscitar o interesse dos coleccionadores compulsivos:

1. Splaft! - Onomatopeia que titula o festivaleiro catálogo, imperdível - por bem organizado, sempre com elementos biográficos sobre as personalidades BD presentes no evento (este lançamento terá lugar logo na sessão de abertura, aquando das habituais boas-vindas ditas pelo presidente da autarquia local );

2. Zona Gráfica 2 - Uma publicação que será apresentada por dois dos responsáveis da novel Associação Tentáculo - Fil (Luís Filipe Lopes) e André Oliveira (às 15h45, na Bedeteca, 1º andar da Casa da Cultura, ala esquerda);

3. Banzai - Uma publicação dedicada à BD tipo mangá, com apresentação de Ricardo Andrade, representante da NCreatures (também às 15h45, mas na Biblioteca Municipal de Beja-José Saramago, na cafetaria do 1º andar, uma das várias sobreposições que haverá no festival, que causarão correrias e arrelias, rima e é verdade, garanto);

4. Mundos em Segunda Mão, de Alexander Zograf (com a presença do autor e de Marcos Farrajota, responsável da editora MMMNNNRRRG), às 16h30;

5. BDJornal (nº27) e Li Moonface, livro de Fernando Relvas, ambas as edições da chancela Pedranocharco, com a presença do seu responsável editorial, Machado-Dias, e do autor Fernando Relvas, às 17h00.

DOIS DEDOS DE CONVERSA

Quem diz dois, pode dizer vinte, não dedos, mas minutos de conversa.

Porque os conversadores são autores que interessam à maioria dos bedéfilos - Loustal, Relvas, Milazzo, Mesquita -, e os que lhes vão puxar pela língua sabem do ofício.

Loustal, Jacques de Loustal, falará com João Miguel Lameiras, às 16h00 (Bedeteca, 1º andar, ala esquerda);

Relvas, Fernando Relvas, falará com Jorge Machado-Dias, às 17h00 (Bedeteca, 1º andar, ala esquerda);

Milazzo, Ivo Milazzo, falará com Pedro Mota, às 17h30 (Bedeteca, 1º andar, ala esquerda);

Mesquita, Victor Mesquita, outra vez Pedro Mota será o entrevistador, mas às 21h45, agora no Teatro Municipal Pax Julia (na cafetaria, 1º andar).

Depois há aquelas desagradáveis sobreposições, que nos fazem olhar para o relógio e ter de decidir e optar.

Como primeiro exemplo: ainda Loustal estará a responder às perguntas do Lameiras - e, eventualmente, de algum assistente mais curioso -, e já estará a começar (às 16h30) uma visita guiada à exposição de Milazzo patente na cafetaria (r/c, ala direita) com os guias Pedro Mota e José Carlos Francisco (também conhecido por "Tex", dada a sua admiração pelo cowboy da camisa amarela, que Milazzo também já fez, daí a participação do Zeca como guia).

Segundo exemplo: entre as 15h45 e as 17h00, terá o povo bedéfilo que decidir se fica a assistir ao lançamento das publicações Zona Gráfica, Mundos em Segunda Mão, BDJornal e Li Moonface, ou se irá espreitar o Portfolio Review (Sala de Ateliês, 1º andar, ala direita), de Liam Sharp, desenhador ligado à tarefa de trabalhar para uns tais Batman, Hulk (o de papel), Spawn, Spider Man, entre outros...

Eu, por mim, veterano de tantos festivais, lá fora e cá dentro, ainda não consegui o dom da ubiquidade...

AUTÓGRAFOS

As sessões serão efectuadas no Mercado do Livro Exterior (o mercado, não o livro :-). Quando?

Das 18h00 às 19h00

Quem estará a dar autógrafos?

Todos. Isto é (por ordem alfabética):

Aleksandar Zograf
Andrea Bruno
Bernardo Carvalho
Carlos Rico
Fernando Relvas
Filipe Andrade
Inês Freitas
Ivo Milazzo
João Lemos
João Mascarenhas
Liam Sharp
Loustal
Nuno Plati
Pablo Auladell
Ricardo Cabral
Ricardo Tércio
Rui Lacas
Victor Mesquita

e, se calhar, ainda outros autores, logo se verá...

DOMINGO

BD é arte e cultura, e quem gosta destas facetas da actividade humana também aprecia conhecer uma cidade, em especial as suas raízes.

Daí que, às 11h00 haja uma visita guiada ao centro histórico de Beja, com Florival Baiôa Monteiro, sendo o encontro no Largo do Museu Regional.

CASA DA CULTURA

(Bedeteca, 1º andar, ala esquerda)

Apresentação de novas publicações:

14h45 - Obscurum Nocturnus - por Diogo Carvalho
15h00 - Futuro Primitivo - por Marcos Farrajota, João Chambel e Júcifer
15h15 - Voyager (nº1) - por Rui Ramos, Diogo Carvalho e Salvador Pombo

DOIS DEDOS DE CONVERSA

Esta rubrica também terá edição dominical, desta vez com:

Liam Sharp, à conversa com Tiago Sério (às 15h30)
Carlos Rico com a jornalista Ana de Freitas (17h00)
João Mascarenhas fala com Marc Parchov Figueiredo (17h30)
Aleksandar Zograf e Andrea Bruno com Marcos Farrajota (das 16h00 às 17h00, na cafetaria r/c, ala direita

FANZINES

Funzip (nº6)
Kzine II

Apresentação destes dois fanzines por Ana Saúde e Paulo Marques, membros do Grupo Entropia (Associação Informal) - às 16h00

DOG MENDONÇA - Apresentação da história para a Dark Horse Presents, por Filipe Melo (às 16h15)

"Quarteto Fantástico" (Filipe Andrade, João Lemos, Nuno "Plati" e Ricardo Tércio) à Conquista da América (às 16h30)

ESTE É APENAS O PROGRAMA DO FIM DE SEMANA DE 28 E 29 MAIO
------------------------------------------------------
Os interessados em ver notícias de festivais anteriores poderão fazê-lo, com um simples clic no item Etiquetas: Festivais de Banda Desenhada e Prémios respectivos visível no rodapé deste "post"

Sem comentários: