quinta-feira, junho 16, 2011

Conferências sobre BD

Com antecedência apropriada, numa demonstração de pragmatismo e rigor não muito comuns entre nós, começaram a ser anunciadas as 1ªs. Conferências de Banda Desenhada- CBD2011, que se irão realizar nos dias 22 e 23 de Setembro de 2011, no IFP - Institut Français du Portugal, em Lisboa (também denominado Instituto França em Portugal, em substituição da antiga denominação Instituto Franco-Português).

Trata-se de mais uma iniciativa do crítico e investigador de banda desenhada, também bloguista sobre o mesmo tema (blogue LerBD*), Pedro Vieira de Moura, que já tem a seu crédito dois momentos relevantes: o primeiro data de 29 de Julho a 6 de Agosto de 2007, no qual foi co-responsável, com o realizador Paulo Seabra, do programa televisivo VerBD - dividido em cinco partes de 25 minutos cada-, em que, pela primeira vez, a televisão portuguesa transmitiu pelo seu canal RTP2 um extenso trabalho dedicado à banda desenhada lusa; o segundo, em data recente - 2011, 10 de Janeiro a 7 de Março - comissariou a exposição de BD portuguesa Tinta nos Nervos, instalada no Museu da Colecção Berardo - Centro Cultural de Belém.

Estamos agora perante a preparação, por Pedro Moura, de novo evento, igualmente prestigiante. Estas anunciadas conferências, a serem obviamente protagonizadas por estudiosos, historiadores e críticos portugueses, essencialmente debruçados sobre a nossa realidade - actual ou pretérita - irão decerto consubstanciar um abrangente fórum onde se debaterão pontos de vista e em que haverá troca de perspectivas sobre a BD e áreas afins: ilustração, caricatura, cartune editorial.

A intenção primordial destas conferências (também apresentadas no texto de divulgação como 1ªs Conferências de Banda Desenhada em Portugal - CBDPT), é a de "aproximar os vários investigadores portugueses de forma a criar uma massa crítica sobre banda desenhada em Portugal".

Para tal desiderato, o organizador convida todos os que desejem apresentar uma comunicação, a inscreverem-se. Não há quaisquer restrições de tipo académico, e os temas são totalmente livres, embora seja recomendável que incidam na produção portuguesa e de expressão portuguesa.

Todas as propostas serão lidas por uma Comissão de Apreciação, constituída pelos seguintes elementos:
Professora Doutora Maria Cristina Álvares, investigadora de Literatura Francesa;
Dr. João Paiva Boléo, investigador da história da banda desenhada portuguesa, editor e comissário de vários eventos em Portugal relacionados com a BD;
Pintor Fernando Brito, artista plástico e autor de banda desenhada;
Mestre Sara Figueiredo Costa, crítica literária e de banda desenhada, investigadora de BD e Ilustração;
Mestre Alexandra Dias, doutoranda em Literaturas e Culturas Românicas, com tese de mestrado sobre a transposição intersemiótica em banda desenhada;
Mestre Pedro Vieira de Moura, candidato a doutoramento em Literatura Comparada, crítico, professor e investigador de banda desenhada, organizador de vários eventos em torno dessa arte.

Regras de participação

1. As propostas devem ser apresentadas num documento Word (extensão doc ou equivalentes), de uma página, com um breve resumo do tema e/ou investigação aapresentar (num máximo de 1000 palavras), assim como da bibliografia, quer primária quer secundária.

2. Todas as propostas deverão ser enviadas até 1 de Julho de 2011 para o seguinte endereço electrónico:
bd+@+wakeup.com.pt
O processo de selecção será feito no espaço de duas semanas.
Os trabalhos seleccionados serão divulgados, no dia 29 de Julho, no blogue http://www.blog.wakeup.com.pt/
Mais informações: arianefeijo@wakeup.com.pt

3. Após o processo de apreciação e publicitação dos resultados (com aviso aos participantes), as comunicaçõesaprovadas deverão ser enviadas numa versão completa e publicável (para publicação das Actas) até 1 de Setembro de 2011.
Atenção:
A não entrega destes textos poderá implicar a eliminação do painel de apresentações públicas.

4. Todas as comunicações devem ser elaboradas num quadro de apresentação pública de 15 a 20 minutos, não sendo necessário que a apresentação se cinja à leitura da comunicação escrita.
As versões escritas podem conter anexos textuais e/ou de imagem adicionais à apresentação pública, devendo os participantes comunicar à organização quaisquer necessidades técnicas especiais com antecedência (contemplar-se-á equipamento para projecção de imagens, PowerPoints, DVDs, ficheiros sonoros, entre outros).

5. As sessões de apresentação e discussão públicas terão lugar durante as CBD2011, no Instituto França em Portugal, nos dias 22 e 23 de Setembro. Outros pormenores da sua organização serão divulgados atempadamente.

6. Após as sessões de apresentação e discussão públicas, os autores terão até dia 28 de Outubro de 2011 para proceder a quaisquer alterações que desejem nas suas versões a publicar no livro de actas (caso contrário, será publicada a versão entregue anteriormente).

7. Prevê-se a edição de todas as comunicações nas actas da CBDP (ou CBDPT) até início de 2012 (pormenores em relação a esta edição serão divulgados em devido tempo).

(*)LerBD - http://www.lerbd.blogspot.com/
-------------------------------------------------------

Nota: A ilustrar este "post" está uma imagem do episódio "Trabântia. As Fundações da Sociedade Perfeita", pertencente à obra "A Metrópole Feérica - Terra Incógnita - Vol.I" da autoria de Luís Henriques (desenho) e José Carlos Fernandes (argumento)

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Sem qualquer intenção de minimizar a presente iniciativa, apenas como mero registo histórico, foco aqui o facto de ter havido uma iniciativa similar, em Julho de 1997, organizada pelo Clube Português de Banda Desenhada - CPBD, coordenada por mim e Luís Salvado, realizada nas antigas instalações da RTP, na Av.5 de Outubro, a que demos o nome de Congresso de Banda Desenhada. 
Nele participaram, através de palestras, personalidades apreciadoras de BD, mas ligadas a diversas outras actividades, com a única excepção, a de um autor de banda desenhada. Os nomes dos intervenientes: José Garcês, Rui Zink, António Marques Bessa (no primeiro dia, sábado); Nuno Artur Silva, Artur Varatojo e Jaime Nogueira Pinto (no segundo dia, e último, um domingo).  


---------------------------------------------------------------------------------------------

Sem comentários: