terça-feira, agosto 23, 2011

Exposições BD avulsas (VIII) - Tintim em Odivelas

Há uma excelente exposição de BD em Odivelas, dedicada à inseparável dupla Hergé/Tintin.

Compõe-se de treze painéis, numa bem concebida panóplia, que abrange diversificados temas facilmente visualizáveis pelos títulos:

1) Hergé o pai de Tintim
2) Coração de escuteiro
3) Companheiros de aventuras
4) A Ficção e a Realidade
5) Atenção ao pormenor
6) O Castelo de Moulinsart
7) Politicamente (In)Correcto
8) Tintim Repórter no Mundo
9) O Futuro antecipado
10) Tintim em Portugal
11) Tintim em versão portuguesa
12) Portugueses no mundo
13) O amigo português de Tintim

Graças ao meu amigo Miguel Sousa Ferreira - funcionário superior do equipamento cultural (pertencente à C.M. de Odivelas) organizador do evento - que encontrei lá por mero acaso, e graças também à pen que me forneceu com as imagens completas dos painéis, é-me possível mostrar a exposição quase no seu todo.

Exceptuam-se os expositores horizontais, onde estão visionáveis álbuns de variadas proveniências, bem como diversos objectos (figurinhas, t-shirts, relógios) e exemplares de revistas portuguesas, O Papagaio, Zorro, Cavaleiro Andante, Tintin (só faltando O Foguetão), onde foram publicadas as aventuras do célebre repórter e também jornalista de investigação avant la lettre.

Os treze painéis da exposição, para além da reprodução de um número considerável de pranchas dos vinte e três álbuns publicados, incluem textos demonstrativos de um profundo conhecimento do conjunto da obra.

O título da exposição é: Tintim e(m) Portugal, inaugurou-se a 13 de Julho (só agora tive conhecimento dela, hélas!), terminará a 4 de Setembro (ainda dá tempo para a ir visitar), foi concebida e montada por Orlando Diniz (ele próprio autor de BD, editei uma bd dele no meu fanzine Tertúlia BDzine), que escreveu também os textos que acompanham as imagens.
Os objectos e álbuns que se podem ver nos expositores horizontais são propriedade de Anabela Pires, Catarina Ferreira e Miguel Sousa Ferreira, colaboradores do evento.

A visitar rapidamente no

CENTRO DE EXPOSIÇÕES
Rua Fernão Lopes - Quinta da Memória (junto aos Paços do Concelho) Odivelas
Horário: de 3ª a Domingo, e feriados, das 10h às 23h

Entrada livre
................................................................................................

Aviso aos visitantes menos experientes: Para ampliar convenientemente os painéis, e poder ler os textos (vale a pena!), deverão clicar duas vezes sobre a imagem: uma para a primeira ampliação, a seguinte (já com o cursor em forma de lente) para ampliar ao máximo.

Peço desculpa de estar a maçar a quem esteja farto de saber isto
..................................................................................................

Para ver as anteriores postagens referentes a este tema, bastará clicar no item Exposições BD avulsas visível no rodapé

1 comentário:

João Figueiredo disse...

Só é pena o Miguel estar sozinho (no seio da estrutura camarária) nesta tarefa árdua que é pôr o município de Odivelas (onde nasci, moro e sou eleito/eleitor) na rota da BD. Porque fora da Câmara, como tu (Geraldes Lino) muito bem sabes, há quem tente fazer mais pela BD. Repara que eu, enquanto membro da Assembleia Municipal, não fui informado de nada. E costuma ser prática. Enfim. Obrigado pela informação.