segunda-feira, dezembro 05, 2011

Tertúlia BD de Lisboa - 329º Encontro - Dezembro 2011


Mantendo o esquema habitual desde há vinte e seis anos, a Tertúlia BD de Lisboa, para além do jantar e do sorteio interactivo de peças de banda desenhada, terá um Convidado Especial, o autor de BD, ilustrador e designer GEvan.

Para os visitantes deste blogue, em geral, e para os participantes mais assíduos da TBDL em particular, aqui fica uma síntese biobibliográfica desse novo autor que se dará a conhecer melhor, através da sua auto-apresentação, no dia 6 deste mês de Dezembro.
-------------------------------------------------
GEvan

Biobibliografia

Gabriel Santos Evangelista, aka GEvan, nasceu no Canadá, em Winnipeg, a 25 de Janeiro de 1981. Veio para Portugal em Dezembro de 1986.

A sua formação artística iniciou-se em 1999, na então chamada Escola Superior de Tecnologias, Gestão, Arte e Design, nas Caldas da Rainha (que posteriormente adoptaria o nome de Escola Superior de Arte e Design - ESAD), onde se licenciou em Design, opção Design Industrial, em 2004.

Participou em diversas actividades criativas nas áreas de artesanato, design, animação, escultura e performances. Foi nessa fase que surgiu o gosto pela Ilustração e Banda Desenhada, o que o levou a criar o fanzine Cag-anita, do qual sairam seis números, tendo nele participado como editautor.

No que concerne à BD, GEvan participou em concursos, tendo obtido uma Menção Honrosa no do Festival Internacional de BD de Moura, um 2º prémio no do "Jovens talentos" organizado em Pinhal Novo. Neste evento contactou com o grupo de BD "Nono Império", com quem colaborou na revista Sketchbook, com a bd "Kitty Fé".

A fazer ilustração, banda desenhada e design, colaborou na revista Super Pig (nºs 2, 3 e 4), publicada pela livraria e também editora Kingpin Comics, ambas rebaptizadas posteriormente com o título de Kingpin Books), e, recentemente, na edição tipo TPB, na bd colectiva "Super Pig Live Hate".

Em 2008 foi-lhe publicada no jornal Mundo Universitário a bd, de prancha única e a cores, "Negócios à Parte".

Como ilustrador e/ou designer, colaborou nas revistas Sábado, Super Pig, C.A.O.S., na Celacanto, no blogue "Puntche" (de sua co-autoria) e, recentemente, no fanzine BDLP (#1),para o qual desenhou capa e contracapa.

Tem participado em exposições colectivas de BD: no Festival Internacional de BD da Amadora-FIBDA, em 2005, com a bd "Anjo Ben"; no Moura BD, em 2006, também em Pinhal Novo, com a bd "Kitty Fé" e no mesmo ano no FIBDA, com a bd "+351"; em 2007, outra vez no FIBDA, na mostra "Autores Portugueses", com pranchas incluídas na revista Super Pig (nº3); e em 2011, ainda no FIBDA, com uma prancha reproduzida no álbum "Super Pig Live Hate".

Para mais informações sobre GEvan, consultar http://gevan.viewbook.com/

As imagens que ilustram o presente "post" são pranchas de BD da autoria de GEvan
------------------------------------------------

Lista de presenças neste encontro bedéfilo, elaborada "a posteriori"

1. Adelina Menaia
2. Afonso
3. Álvaro
4. Ana Saúde
5. Ana Vidazinha
6. André Conceição
7. António Isidro
8. Bruno Ma
9. Clara Queiroz
10. Cristina Amaral
11. Falcato
12. Felipe Teixeira "Texugo"
13. GEvan
14. Geraldes Lino
15. Helder Jotta
16. Hugo Teixeira
17. J. Mascarenhas
18. Joana
19. João Amaral
20. João Figueiredo
21. João Sequeira "JAS"
22. Machado-Dias
23. M.A.L.S.
24. Manuel Valente
25. Mário Freitas
26. Milhano
27. Moreno
28. Nuno Duarte
29. Nuno Duarte "Outro Nuno"
30. Nuno Folhadela
31. Nuno Neves"Verbal"
32. Olivier Poubaix
33. Paulo Marques
34. Pedro Bouça
35. Pedro Paixão
36. Petra
37. Potier, Pedro
38. Rechena
39. Rúben Branco
40 Rui Domingues
41. Rui Rafael
42. Sá-Chaves
43. Sara Carvalhal
44. Simões dos Santos
45. Tiago Baginha
46. Vítor Hugo Nascimento
----------------------------------------------------------------

Os interessados em ver quem foram os Convidados Especiais e/ou os Homenageados poderão facilmente fazê-lo, bastando-lhes, para isso, clicarem no item Etiquetas: Tertúlia BD de Lisboa, visível no rodapé

Sem comentários: