quinta-feira, março 01, 2012

BD portuguesa em jornais (CXXXIII)


"No Japão, quando um empresário ou alto funcionário descobre que a sua má gestão leva ao desastre da sua empresa e à consequente ameaça de postos de trabalho, em vez de culpar os seus trabalhadores, comete seppuku. Neste mundo, a perda de dignidade na sociedade conduz ao suicídio."

Legenda do cartucho inserido na segunda das duas vinhetas geminadas - assim baptizo eu este formato -, uma solução gráfica usada sistematicamente por Nuno Saraiva em todas as 268 bandas desenhadas (a duas pranchas cada) com que preencheu a rubrica "Na Terra Como no Céu" entre 16 Set. 2006 e 27 Jan.2012.

A colaboração de Nuno Saraiva com o semanário Sol, através das bedês reproduzidas na revista/suplemento Tabu, terminou abruptamente, com a banda desenhada "Seppuku", cujas pranchas ilustram o topo do presente "post" onde, a certa altura da sequência (1ª vinheta da 2ª página), se lê o que diz o autor/comentador: "No nosso mundo o patrão não tem culpas e não sente que falhou. Cria um sistema de gestão baseado no stress e na ameaça".

No que concerne ao despedimento do empregado "free lancer" Nuno Saraiva: razões orçamentais foi o motivo com que o justificou o patrão do Sol (seja quem for que lhe transmitiu a ordem, ele representava o [invisível?] patrão).

Assim se eclipsou a única banda desenhada com consistência e nível gráfico em publicação semanal num jornal nacional de grande tiragem.
--------------------------------------------------------------
Os visitantes habituais da blogosfera sabem como fazer para os textos das bandas desenhadas ficarem bem legíveis. Mas para quem tem pouca prática, aqui fica uma ajuda: um clique inicial sobre a imagem faz a primeira ampliação; a seguir o cursor toma o aspecto de uma lente, e volta-se a clicar. O texto fica então suficientemente legível.
--------------------------------------------------------------

("Post" 7 de 7)

Conjunto de 7 postagens, uma por dia, abarcando vários temas, em bandas desenhadas afixadas diariamente, cujo intuito é o de homenagear Nuno Saraiva e a sua notável série de banda desenhada "Na Terra Como no Céu", iniciada a 16 de Setembro de 2006, e que se finou no dia 27 de Janeiro de 2012, após gloriosos cinco anos e meses de publicação contínua no jornal Sol, na sua revista/suplemento Tabu.

Maldita crise! Lastimável critério (?) editorial!
-----------------------------------------------------------

Vale a pena visitar o blogue do Nuno Saraiva onde ele tem excertos das 536 bandas desenhadas que compõem a série "Na Terra Como no Céu" (depois de lá chegarem, cliquem na rubrica "Mosaico", na barra das etiquetas situada no topo). Um autêntico esplendor!
http://naterracomonoceu.blogspot.com

----------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens poderão fazê-lo clicando no item Banda Desenhada portuguesa nos jornais, incluído em rodapé        
   

2 comentários:

NUNO SARAIVA disse...

amigo Lino!
agradeço do fundo do coração toda este teu apoio. Vindo de ti, Lino, é quase paternal, pois considero-te a catapulta - tinha que ser uma palavra destas, catapulta - da minha aventura nestas lides.
Agora, devo fazer aqui uma ressalva: não saí do semanário Sol, parece que eles gostam mesmo de mim. É verdade que todos os colaboradores foram alvo de cortes orçamentais, mas direcção que hoje, na nossa impressa, ainda não o fez que atire o primeiro cheque. É verdade também que não retomarei tão cedo as duas páginas a que fui habituando uma multidão de fãs por essa mesma razão. No entretanto, estou a trabalhar num projecto secreto, ao Sol. E assim que que revelado regressarei à bd de sátira política, nua, no mesmo tom, no mesmo gume.

Há aquela frase do padre António Vieira ""Para nascer, Portugal; para morrer, o mundo."
e só porque foi um jesuíta a dizer isto, prefiro mesmo não emigrar.

Grande abraço, tens que conhecer a minha Violeta
Nuno Saraiva

RuiR disse...

Parabéns aos dois intervenientes, ao Nuno pelo seu excelente trabalho e ao G.Lino pela oportuna divulgação.
Abraço