quarta-feira, maio 16, 2012

Concursos de BD

As associações culturais, por definição, têm por objectivo cultivar e difundir as artes e as letras. E se há uma manifestação artística que reúna ambas as componentes, essa é a banda desenhada.

Daí que a Alagamares - Associação Cultural (*) tenha decidido arrancar com a iniciativa de atribuir um Prémio de Banda Desenhada, através de concurso cuja finalidade principal será galardoar obra original e inédita, de temática livre, realizada por um qualquer autor eventualmente iniciante, com o mínimo de 16 anos.
Claro que também poderão concorrer autores já de maior traquejo, visto que este concurso não impõe limite máximo de idade!

Todavia, para não haver lacunas na informação, abaixo publico o regulamento, integralmente copiado do e-mail que me foi enviado pelo meu amigo Fernando Wintermantel, cuja amabilidade agradeço.

PRÉMIO BANDA DESENHADA DA ALAGAMARES
REGULAMENTO

Instituição e finalidade
1.O presente Regulamento define as normas que regem a primeira edição do concurso Prémio de Banda Desenhada da Alagamares instituído pela Alagamares-Associação Cultural.
2.O Prémio é concedido no ano de 2012 e até ao mês de Outubro e destina-se a galardoar um trabalho original de banda desenhada, visando estimular a criação nesta área e o aparecimento de novos autores.

2
Natureza do Prémio
1.Ao autor da obra premiada é atribuído um prémio de 100 euros, e placa respectiva, a ser entregue em cerimónia pública no ano de 2012.
2.A atribuição do Prémio englobará a divulgação do trabalho premiado na forma que se mostre mais adequada, bem como uma exposição de todos os trabalhos, promovida pela Alagamares-Associação Cultural em colaboração com entidade parceira ou por si própria.

3
Júri do Concurso
1.Para efeito da atribuição do Prémio de Banda Desenhada da Alagamares é constituído um júri composto por três elementos, um presidente e duas individualidades indicados pela associação.
2. Não poderão fazer parte do júri quaisquer intervenientes, directos ou indirectos nas obras a concurso.
3.Aquando da reunião de apuramento do vencedor do prémio, deve o júri designar um representante, de entre os seus elementos, que procede à elaboração de um texto apreciativo da obra seleccionada para ser lido publicamente na sessão da entrega do prémio.
4. As deliberações do júri são tomadas por maioria, excluindo-se a possibilidade de abstenção.
5.Compete à Alagamares-Associação Cultural coordenar o Prémio  e prestar, com eventual colaboração de terceiros, nas sessões que se vierem a realizar,  o apoio ao funcionamento do júri.

4
Concurso
1.O concurso para atribuição do Prémio é publicitado durante o mês de Maio de 2012 através da imprensa e da página Internet www.alagamares.net.
2. O tema é livre.
3. São admitidas exclusivamente obras inéditas escritas em português.
4. Idade mínima dos concorrentes 16 anos
5. A apresentação das obras a concurso obedece às seguintes condições:
a) serem apresentadas em formato A3;
b) ter o original um mínimo de 2 e máximo de 6 páginas;
c) serem as pranchas numeradas e assinadas no verso com o nome do autor;

5
Prazo de Candidatura
A data limite para apresentação dos originais é o dia 31 de Junho (*) de 2012, nos moldes à frente referidos
(*)A data limite foi alargada para 31 de Julho.

6
Candidatura
1.As obras concorrentes serão enviadas pelo correio registado e com aviso de recepção e em envelope fechado com indicação exterior “Prémio de Banda Desenhada da Alagamares” para Dharma Livraria- Praceta dos Lírios, nº4 loja, 2725-389 Mem Martins, Sintra, contando a data do respectivo registo postal.
2.Cada concorrente pode apresentar até um máximo de três trabalhos, desde que os envie separadamente.
3. A candidatura deverá mencionar nome, morada, contactos de telefone e e-mail e fotocópia de documento de identificação.

7
Apuramento e classificação
1.O júri disporá de sessenta dias para proceder à classificação.
2. Não há lugar a prémios ex-aequo, reservando-se o júri o direito de não atribuir o prémio se considerar que nenhuma obra o justifica.
3. Podem ser atribuídas até duas menções honrosas, às quais será atribuído um diploma assinado pelo presidente do júri.
4. Tomada a decisão, o júri elabora uma acta final com a classificação e a sua proposta para homologação da direcção da Alagamares-Associação Cultural que a deve tornar pública por via postal e na página Internet da associação nos quinze dias imediatos.
5. O autor a quem tenha sido atribuído o Prémio numa edição não poderá concorrer às duas imediatas que se venham a suceder.
6. Da classificação homologada não haverá recurso.

8
Publicação da obra
1.A atribuição do Prémio pressupõe a divulgação da obra, não havendo lugar ao pagamento de direitos autorais correspondentes à primeira edição, cuja tiragem é da responsabilidade de editora que a Alagamares-Associação Cultural indicar até ao ano subsequente à entrega do Prémio, devendo o lançamento ocorrer em sessão pública promovida pela associação e devendo constar na edição o logótipo da associação e a menção “Prémio de Banda Desenhada da Alagamares.” do ano 2012.

9.
Casos omissos
Os casos omissos e dúvidas de interpretação deste regulamento serão resolvidos pelo júri, de cuja decisão não há recurso.

10.
Pedidos de Informação
Os pedidos de informação são dirigidos a Alagamares- Associação Cultural, para o telefone 913059184 ou o correio electrónico info@alagamares.net
--
  Av. 25 de Abril, n.º 162
 2710-250 Galamares - Sintra
 Telefone 913059184
 Portal: www.alagamares.net
 E-mail:info@alagamares.net
----------------------------------------------------------------------------
(*) A ALAGAMARES é uma associação cultural sem fins lucrativos, sedeada em Galamares, na freguesia de S. Martinho, em área classificada de património mundial, fundada com o objectivo de promover o debate e a acção cultural nas áreas da história, património, artes e ambiente do concelho de Sintra. Fundada em Março de 2005, a ALAGAMARES-Associação Cultural é actualmente constituída por cerca de 280 associados

Sem comentários: