segunda-feira, fevereiro 18, 2013

Webcomics (VI) - The Mighty Enlil, por Pedro Cruz




Webcomics, mas também Online Comics, assim são classificadas as bandas desenhadas produzidas directamente para o universo virtual da World Wide Web. E estão de tal maneira disseminadas pela vastidão internética, que podem passar despercebidas durante largo espaço de tempo, até que, por mero acaso - ou porque travamos conhecimento com o autor, como aconteceu com este bloguer -  temos ocasião de apreciar a banda desenhada, que tem estado a ser realizada desde há algum tempo, em tiras ou pranchas, e que vai sendo mostrada em ritmo temporal variando normalmente entre semanal, quinzenal ou mensal, geralmente num dia certo da semana.

"The Mighty Enlil", por exemplo, tem mantido regularidade impecável. Iniciado em 16 de Junho de 2012, um sábado, este webcomic tem marcado presença sempre nesse dia da semana até à mais recente prancha publicada, a 36ª, em 16 de Fevereiro, ou seja, no início do fim de semana, como sempre.

O seu autor chama-se Pedro Cruz. Embora pouco conhecido no pequeno mundo português da BD, já tem este webcomic a ser publicado num site americano. A tal propósito, devo dizer que estranhei um pouco o facto de esta banda desenhada virtual estar a ser legendada em inglês, o que não é muito vulgar na blogosfera bedéfila portuguesa. Mas o facto de estar a ser publicada, em simultâneo, num site americano será justificação suficiente.

E de que trata a bd de Pedro Cruz?
Dou-lhe a palavra:
"Resumidamente, esta BD trata das aventuras e desventuras de Enlil, um antigo deus sumério que se vê misteriosamente transportado para o século XXI (precisamente!) através das maquinações do seu irmão Enki. 
Trata-se de uma sátira ao género dos super-heróis que, em princípio, deverá ter entre 48 a 64 pranchas quando concluída. 
Para além de ser publicada todos os Sábados no meu blogue, também tem sido publicada semanalmente no site norte-americano www.comicrelated.com todas as terças."

-----------------------------------------------------------------------------


De cima para baixo, as imagens do webcomic "The Mighty Enlil" que ilustram a presente postagem foram publicadas nas seguintes datas:

1) 16 Fev. 2013 (prancha nº 36)
2) 13 Out. 2012 (prancha nº 18)
3) 16 Jun, 2012 (prancha nº 1)

...................................................................................................
Pedro Cruz

Síntese biográfica

Pedro Miguel de Sousa Dias Oliveira Cruz nasceu em Lisboa, a 24 de Setembro de 1975.
É licenciado em Arquitectura e Mestre em ensino de Educação Visual e Tecnológica.
Como fica claro, Pedro Cruz tem duas valências profissionais, arquitecto e professor, e mais uma ao nível amador, até ver: a de autor de BD.
Nesta área tem colaborado regularmente com a editora norte-americana Airship 27, tendo já ilustrado os livros Jim Anthony Super Detective volume one , Jim Anthony Super Detective: The Hunters, Season of Madness e Dr. Watson's American Adventure
Actualmente, escreve e desenha a banda desenhada The Mighty Enlil, que pode ser lida semanalmente em www.pedro-cruz.blogspot.com ou no site norte-americano  www.comicrelated.com.  

 -------------------------------------------------------
Os visitantes interessados neste tema, iniciado em 28 Janeiro 2012, e que queiram ver os cinco "posts" anteriores, poderão fazê-lo clicando na etiqueta Webcomics visível em rodapé
 

2 comentários:

Pedro Cruz disse...

Viva, Geraldes Lino! Muito obrigado pela divulgação deste meu trabalho. Abraço, Pedro Cruz

Geraldes Lino disse...

Viva, Pedro Cruz

É merecido, não tem de agradecer.
Abraço.