quinta-feira, dezembro 12, 2013

Conferências Sobre BD



Carlos Pessoa é jornalista de formação e profissão, mas divulgador de banda desenhada por devoção. No jornal Público, onde trabalhou durante vinte e três anos, teve ocasião de concretizá-la através de numerosas críticas a obras de figuração narrativa e crónicas sobre eventos de BD, nacionais e estrangeiros. 

Está agora, desde final de Janeiro deste ano de crise de 2013, distanciado definitivamente do jornal, mas continua próximo da sua (nossa) paixão. Daí que o seu nome tenha sido anunciado, pela Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana, como conferencista do tema Heróis de Banda Desenhada - Memórias e Influências na Minha Vida.

Segundo um texto seu, Carlos Pessoa irá desenvolver os seguintes

Tópicos para uma apresentação/


Embora a banda desenhada não tenha sido a única e exclusiva área de trabalho como jornalista profissional, ela constituiu uma espécie de “passaporte” para começar a colaborar e/ou integrar a redacção das sucessivas publicações por onde passei.

Foi assim no semanário “Extra” em 1977-78 (onde iniciei a minha actividade profissional como jornalista), no “Diário de Lisboa” (primeiro como colaborador e depois como redactor, no período de 1979-1985), e como colaborador no “Jornal de Educação”, “Diário de Notícias”, “Expresso” e, finalmente, “Público”.

Os meus interesses foram-se diversificando com o passar dos anos, mas a verdade é que a banda desenhada permaneceu sempre como um “núcleo duro” de actividade, desenvolvida no sentido da notícia, da divulgação ou da crítica.

Apesar de a banda desenhada constituir, no quadro da política editorial da imprensa portuguesa generalista, uma área bastante marginal da cultura – para não dizer mesmo residual -, foi possível manter uma actividade relativamente constante de trabalho. O exemplo mais relevante foi a existência, durante a década de 1990, de um espaço semanal de critica e divulgação no jornal “Público” (suplemento cultural de Livros).

Ainda no âmbito da mesma publicação, deve ser referido o envolvimento nos projectos comerciais de venda de banda desenhada com o jornal, a partir de 2001, e traduzido no lançamento sucessivo de colecções de grandes nomes da banda desenhada franco-belga (Tintin, Corto Maltese, Lucky Luke, Spirou, Alix, Gaston Lagaffe, Blueberry, etc.) e norte-americana (super-heróis Marvel e DC Comics).

Além de participar na definição e selecção das colecções, tive a responsabilidade directa na divulgação e informação aos leitores sobre os conteúdos das obras e autores.


... que irá acontecer já na próxima 6ª feira, dia 13 de Dezembro, pelas 21h00. E, apesar das tradicionais superstições - eu não creio em bruxas, mas que as há, há - desejo ao meu amigo uma numerosa e interessada assistência. Tentarei fazer parte dela.

----------------------------------------------------------------------------
CARLOS PESSOA

Breve autobiografia


Carlos Pessoa (n. 1952, Viseu), jornalista profissional desde 1978.
Integrou a redacção do Diário de Lisboa (1980-1985) e do Público (1990-2013).

Colaborou em numerosos órgãos de comunicação social, com destaque para a Agência France Presse, Diário de Notícias, Expresso, O Jornal, Jornal de Educação, Semanário, Rádio-Paris-Lisboa e Rádio Comercial.
A informação e divulgação de banda desenhada é uma das suas áreas de trabalho, com colaborações assinadas em diversas publicações portuguesas e estrangeiras.


É autor de vários livros de divulgação sobre José Carlos Fernandes, Cosey, jovens autores portugueses de BD (em parceria com Vitor Quelhas), heróis da BD (com Nuno Franco) e de guias de leitura sobre Tintin, Lucky Luke e Corto Maltese. É também autor do Roteiro Breve da Banda Desenhada em Portugal.


Foi consultor do Festival Internacional de BD da Amadora (1995-1998), co-comissário (com Leonardo de Sá) de uma exposição na Fundação das Comunicações e no 10º Festival Internacional de BD da Amadora sobre As Comunicações na BD (1999).

-------------------------------------------------------------------------------
Quem estiver interessado em ver quais os temas que têm sido tratados anteriormente, basta clicar no item Conferências sobre BD visível no rodapé         

Sem comentários: