sábado, fevereiro 15, 2014

Clube Tex Portugal

  
Os sete fundadores do clube (da esquerda para a direita):
Hernâni Portovedo, Orlando Santos Silva, António Lança Guerreiro, Carlos Moreira, José Eduardo Monteiro, José Carlos Francisco, Mário João Marques


Cartaz desenhado por Lança Guerreiro propositadamente para o evento

É caso único no nosso país haver um clube dedicado em exclusivo a um herói da BD. E aí está o Clube Tex Portugal, centrado no "cowboy" Tex Willer (herói criado em 1948) para provar que isso é possível.

Esta novel colectividade amadora nasceu no dia 10 de Agosto de 2013, por ideia de Hernâni Portovedo, num jantar/tertúlia texiana em que estiveram cerca de trinta fãs de Tex, os chamados "texianos" - de que o mais popular e carismático é José Carlos Francisco (*) -, aquando do XVIII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu. 
De realçar que esse jantar-tertúlia teve a presença do actual continuador da famosa série, Andrea Venturi. Por consenso dos participantes, este autor ficou a ser padrinho do clube, e José Carlos Francisco sócio nº 1.

É, pois, o entusiástico núcleo de texianos fundadores que organiza hoje, 15 de Fevereiro de 2014, Sábado, o

1º Encontro Anual do Clube Tex Portugal

que decorrerá num restaurante (Lança Guerreiro, em vez de restaurante, escreveu no cartaz, "Saloon Regiões" :-) da Grande Lisboa, mais propriamente no Cacém.

Com a devida vénia, faço "copy-paste" do Tex Willer Blog da notícia do evento, que mostro abaixo:

A direcção do Clube Tex Portugal vai organizar no próximo dia 15 de Fevereiro, sábado, um jantar/convívio para que os sócios do Clube recebam pessoalmente os cartões de sócio e um pin devidamente autorizado pela Sergio Bonelli Editore.

Para além da entrega do cartão de sócio (e respectivo pin do Clube) a cada associado presente, o jantar servirá principalmente para fomentar e fortalecer o convívio texiano e também para se debater sobre as principais iniciativas do Clube Tex Portugal para 2014, com especial incidência num evento a realizar, provavelmente na Bairrada, em Maio ou Junho e que contará com a presença de um renomado autor italiano de Tex e que incluirá também uma exposição dedicada ao Ranger.

 

Outra grande iniciativa do Clube Tex Portugal que arrancará este ano será a revista do Clube, revista essa também autorizada pela Sergio Bonelli Editore e que será feita, exclusivamente, por sócios do Clube e será igualmente para sócios já que a revista será somente distribuída aos sócios (cada sócio terá direito a um exemplar gratuito, podendo comprar apenas um segundo exemplar), inclusive a capa (inédita e exclusiva) será realizada pelo sócio honorário e padrinho do Clube, Andrea Venturi.


TODA A NOTÍCIA EM http://texwillerblog.com/wordpress/?p=50444  


 


 
Mini-álbum editado sob chancela de Sergio Bonelli Editore,
que se apresenta como "Albo Speciale in Miniatura - 230 pagine", 
com as medidas 10,5x8x1,8cm (altura, largura,espessura). 
Nele se inclui a obra "La Grande Rapina", com desenhos de José Ortiz
e argumento de Claudio Nizzi, editado em Setembro de 2009.
Esta peça foi sorteada no 1º Encontro Anual do Clube Tex Portugal,
e saiu ao bloguista escrevinhador deste blogue.

Ilustram a presente postagem, as seguintes imagens:

1) O emblema do Clube Tex Portugal

2) Os sete fundadores do clube (da esquerda para a direita):
Hernâni Portovedo, Orlando Santos Silva, António Lança Guerreiro, Carlos Moreira, José Eduardo Monteiro, José Carlos Francisco, Mário João Marques
- foto histórica tirada no 1º Encontro Anual do Clube Tex Portugal 
(esta foto foi colocada aqui "a posteriori", como compreenderão todos os visitantes).
 
3) Cartaz desenhado por Lança Guerreiro propositadamente para o evento

4) Placa Comemorativa do 1º Aniversário do Clube Tex Portugal /2014

5/ Um mini-álbum com a obra "La Grande Rapina", de José Ortiz (desenho) e Claudio Nizzi (argumento), peça que foi sorteada pela direcção do Clube Tex Portugal e que tive a sorte de me sair.  

(*)Também presente na blogosfera com o Tex Willer Blog 

Sem comentários: