quinta-feira, julho 10, 2014

Fanzines Esses Desconhecidos - Exposição Anual de Fanzines no Brasil, em São Paulo


Já fui criticado por usar sistematicamente a expressão "Fanzines Esses Desconhecidos", alegando os discordantes que toda a gente sabe o que são fanzines.

Concordarei com a afirmação se for feita de outra forma. Esta: Toda a gente que se movimenta na área da banda desenhada sabe o que são fanzines. 

Mas, mesmo entre esses, continua a subsistir uma subtil forma de relutância, que é a seguinte: actualmente, os responsáveis pela criação e  atribuição de prémios às edições de BD menosprezam ou, pelo menos, ignoram, os fanzines. Isto em Portugal. Vejam-se os PNBD e os PPBD, onde os zines não constam.

Exceptuam-se, por agora, apenas os Troféus Central Comics, realizados no Porto - honra seja feita a Hugo Jesus, responsável-mor do portal Central Comics, suporte da iniciativa, cuja realização registei no "post" anterior -, onde aparecem dois fanzines - Efeméride e BDLP - englobados na categoria de "Melhor Publicação Independente".

Vem isto a propósito da importância que é atribuída aos zines no Brasil. 

Concretamente, na grande urbe que dá pelo nome de São Paulo, há uma entidade fanzinística, chamada UGRA, que edita e divulga fanzines de todos os temas - creio que os de banda desenhada (ou histórias em quadrinhos) são os que têm prevalência -, mas acarinham igualmente os de ficção científica, música pop, poesia, entre outros assuntos culturais e artísticos.

Dinamicamente, os "ugrenses" organizam anualmente uma exposição, e já estão neste momento, com grande antecedência, a convocar fanzinistas (ou fanzineiros, como preferem dizer os brasileiros), tanto faneditores como autores a fim de participarem no evento.

O Ugra Zine Fest 2014 (ou "Panorama Internacional de Zines e Outras Publicações Independentes") terá por núcleo fixo uma vasta exposição, a realizar no Centro Cultural São Paulo.

Nessa exposição estarão patentes ao público fanzines dedicados aos mais diversificados temas, com especial incidência em banda desenhada, música, cinema, literatura (ficção e poesia), arte urbana, espiritualidade. 

Pela entidade organizadora será editado um catálogo a fim de ser distribuído gratuitamente.

O evento decorrerá entre 20 de Setembro e 4 de Outubro de 2014. 

Pormenores importantes retirados por copy paste do texto que me foi enviado:
Quote:

Quem pode participar?
A exposição pretende cobrir a produção de fanzines, zines e publicações alternativas impressas em toda sua abrangência. Quadrinhos, música, cinema, literatura, perzines, artzines, queerzines, arte urbana, espiritualidade… vale tudo! Não existem restrições temáticas, com exceção dos boletins religiosos ou partidários, que serão ignorados.
.
> Como participar?
Envie sua(s) publicação(ções) para o seguinte endereço:
a/c Douglas Junior Utescher Alves
Caixa Postal 777
São Paulo / SP
CEP: 01031-970
.
* Não esqueça de enviar um e-mail para contato.
* Assim que recebermos o material, enviaremos por e-mail uma ficha de inclusão que o editor deverá preencher e devolver (também por e-mail). Essa ficha conterá as informações necessárias para a correta catalogação da sua publicação. Sem o preenchimento da ficha, sua publicação NÃO participará da exposição.
.
> Prazo:
As publicações devem ser postadas impreterivelmente até o dia 1º de agosto. Todo material postado após essa data ficará arquivado para a exposição de 2015.
.
> Dúvidas? Sugestões?
uzf@ugrapress.com.br

.
Para mais pormenores, visitar o seguinte endereço:

-------------------------------------------------------------------------- 
Os interessados em ver/ler os anteriores "posts" dedicados a este tema, poderão fazê-lo clicando no item "Exposições de Fanzines" visível no rodapé
 

Sem comentários: