sexta-feira, setembro 19, 2014

Mafalda - Palestra de Pedro Cleto





Mafalda, enquanto famosa personagem de BD tem uma história algo estranha: foi criada por Quino (Joaquin Salvador Lavado) em 1964, obteve enorme sucesso em todos os países onde foi publicada - também em Portugal, claro -, mas viveu apenas dez anos no universo da banda desenhada, visto que Quino  decidiu deixar de criar novas cenas para a contestatária heroína de papel, decisão que manteve inabalavelmente.

Tal não impediu que Mafalda continuasse a gozar de um prestígio intocável ao longo dos cinquenta anos que agora se comemoram, após o seu aparecimento no semanário argentino Primera Plana, em Buenos Aires.

É sobre Mafalda e Quino, e acerca da efeméride registada este ano, que Pedro Cleto, crítico, divulgador e bloguista (*) irá falar na FNAC do Norte Shopping - dia 21 de Setembro, às 17 horas -, e também na FNAC do Gaia Shopping, dia 26 de Setembro, às 22 horas.  

(*) http://asleiturasdopedro.blogspot.pt

-----------------------------------------------------
Quem estiver interessado em ver notícias sobre palestras tratadas anteriormente, basta clicar no item Palestras visível no rodapé
------------------------------------------------------

8 comentários:

Nick Parisi. disse...

Olá.
Parabéns pelo seu blog.
Meu nome é Nick Parisi, eu escrevo da Itália.
No meu blog eu lido com ficção científica, horror e quadrinhos. Estou à procura de informações sobre a cena literária e os quadrinhos portugueses para um artigo que eu escrevo, eu acho que você pode me ajudar no que diz respeito aos quadrinhos e comics autores.
Você me apontar para um par de artigos sobre a história da banda desenhada portuguesa e produções mais representativas de seu país?
No futuro, eu também gostaria de fazer algumas entrevistas com alguns cartunistas Português.
Vamos ligar o endereço do meu blog

http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.it/
Obrigado e cumprimentos.

Geraldes Lino disse...

Viva, Nick Parisi

Embora italiano, constato que domina bem a língua portuguesa. Felicito-o.

Visitei o seu blogue "Nocturnia", tem um conteúdo interessante e excelente aspecto visual.
Fiquei a saber que, entre outras coisas, gosta de "fumetti" (banda desenhada, ou BD, como nós portugueses dizemos actualmente, porque até meados da década de 1960 dizíamos "Histórias aos Quadradinhos", ou HQ, sigla que os brasileiros ainda usam).

Em relação ao seu pedido de elementos sobre os "quadrinhos" portugueses ("Histórias em Quadrinhos" é a expressão usada no português do Brasil), e visto que pretende escrever um artigo sobre o tema, acontece uma incrível coincidência: no "post" a seguir a este dou a notícia de um evento aí em Itália, em Treviso, prestes a começar (o início está marcado para o próximo dia 24 do corrente mês de Setembro), intitulado "Treviso Comic Book Festival".

E no catálogo que vai ser editado está prevista ser publicada uma "História da BD Portuguesa", escrita por um compatriota seu, Alberto Corradi.

Portanto, no seu caso pessoal, já fica prejudicado, visto que outro italiano vai fazer o estudo que você tencionava fazer. Por outro lado terá aí em Itália aquilo que me está a pedir.

Cordialmente,
Geraldes Lino

Santos Costa disse...

Olá, Lino
Os blogs (também) servem para se saber e dar a conhecer. É o caso de Nick Parisi, que li nesta vossa troca de comentários, e aproveitei para colocar um comentário no seu "Nocturnia" para lhe dar a conhecer o meu trabalho sobre uma das obras de um seu conterrâneo.
Ele traduz melhor o português do que eu o italiano, pois o google funciona como a língua das comadres: nós dizemos uma coisa, ele reproduz outra.
Aproveito para te dizer que voltei ao meu blog, parado há muito tempo.
A propósito - e desculpa fazer a pergunta por este mei - conseguiste a "tal" publicação através do município?
Abraço
Santos Costa

Nick Parisi. disse...

@ Santos Costa
Olà.
O italiano é infinitamente melhor do que o meu Português, acredite.
Bem feito, de fato!
Seu trabalho como ilustrador Estou muito interessado, se você gosta de nós poderia atacar-se um pouco sobre a sua entrevista de emprego é tanto a situação como desenhar quadrinhos em seu país maravilhoso.
E você?
Devemos, no entanto, esperar cerca de dez dias em que estou livre, se estiver interessado me avise.
Enquanto isso, obrigado por me contatar.

Nick Parisi. disse...

@ Geraldes Lino
Olà.
Eu vi seu post por um lado Me desculpe, eu não posso estar a escrever o primeiro artigo sobre o cômico Português, por outro lado estou feliz que eles são comuns e populares na Itália.
O "Treviso Comic Book Festival" é um evento muito sério e eu tenho certeza que os designers bem Português e você vai desfrutar de um lote.
Minha próxima pergunta seria se você pudesse me colocar em contato com algum ilustrador de seu país com a finalidade de entrevista.
Muitas vezes os escritores de entrevista de ficção científica ou terror, mas também muitos cartunistas, estou preparando um dossiê que eu chamaria de "Il Giro d'Europa a Fumetti" "O Giro D'Europa em Quadrinhos BD" e eu gostaria de entrevistar os designers portugueses.
Vi que Santos Costa já entrou em contato comigo para que eu sou feliz
Obrigado e muito obrigado Santos Costa.
Mantenha contato!
Eu adoraria ser capaz de cooperar.

Geraldes Lino disse...

Viva, Costa

A tua constatação é pertinente, de facto este espaço para comentários serve, tem servido várias vezes, para se estabelecerem contactos. O que aconteceu também agora entre nós, eu, tu, e o italiano Nick Parisi.

Visto que ele está interessado em entrevistar autores portugueses, tu serás o primeiro, considerando que visitaste o blogue dele, o "Nocturnia", e deixaste lá imagens dos teus trabalhos em BD e, presumo, algum contacto teu.

Quanto ao que me perguntas acerca daquela tua obra dedicada a Mêda: sim, contactei a pessoa que me indicaste, foi muito amável, disse que sim senhor, ainda tinha uns exemplares, pediu-me elementos pessoais (decerto para justificar a oferta de um livro) mas já se passaram duas semanas e até agora não recebi nada.
Vou continuar à espera.

Abraço.
GL

Geraldes Lino disse...

Olá, Nick Parisi

Acho interessante a sua ideia de entrevistar autores de BD portugueses.

Sei que já tem o contacto do autor Santos Costa, visto ele ter visitado o seu blogue "Nocturnia" após ter-se apercebido do seu interesse pela História da Banda Desenhada Portuguesa e pelos autores portugueses.

Sim, poderei fornecer-lhe mais contactos. Aqui vai um, respeitante a um novo autor português, Paulo Monteiro, que escreveu e ilustrou uma obra intitulada "O Amor Infinito Que Te Tenho e Outras Histórias", já publicada em vários países (França, Espanha, Polónia, Brasil).
O email dele é:
paulomonteirobeja@gmail.com

Diga-me o seu email, para eu enviar directamente ao Nick Parisi mais contactos.

Abraço,
Geraldes Lino
Geraldes Lino

Nick Parisi. disse...

@ Geraldes Lino
@ Santos Costa
Olá!
Você pode entrar em contato comigo neste e-mail: 12maggio.np@gmail.com
Então, eu vou explicar melhor a minha ideia, eu gostaria de agora até dezembro para fazer duas ou três entrevistas com alguns designer de Português, antecipado por algumas notas monográficas e pequenas sobre a história da BD em seu país, mais ou menos seguindo o exemplo de como eu feito em outros países, como a Holanda, Alemanha e Espanha.
Aqui estão alguns exemplos:
Holanda
http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.it/2014/03/talking-about-peter-van-dongen-premessa.html
http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.it/2014/03/talking-about-peter-van-dongen-seguito.html
http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.it/2014/03/intervista-con-peter-van-dongen.html

Alemanha
http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.it/2013/01/hector-umbra.html
http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.it/2013/01/talking-about-uli-oesterle.html

http://wwwwelcometonocturnia.blogspot.it/2013/01/intervista-completa-con-uli-oesterle.html
Abraço

Nick Parisi