quinta-feira, março 05, 2015

Exposições BD Avulsas (Almada) - José Smith Vargas



José Smith Vargas é um ilustrador/autor de BD, possuidor de um estilo gráfico singular, aliado a uma elevada cultura, detectável pelo seu critério na escolha de temas para argumentos das suas bandas desenhadas.

Quem ainda nunca tenha visto alguma obra sua vai ter agora boa oportunidade de admirar o seu talento na exposição de pranchas originais de BD, que vão estar patentes na Oficina Divagar, com inauguração pelas 21h de sexta-feira, 6 de Março.

Os interessados que não possam estar presentes neste dia e hora têm possibilidade de visitar a exposição até 28 de Março de 2015.

Oficina Divagar
Rua Serpa Pinto, 4 - 1º- dtº (junto à Casa da Cerca)
Almada

------------------------------------------------ 
JOSÉ SMITH VARGAS

Síntese biobibliográfica


José Smith Vargas, Lisboa, 1981. 

Formou-se na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha.

Ilustrador, muralista, designer, autor e leitor de banda desenhada. 

Publicou BD e ilustração em edições da Associação Chili com Carne, na Revista Buraco e em inúmeras outras publicações, jornais, fanzines, blogues, etc.. 

Fez cartazes, designadamente para o Concurso de BD da Associação Cultural Alagamares, de Sintra.
Naquela associação dirigiu uma oficina de BD em quatro sessões, destinada a principiantes (apresentada pelo cartaz afixado aqui ao lado).


Dos seus projectos de BD em curso destaca-se a adaptação de textos de Raul Brandão na série "O Fígado da República"; de crónicas sobre a requalificação do bairro da Mouraria; e "As Aventuras de Mário, o Trovador".

Tem tentado levar a influência da BD para outros territórios visuais como cartazes e capas de discos, ultrapassando a natureza sintética e aglomeradora da ilustração, antes explorando instantâneos de sequências, de narrativas inexistentes.

Nas influências, a sua referência principal em termos de autores é a BD franco-belga (clássica e contemporânea):

Edgar P. Jacobs, Jacques Martin, Franquin, François Bourgeon, Jacques Tardi, Christophe Blain, David B., Joann Sfar...

Depois há Pratt, Muñoz, Prado, Bilal, o português Relvas... 


Quanto a personagens, as preferidas vêm da escola autobiográfica americana: Harvey Pekar e Joe Sacco. Autores que se representam nas suas histórias.. No caso de Pekar, escrito por ele e desenhado por outros. 


Em relação a Mário "o trovador", bd em preparação, baseia-se num cantautor e músico de rua, iniciando assim uma série onde traça pequenos retratos da vida e ilustra alguns temas das canções do seu amigo.

José Smith Vargas está actualmente a colaborar no jornal Mapa onde, no nº8, foi publicada a sua bd "A Morte na Póvia de Sta. Iria".

(*) Os seus espaços na internet:
josesmithvargas.blogspot.pt
www.behance.net/josesmithvargas


 -----------------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé.

Sem comentários: