domingo, março 12, 2017

Vasco da Gama na revista inglesa Eagle



Tenho andado a ver/ler a revista inglesa Eagle, de onde já extraí uma banda desenhada de carácter publicitário, para incluir na etiqueta "Publicidade na BD". (*)

 Continuando a escrutinar a estupenda publicação de BD, houve uma rubrica que me surpreendeu, intitulada "The First Man to...", dedicada, como se depreende, a homenagear pela arte sequencial figuras da Ciência e da História, de várias épocas e nacionalidades. Entre diversos nomes sonantes, designadamente Galileo, Marco Polo, James Watt. Jean Henry Dunant, Alexander Graham Bell, surge o de Vasco da Gama. O presente post vai iniciar uma nova etiqueta, o de "História de Portugal em revistas estrangeiras".

"The first man... to sail from Europe to India", assim começa o texto didascálico sob as imagens que descreve o intenso desejo de Vasco da Gama de navegar até à Índia, país que tinha a reputação de ser o mais rico do mundo.

O Rei D. Manuel I fez-lhe a vontade, entregando-lhe quatro navios e cento e setenta marinheiros experientes.

Estes e mais uns pormenores históricos são descritos em texto porque, obviamente, em duas tiras num total de oito vinhetas, não seria possível mostrar tudo isso.

Este episódio em imagens sequenciais encontra-se na revista Eagle (nº50, de 22 de Março de 1951). 

Nota: Repito o agradecimento ao amigo coleccionador Azevedo e Menezes, que me emprestou este volume encadernado da revista Eagle.

(*) http://divulgandobd.blogspot.pt/2017/02/publicidade-pela-banda-desenhada.html
---------------------------------------------
Os interessados em ver textos anteriores da rubrica História de Portugal poderão fazê-lo clicando no respectivo item visível em rodapé  

Sem comentários: