quarta-feira, novembro 08, 2017

Bolsas de Criação Literária incluem BD

Nuno Saraiva e Marta Teives foram os autores seleccionados na área da banda desenhada para lhes serem atribuídas bolsas de criação literária, bolsas essas que tinham sido instituídas no ano de 1999 (*) e suspensas em 2002 pelo governo de então, reactivadas no corrente ano de 2017, tendo sido feito em Abril passado o anúncio da decisão do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

O apoio governamental reactivou a importante iniciativa de apoio às artes e letras (a BD abarca as duas) em Julho último, após publicação no Diário da República. 
As bolsas anuais têm, cada uma, o valor de 15.000 euros, e as semestrais, 7.500 euros. Marta Teives (Marta de Sousa Teives Henriques, como informa a notícia oficial) está incluída nas bolsas anuais, e Nuno Saraiva nas semestrais.

O elemento do júri para a BD foi João Paiva Boléo.
-----------------------------------------------------

(*) Filipe Abranches, MJosé Carlos Fernandes, Miguel Rocha, David Soares, foram os autores beneficiários dessa primeira fase das citadas bolsas, que tinham uma duração anual.
............................................................. 


1) Filipe Abranches foi o primeiro seleccionado, em 1999, e realizou a obra "O Diário de K." (*) a partir de Raul Brandão, publicada em 2001. A bolsa atribuída era no valor de 250 contos (250.000$00, equivalente a 1.250) por mês, durante um ano.
(*) Imagem da capa em cima
------------------------------------------------------ 


 2) José Carlos Fernandes obteve em 2000 a bolsa de criação literária para o projecto "O Museu Nacional para o Acessório e o Irrelevante" (imagem da capa em cima).
-----------------------------------------------------------
 

3) Miguel Rocha foi seleccionado em 2002, com "Beterraba: A Vida Numa Colher" (*).
(*) Imagem da capa em cima
----------------------------------------------------- 


4) David Soares foi o último a beneficiar das bolsas, em 2002, extinguidas pelo governo de então. A sua obra publicada sob esse apoio foi "A Última Grande Sala de Cinema" (*)
(*) Imagem da capa em cima
 

Sem comentários: