sexta-feira, dezembro 01, 2017

CAIS revista com BD - Autores: Pedro Franz (d.), Pedro Moura (a.)



De vez em quando, nos intervalos de diferentes textos e urgentes informações sobre os mais variados eventos, mostro bandas desenhadas acolhidas em diferentes revistas não especializadas em BD, como é o caso da revista Cais, o que se pode comprovar na etiqueta "Cais" (ali na coluna do lado direito), a mais recente das quais foi a do nº224 - Jan.2017 (com a foto na capa do músico, ontem falecido, Zé Pedro).

Dedico especial e constante consideração às revistas Cais e Gerador, visto ambas incluírem sempre espaço para a BD nas suas edições. No que diz respeito à Cais, ela atribui três páginas para esse efeito (uma para apresentação do autor, duas a cores para a bd).

Programei para ficar aqui patente todo este fim de semana (porque vou ao Porto participar no evento ZineFestPt (*)) a curta de BD "O Retorno das Abelhas" (Cais nº 230 - Julho/Agosto 2017), com desenhos de Pedro Franz, excelente desenhador brasileiro, e argumento/guião de Pedro Moura, prolífico argumentista/guionista, além de excepcional crítico e blogger, que tomou o lugar e retomou o esquema de André Oliveira, escrevendo argumentos/guiões para diversos/as autores/as.

A peça está muito bem desenhada, e o argumento/guião tem referências sociológicas a um passado que simboliza um futuro algo assustador, embora nas duas últimas vinhetas espreite uma réstia de esperança.

(*) http://sitiodosfanzines.blogspot.pt 

Cais
Revista mensal (excepto no Verão)
Editora: Associação Cais
Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos
Lisboa e Porto
Lisboa: Rua do Vale Formoso de Cima, 49-55
Porto: Rua Mártires da Liberdade, 150-152
Director: Amílcar Fidélis  
#208 - Jul./Ag. 2015
Formato 20,4x27,5
Nº de páginas - 166   

----------------------------------------- 
Os visitantes que estejam interessados em ver as bandas desenhadas anteriores da revista Cais mostradas neste blogue, podem fazê-lo clicando no item Cais revista 

Sem comentários: