quinta-feira, abril 19, 2018

Exposição e homenagem a Artur Correia em Moura



A 21 do corrente mês de Abril haverá em Moura uma sessão de homenagem a Artur Correia recentemente falecido. Já fazendo parte dessa homenagem, foi inaugurada a 15 de Abril uma exposição com pranchas originais e reproduções de obras de BD na edição do corrente ano de 2018 da Feira do Livro de Moura.  Nessa exposição estão incluídas imagens inéditas de adaptações à banda desenhada dos poemas populares Donzela Que Vai À Guerra e A Nau Catrineta, que acabam de ser publicadas no nº10 do fanzine Cadernos Moura BD com distribuição marcada para o dia da homenagem, sábado, pelas 16h30.
.............................................................
ARTUR CORREIA (1932-2018)

Síntese biobibliográfica

Artur Costa Correia nasceu em Lisboa, a 20 de Abril de 1932, e  faleceu na mesma cidade a 1 de Março de 2018. Cursou a Escola Industrial Machado de Castro.
Tem vasta colaboração na  banda desenhada e no cinema de animação.
Na banda desenhada o seu nome aparece a assinar BD e curtos episódios humorísticos em várias revistas da especialidade: Papagaio, Cavaleiro Andante (e no seu suplemento O Pajem), Camarada (2ª série), Fagulha, Fungagá da Bicharada, Pisca-Pisca, Colecção Alvo, Colecção Oásis. Foguetão (e no respectivo suplemento Bip-Bip), Mundo de Aventuras, Zorro. Colaborou também nos fanzines Almada BD Fanzine, Banda, Shock e Cadernos Moura BD.
Tem obra publicada em numerosos álbuns, a solo ou com apoio em vários argumentistas/guionistas: O País dos Cágados (sob argumento/guião de António Gomes de Almeida), A Água Que Bebemos, Esta Palavra Concelho (texto de Maria Alberta Menéres), Este Concelho de Oeiras (texto de Maria Alberta Menéres), História dos Cereais, O Livro das Fábulas, Branca de Neve e o Preto de Carvão, O Convite do Gato das Botas, Histórias da Avózinha, O Príncipe com Orelhas de Burro, O João Mandrião, A Torre de Babilónia, A Machadinha, História do Compadre Pobre e do Compadre Rico, A Bela Menina, Era Uma Vez Um Leão (texto de Manuel Dias), Era Uma Vez Uma Águia (texto de Manuel Dias), Era Uma Vez Uma Águia (texto de Manuel Dias), História Alegre de Portugal (adaptação de Pinheiro Chagas), História Alegre de Portugal - Vol. II (com texto de António Gomes de Almeida), Abecedário dos Inventos e À Roda do Tacho (ambos com texto de António Gomes de Almeida). Em 2004 e 2006 transformou em banda desenhada dois volumes intitulados Super-Heróis da História de Portugal, onde foram incluídos vinte e oito figuras da nossa História, catorze em cada um deles, sem qualquer ordem alfabética ou cronológica. Em edição póstuma, no fanzine Cadernos Moura BD (nº10, Abril 2018) foram publicadas duas bandas desenhadas, Donzela Que Vai À Guerra e A Nau Catrineta, com adaptações de sua autoria dos respectivos poemas populares.
Foi realizador de Cinema de Animação, com autoria de diversos filmes de desenhos animados, conquistando em 1967 o Prémio do Filme Publicitário no Festival de Annecy, e a Medalha de Ouro no Festival de Curta Metragem de Bilbao com o filme Eu Quero a Lua. 
-------------------------------------------
Os interessados em ver posts anteriores relacionados com o tema Exposições BD Avulsas pode fazê-lo clicando nesse item visível e rodapé
      

Sem comentários: