sábado, maio 12, 2018

Enciclopédia de Banda Desenhada (Post 1 de 5)



    
    Comics - Uma História Ilustrada da B.D. é a primeira, e única até hoje, enciclopédia estrangeira sobre banda desenhada com edição portuguesa. De origem inglesa, intitulada originalmente Comics - An Illustrated History, esta obra, editada em 1991, tem dois pormenores que a ligam a Portugal: a ilustração da capa, que inclui imagem da revista portuguesa Jornal da BD (1982/87) e o facto de a tradução ter sido efectuada por Ferreira da Silva (falecido), um culto entusiasta dos Quadradinhos - expressão que ele preferia -, e entusiasta inicial da criação do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD.
    É até possível que o meu amigo Franklim Ferreira da Silva, dadas as suas ligações profissionais ao Reino Unido, tenha sido o impulsionador da publicação da obra entre nós.
    Esta enciclopédia está dividida em quatro capítulos: Comics Ingleses, Comics Americanos, Comics Europeus e Comics Através do Mundo. 
    Antes, porém, há uma extensa e interessante introdução, cuja primeira imagem é a de uma tira com apenas duas vinhetas, onde se vêem dois protagonistas em atitudes de grande agressividade, dialogando através de filacteras, antepassadas dos balões de fala. O autor desta curta sequência, datada de 1797, foi o inglês James Gillray.
    A enciclopédia Comics - An Illustrated History tem por autores os peritos Alan e Laurel Clark, e foi editada originalmente por The Green Wood Publishing Company Ltd (Londres) em 1991, com edição portuguesa pela Distri Cultural no mesmo ano.




     Descrição das imagens que ilustram o post, de cima para baixo:
1 - Capa da edição portuguesa
2 - Capa da edição inglesa
3 - Curta tira desenhada, completada com legendas dentro de balões com o formato de filacteras.
4 - Página de rosto onde consta o logótipo da editora
......................................................................   

O presente post é a parte (1 de 5), e inclui apenas referência à introdução da obra. 

----------------------------------------------------------
Os visitantes deste blogue que estiverem interessados em ver os catorze"posts" anteriores deste tema, inclusive os dois anteriores dedicados à obra The World Encyclopedia of Comics ( e a 1ª fracção inclui a capa do livro), poderão fazê-lo clicando sobre o item Livros sobre Banda Desenhada-Os meus Livros visível no rodapé

Sem comentários: