domingo, dezembro 02, 2018

Tertúlia BD de Lisboa











Os encontros mensais da Tertúlia BD de Lisboa perfazem na primeira 3ª feira de Dezembro o impressionante nº414 (não vale a pena dividir por doze para saber há quantos anos existe esta associação informal porque, em ocasiões invulgares realizaram-se encontros especiais.
Este que se vai realizar mantém a numeração, mas em certa medida também sai do seu esquema mais habitual.
Estão como convidados especiais os organizadores de um curso de BD no Montijo e alguns dos colaboradores de um álbum de BD editado pela editora Escorpião Azul. Eis os textos relativos ao evento que me foram enviados por Álvaro, actual organizador da TBDL:   



Iniciação à Arte Sequencial - Curso de BD

O curso Iniciação à Arte Sequencial foi a primeira formação completa de introdução à BD realizada no Concelho, surgido do convite da Câmara Municipal do Montijo, com o objectivo de dinamizar a vida cultural no município e oferecer à população uma plataforma para criação em narrativa visual. Perante a grande adesão registada, foi promovido um 2º curso, subsequente, cada um com quinze vagas preenchidas, donde resultou a formação certificada de vinte alunos, os quais utilizaram os módulos de atelier e os encontros seguintes para elaborar bandas desenhadas curtas, as quais serão publicadas numa antologia editada pelo municipio.
Os cursos, organizados por Eduardo Martins e coordenados pela formadora Susana Resende, teve a assistência de Daniel Maia, e contou com a presença dos autores Penim Loureiro e Paulo Monteiro, respectivamente nas aulas finais da 1ª e 2ª formação, onde realizaram breves colóquios sobre os seus percursos autorais e processos criativos, assim como apoiaram na revisão dos trabalhos dos formandos. Os cursos, de 40h cada, e com frequência gratuita, decorreram entre Maio-Julho 2018.
Motivados a participar no Concurso de BD dos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, quatro dos formandos puderam realizar novos trabalhos para o evento, sendo todos seleccionados e expostos no 29º AmadoraBD, e que viu consagrada a aluna/autora-estreante Patrícia Costa como vencedora do prémio único do Escalão A+.
Historicamente, o Montijo tem sido uma terra bastante vocacionada para a arte sequencial, tendo o apoio da Câmara Municipal em iniciativas promovidas por entusiastas locais, como o concurso de  BD realizado em 1983, organizado por Paulo Aleixo e Carlos Pancadas, que contou com a presença de Eugénio Silva e de Geraldes Lino, e o salão ExpoBD’96, organizado por Daniel Maia, com as participações de Jorge Coelho e João Rodrigues, da livraria BDmania e das editoras Chili com Carne e Polvo. No início do novo milénio, foi criada uma Bedeteca na cidade e, posteriormente, um prémio de BD, o “Jovens Criativos 2008”, ambos entretanto descontinuados, mas que vieram a complementar as várias actividades aqui mantidas, como exposições e apoios à edição de autores locais, entre os quais se contam Daniel Maia, David Campos, (António) João Rodrigues, Jorge ‘RoD’ Rodrigues, Susana Resende e vários outros talentos.

Na sequência do Iniciação à Arte Sequencial, será promovido em 2019 um encontro mensal e uma 3ª formação, bem como outras iniciativas editoriais, como forma de incentivar os novos talentos a iniciarem um percurso autoral na comunidade de BD portuguesa.

Cadavres para Iniciantes #1

Integrado no 1º curso Iniciação à Arte Sequencial, no Montijo, o fanzine Cadavres para Iniciantes #1 é o resultado de um desafio colocado aos formandos, com vista à aplicação dos conhecimentos adquiridos e ao desenvolvimento de sinergia criativa entre o grupo, que assim realizou uma banda desenhada colectiva em sistema cadavre exquis. Para muitos dos alunos, esta edição marca a sua estreia editorial na produção de uma BD, sendo o trabalho proposto de modo a cada artista assinar meia página, dando continuação ou reinterpretando a prestação precedente, por um outro colega.

Cadáveres para Iniciantes #1 reúne artes sequenciais por António Coelho, António Pires, Bernardo Aldeias, Capitolina Rabanete, Filipe Duarte, Mário André, Maria João Claré, Patrícia Costa, Rui Serra e Moura, Shania Santos, Tiago Martins, e pela formadora Susana Resende, a quem coube concluir o exercício narrativo. A edição foi realizada pelo Curso de BD do Montijo, em fanzine de formato A5, numa tiragem de 50 exemplares sem propósito comercial.

  
Cadavres para Iniciantes #1
(Curso de BD do Montijo)
Editor: Eduardo Martins
Direcção: Susana Resende
Autores: AA.VV.
Fanzine A5 | 12p | P/B
1ª Edição: Novembro 2018
Publicação Não-comercial 

---------------------------------------------------
Informação sobre a Tertúlia BD de Lisboa, de periodicidade mensal há trinta e quatro anos, sempre com a presença de um autor de BD como convidado especial ou homenageado:
 
Casa do Alentejo em modo de buffet.
- Preço: 12€, incluindo sopa, prato principal (com escolha entre um prato de peixe e dois de carne), sobremesa, bebidas e café, tudo incluído. 
- Entrada livre a todos os que gostam de BD (Leitores, autores, editores, coleccionadores, críticos, divulgadores).

 
 

----------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver posts anteriores dedicados ao tema Tertúlia BD de Lisboa poderão fazê-lo clicando nesse item visível em rodapé e seguidamente em Mensagens antigas  

Sem comentários: