segunda-feira, junho 19, 2006

Lisboa na Banda Desenhada (II) - Elevador de Santa Justa - Autor: Zé Paulo

Vinheta com perspectiva cheia de imaginação, dando imagem do elevador de Sta. Justa, concretizada de forma talentosa por Zé Paulo, na banda desenhada Fábula de um Passado Recente, que teve por argumentista Victor Mesquita.

Foi desta bd que Zé Paulo se inspirou a para traçar a ilustração que se pode ver na capa da revista Visão (abaixo reproduzida).


Capa da revista Visão (nº 7, de 15 de Maio de 1975) com ilustração da autoria de Zé Paulo sobre Lisboa, relativa à banda desenhada publicada naquele mesmo número de que no topo deste "post" se reproduz uma vinheta a preto e branco.
-------------------------------------------------------

"Post" remissivo
Deste mesmo tema Lisboa na Banda Desenhada há um "post" anterior

(I) Maio, 21 -Torre de Belém e Convento do Carmo vistos em picado - Autor: Victor Mesquita

5 comentários:

Anónimo disse...

Pela excelência da capa, perspectiva-se de que o interior deverá ser também de óptima qualidade, saúda-se portanto essa nova iniciativa, que como diz no subtítulo, pretende ser uma visão para uma nova Banda Desenhada portuguesa! Os meus maiores parabéns!

GEvan.. disse...

Nao conheço esta revista...Ainda é publicada? Onde a podemos encontrar?

Abraço

Geraldes Lino disse...

Paulo marques e Gevan: Leiam o "post" de 15 de Junho, com a entrevista a Corujo Zíngaro,uma das várias que já fiz a autores dessa revista que se publicou entre Abril de 1975 e Maio de 1976.
Afixei dois "posts" sobre a própria revista Visão, que podem encontrar no Arquivo, em 2005, Dezembro 10 e 11, e tenho estado a fazer entrevistas com alguns dos autores que nela colaboraram: Victor Mesquita (post de 2006,Maio,30), Pedro Massano (Maio,31), Isabel Lobinho (Junho,13)e Corujo Zíngaro (Junho, 15).

GEvan.. disse...

só um pequeno reparo quanto ao meu pseudonimo... Escreve-se "GEvan.." e nao "Gevan".

Obrigado

Geraldes Lino disse...

GEvan
Hoje, devido ao facto de ter afixado um novo "post" nesta rubrica, dei uma volta pelos antigos, e reparei na sua pergunta, e aqui fica uma resposta (de que, espero, tenha conhecimento.
A revista Visão foi uma publicação de BD (nada tendo a ver com a actual). Auqela a que faço referência teve 12 números publicados entre Abril de 1975 e Maio de 1976.
Se quiser saber mais alguma coisa da revista e de uns tantos colaboradores que entrevistei aqui no blogue, bastar-lhe-á clicar na coluna da esquerda na "home page" (onde diz "Categorias") e lá encontrará o item "Visão".
Por aí chegará a todos as postagens que fiz sobre o assunto, o que lhe dará algum conhecimento aderca dessa marcante revista.
Como, apesar de morar fora de Lisboa, já esteve presente na Tertúlia BD de Lisboa, a próxima vez que lá for telefone-me antes, porque terei muito gosto em levar, para você ver, um volume com esses 12 fascículos encadernados.
Uma das funções da tertúlia é exactamente a troca de conhecimentos sobre BD, sendo o acto de jantar apenas uma forma de conseguir a participação de três a quatro dezenas de bedéfilos, de forma a constituirem "quorum" para se justificar o momento de conversa com o Homenageado ou ao "Convidado Especial"