
Andreia Rechena (que costuma assinar ARechena, como se pode ver na base da vinheta acima reproduzida) é, com quase certeza absoluta, a primeira mulher-autora/artista de Banda Desenhada nascida em Monsanto (como ela diz: tenho de estar sempre a explicar que não é o Monsanto aqui de Lisboa, mas sim a aldeia de Monsanto, na Beira Baixa).
Esta monsantina, com talento e imaginação, anda por aí a fazer banda desenhada, a preto e branco ou a cores, conforme o suporte o permite, vai fazendo ilustrações, ultimamente está a deixar-se seduzir pela pintura..
A vinheta visível no topo do "post" (e, já agora, a prancha sob este texto) pertencem à bd Aldeia de Monsanto, com que Rechena colaborou no fanzine "24h Volta a Portugal em BD", uma edição alternativa bem concebida e realizada com bom gosto pelo activo dinamizador cultural que se costuma apresentar pelo pseudónimo "Phermad".

(deste fanzine há notícia completa no blogue http://fanzinesdebandadesenhada.blogspot.com
na data de 2006, Junho 27)
------------------------------------------
"Post" remissivo
Textos anteriores, dedicados a este tema Castelos na Banda Desenhada, podem ser vistos clicando no respectivo mês na rubrica Archives. Datas de publicação e outros elementos:
2006
(XII) Agosto, 4 - Fictício (8) - Autor: Carlos Roque
(XI) Julho, 13 - Sabugal - Autor: Manuel Morgado (desenho), Marcos Osório (arg.)
(X) Julho, 7 - Fictício (7) - Autor: Bilal
(IX) Maio, 26 - Fictício (6) - Autor: Walter Booth
(VIII) Abril 20 - Castelo de Almada - Autor: Victor Borges (des.), J. Machado Dias (arg.)
(VII)Fev.10 - Fictício (5) - Autor: F. de Felipe
(VI) Jan.18- Fictício (4) -Autor: Moebius
(V) Jan.06- Fictício (3) - Autor: José Morim
2005
(IV) Dez.22- Fictício (2) - Autor: Harold Foster
(III) Nov.17 - Castelo de Trancoso-Autor: Fernando Santos Costa
(II) Nov.10 - Castelo de Faro-Autor: José Garcês
(I) Nov.7 - Fictício (1) - Autor: António Vaz Pereira
6 comentários:
Também não me lembro de jogar matraquilhos no Foxtrot com outra autora de BD...
Não sei porquê mas não aprecio muito os trabalhos desta ilustradora quando a cores. Já vi alguns (embora não m lembro onde a não ser o da Sketchbook)
Quanto ao traço, plásticamente nao gosto muito mas aprecio-o bastante pela originalidade dele. Parece um contracenso mas é assim.
Um abraço ao Geraldes Lino!
(como pode ver nao estou aborrecido consigo e para o provar aqui deixo o meu comentário)
Olá Gevan
Mas por que motivo haveria de estar zangado comigo? Não foi esse o meu comentário. Apenas estranhei que tivesse deixado de ser um visitante-comentador assíduo, e tão pouco assíduo que nem tinha dito nada acerca da minha crítica à sua bd no [fanzine] "Sketchbook".
Amigo Geraldes Lino
Não cumpri (até hoje) a promessa de lhe enviar o último trabalho de BD publicado. Só agora surge essa oportunidade - e vá que, desta feita, seja de vez - enviando-lhe três exemplares dessa publicação, cada um em sua língua: português, castelhano e inglês.
Um grande abraço
Caro Geraldes. Eu percebi o que queria dizer nas mensagens...No meu post anterior "(como pode ver nao estou aborrecido consigo e para o provar aqui deixo o meu comentário)" estava apenas em tom de brincadeira a fazer uma breve referencia às nossas anteriores conversas em sms..
Eu por acaso vi na altura o seu comentario à minha BD e peço desculpa por nao ter dito nada. MAs como já "falamos" anteriormente, devido ao pouco tempo que tenho para visitar a net, ultimamente tenho-me limitado simplesmente a ler noticias e a fazer poucos comentários..
Um abraço!
Amigo Santos Costa
O que é isso, agora a tratares-me por "você"?
Agradeço-te a promessa de me enviares um exemplar dessa obra em três idiomas: português, castelhano e inglês.
Farei a devida referência aqui no blogue, por se tratar de tema que já iniciei, sob a rubrica: "Autores portugueses editados em língua estrangeira".
Um abraço.
GL
Enviar um comentário