
Entre 24 de Maio e 28 de Julho 2007, na galeria Municipal de Arte de Almada, está visitável a exposição Banda Desenhada no AR.CO.
Citando Jorge Nesbitt, um dos coordenadores do evento: "A presente exposição junta uma selecção de trabalhos de alunos e ex-alunos do departamento de Ilustração/B.D. que se destacaram pelas suas capacidadesde execução gráfica e narrativa na área da banda desenhada." Ou, como escreveu Nuno Saraiva - autor de mérito e professor de banda desenhada no AR.CO - em painel integrante da exposição: "(...) No início, os gestos andavam torpes. Já haviam banda-desenhado tiques, confessando influências e mimetismos no sketch-book. Depois, o traço e a alma ganharam ares de fórmula e lançaram-se sobre o complicado desafio. (...)"
No conjunto de reproduções expostas, em formato ampliado, podem ver-se pranchas de BD de autores-artistas individuais, como acontece com Francisco Lobo (que, numa das bedês, não criou o argumento, antes fez a adaptação literária de um conto de Max Aub), e Mafalda Casais, mas também de duplas compostas por desenhador-argumentista, casos de Edgar Raposo (desenho) e CM (argumento), Inês Casais (desenho) e Francisco Serra Lopes (argumento), Madalena Pereira (desenho) e Pedro Vieira Moura (argumento), Susana Carvalhinho (desenho) e João Paulo Cotrim (argumento), Tiago Albuquerque (desenho) e Rui Aires (argumento).
Há ainda outra vertente, a das duplas que dividem o argumento e o desenho entre si, em partes mais ou menos iguais, casos de Margarida Calão Rocha e Hauke Vagt, Rita Tátá e Tiago Tútú.
Resta mencionar o nome dos desenhadores que se basearam em tramas ficcionais desenvolvidas no "workshop" de argumento para BD do AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual), como aconteceu com Monia Nilson e Vasco Gargalo.


Curiosamente, neste blogue já se viram pranchas de BD de Francisco Sousa Lobo e Vasco Gargalo, ambos autores-artistas colaboradores da rubrica BD do jornal Mundo Universitário, que existe há dois anos sob coordenação deste mesmo bloguista (ver em http://divulgandobd.blogspot.com, nos "posts" de 2005-Out.13 e 2007-Maio 1, respectivamente). E se ainda não se viu nada de Susana Carvalhinho, não foi por não a ter convidado, quando nos conhecemos no lançamento do álbum Dias Eléctricos, em que ela colaborou.
Quanto à exposição: absolutamente imperdível, com a arte da narração figurativa em alto nível, apesar de montada num nível mais baixo :-). Isto em termos de altitude, claro, atendendo a que o amplo e bem iluminado local expositivo da galeria onde estão as obras de BD fica numa cave...
A Galeria Municipal de Arte de Almada situa-se na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, nº 74, e funciona de 2ª a 6ª das 10h às 12h30, e das 14h às 18h, no sábado apenas das 14h às 18h.
Um horário que permite, aos bedéfilos lisboetas e amantes da arte em geral, visitarem esta inesperada exposição.
Sem comentários:
Enviar um comentário