domingo, março 09, 2008

Banda Desenhada infantil portuguesa (VII) - Autores: Gui & Joca


As surpresas na BD portuguesa podem surgir onde menos se espera. Por exemplo. num modesto jornal paroquial da zona de Sintra, o Cruz Alta, todos os meses é publicada uma prancha de BD, umas vezes a preto e branco, outras a cores. 
O principal "suspeito" desta imprevisível façanha chama-se João Amaral (com o pseudónimo de Joca), sob argumento de uma mulher, que usa o pseudónimo Gui (mas que se chama Isabel Afonso, sei que posso dizer o nome, já o disse numa anterior postagem datada de 14 Agosto 2007).

Pasme-se! Há muito poucos argumentistas que escrevam para a Banda Desenhada, costumo chamar-lhes as avis rara, e não é que, longe dos circuitos habituais, está a formar-se uma argumentista? Registo a invulgaridade com muita satisfação.

De resto, já neste blogue tinha referenciado esta divertida série (no citado"post"), e dessa vez tinha lamentado que, usando o jornal o cromatismo, a banda desenhada protagonizada pela dupla Gui e Nô não tivesse esse privilégio. Mas desta vez, na prancha reproduzida no topo deste "post", eis que foi usada a quadricromia. Pela minha parte, como bedéfilo, agradeço. E também como bloguista, pois o "post" ilustrado policromaticamente fica mais bonito.
------------------------------------------
Para ver postagens anteriores relacionadas com o tema Banda Desenhada infantil portuguesa, agradeço que visitem as seguintes datas:

(VI) Março 4 - Autores: Agonia Sampaio e André Gomes
(V) Fev. 14 - Autor: Agonia Sampaio
2008

(IV) Agosto 14 - Gui & Joca
(III) Julho, 19 - José Abrantes
2007

(II) Agosto 5 - Carlos Roque
(I) Maio 22 - Pedro Morais e Luís Almeida Martins
2006

Sem comentários: