quarta-feira, março 19, 2008

Exposição de revistas de banda desenhada em Beja


Não tão voláteis como os fanzines, mas também instáveis e efémeras, as revistas de banda desenhada profissionais/comerciais marcaram indelevelmente várias gerações de apreciadores de BD. Alguns títulos mantêm-se inesquecíveis em absoluto, e fazem parte do imaginário de legiões de bedéfilos.
Tendo em consideração esta premissa, a Bedeteca de Beja tomou a iniciativa de organizar, numa das suas áreas expositivas (por acaso, a cafetaria, nada como ir vendo uma atraente mostra enquanto se toma café...), uma exposição de revistas de BD que incluem exemplares dos seguintes títulos (lista que me foi enviada por e-mail pelo Paulo Monteiro, activa eminência parda da dita cuja Bedeteca):
ABCzinho, O Mosquito, O Papagaio, O Senhor Doutor, Pim Pam Pum (suplemento do extinto jornal O Século), Diabrete, Cavaleiro Andante e respectivo suplemento O Pajem, Mundo de Aventuras, Tintin, Jornal do Cuto, O Grilo, Visão (de BD, 1975/76, nada a ver com a actual publicação homónima), Jornal da BD, O Mosquito - 5ª série (última até agora), Selecções BD (esta revista teve duas séries, fui colaborador de ambas, sei bem do que estou a falar... qual delas estará representada?), Lx Comics, Mesinha de Cabeceira, Quadrado.
Obviamente que esta lista é bem curta, faltando nela alguns títulos muito sonantes, designadamente Tic-Tac, Camarada, Fagulha, Gafanhoto, Papagaio, Jacto, Faísca, Falcão, Flecha, Foguetão (agarrando no F...), Pisca-Pisca, Titã, Zorro, Spirou, Lobo Mau, e ainda vários outros.
Em tempos, há já uns anos (atrás, como agora está na moda dizer-se, influência dos brasileiros, parece-me), organizei uma exposição em Amora, sob o título "Preciosidades da Banda Desenhada", onde expus números um e volumes de muitas destas revistas, portanto também dentro do espírito da que está agora patente em Beja.
Felicito os responsáveis pela iniciativa, além de os louvar pelo muito e bom trabalho que têm desenvolvido na área da BD. Ou não se chamasse Bedeteca o equipamento cultural onde tem assento esta realização, intitulada "Da ABCzinho à Mesinha de Cabeceira".
Apenas uma pequena dúvida em relação a este título: aparentemente, nele se estabelece um espaço temporal entre uma das primeiras e uma das últimas. Mas como Mesinha de Cabeceira surgiu como fanzine em 1992, e a Quadrado em 1993, por que motivo não foi seleccionado o título Quadrado para representar o mais recente título (isto não falando já das revistas Comix e Métal Hurlant, começadas a publicar em data posterior)...

Da ABCzinho à Mesinha de Cabeceira
Exposição de revistas de banda desenhada
Comics magazines in exhibition
De 29 de Fevereiro a 28 de Março
Bedeteca de Beja/Cafetaria da Casa da Cultura de Beja
de 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 20h00

Sem comentários: