terça-feira, janeiro 05, 2010

Rui Ramos - Síntese biográfica do Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa - 305º Encontro - Ano XXIV


1ª prancha (1 de 8)
Todas as pranchas reproduzidas pertencem à banda desenhada Horrores de Blackcreek Mountain, da autoria (desenho, argumento, colorização e legendagem) de Rui Ramos
2ª prancha (2 de 8)

3ª prancha (3 de 8)


7ª prancha (7 de 8)
------------------------------------------------------

Vinte e quatro anos, quase vinte e cinco, é o tempo que tem de "vida" esta tertúlia mensal dedicada à Banda Desenhada, único ponto de encontro do género que existe em Lisboa, quiçá em Portugal, tanto quanto se sabe.
Ali se reúnem mensalmente, cerca de cinquenta pessoas que gostam de BD, ou porque a fazem, ou porque a editam, ou porque a lêem.

Serve este intróito para relembrar os meus amigos bedéfilos que, hoje, primeira 3ª feira deste mês inaugural de 2010, lá estará a Tertúlia BD de Lisboa a cumprir a sua principal função: dar a conhecer pessoalmente um autor de banda desenhada, através da sua própria apresentação, e do diálogo que sempre se proporciona entre o autor e os participantes.
Hoje, o

Convidado Especial

é RUI RAMOS

e dele ficam aqui breves elementos biobibliográficos:

Rui Jorge Pinho da Silva Ramos
, Março de 1978, Porto


Licenciado em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - FCUP, encontra-se actualmente a terminar o doutoramento naquela universidade.


Frequentou cursos de BD no CIEAM (Lisboa), na Faculdade de Belas Artes do Porto, e um workshop de guionismo para BD.


Na área da Banda Desenhada, Rui Ramos coordenou uma equipa de desenhadores e argumentistas que realizou um fanálbum (uma variante dos fanzines), composto por seis episódios em 68 páginas a cores, editado em Junho de 2008, com o título Murmúrios das Profundezas, de que foi editor, mas também argumentista, desenhador, legendador e colorista de alguns dos episódios. Por exemplo: Horrores de Blackcreek Mountain (fez argumento e desenhos), Conflito de Titãs (escreveu o argumento), O Estranho Caso de Edgar Pickman (a colorização é dele), Transpor o Abismo (é o co-argumentista), Rua dos Remorsos (o argumento é de sua autoria).


O actual projecto em que está envolvido intitula-se Voyager, onde Rui Ramos tem colaborado com o eclectismo habitual nos episódios já visionáveis na blogosfera, visto que, tal como o primeiro, também este teve direito a um blogue.


Eis os dois endereços:

http://murmuriosdasprofundezas.blogspot.com/
http://voyagerbd.blogspot.com/
------------------------------------------------
Rui Ramos vem de Espinho, onde actualmente reside, a convite da Tertúlia BD de Lisboa.
-------------------------------------------------
Para se verem postagens anteriores, basta clicar na etiqueta Tertúlia BD de Lisboa, inscrita no rodapé

1 comentário:

Rui Ramos disse...

Olá caro Geraldes Lino!

Antes de mais, muito obrigado pelo convite que me fez para participar na tertúlia como convidado especial e pela exposição do meu trabalho no seu blogue.

Queria fazer uma pequena correcção.

O meu contributo para o conto Conflito de Titãs, foi um pouco mais complexa que argumentista.

A ideia e argumento são do Flávio Gonçalves, eu adaptei-os para linguagem de BD, ou seja, escrevi o guião com instruções relativas à composição das pranchas, descrição das vinhetas, etc.

Tudo para ajudar a Vanessa Bettencourt a realizar o seu trabalho artístico.