terça-feira, fevereiro 16, 2010

Acordo Ortográfico na Banda Desenhada e afins (IV)

Datas de publicação, no jornal Record, deste 1º conjunto de 4 tiras:
1ª - 16 Fev. 2010
2ª - 15 Jan. 10
3ª 24 Nov. 2009
4ª - 13 Nov. 09

Datas de publicação deste segundo conjunto de 4 tiras:
1ª - 12 Nov. 09
2ª - 28 Out. 09
3ª - 17 Out. 09
4ª - 29 Set. 09




Lembrete: para ler com facilidade o texto acima reproduzida, bem como os balões das tiras de banda desenhada, basta clicar em cima da imagem


O novo Acordo Ortográfico (AO) de 1990 (data oficial, claro...) está presente em cada uma destas tiras de banda desenhada (*), de que reproduzo apenas algumas, mas que são publicadas diariamente no jornal desportivo Record, o qual, desde o início de 2009, passou a usar o novo acordo ortográfico: e igualmente está presente na capa, contracapa, e ficha técnica do livro (editado em Portugal, em Setembro de 2009), "Os casos do Inspetor Zito".
Aliás, o AO vai-se insinuando, inexoravelmente (afinal, o dito cujo já está em vigor, oficialmente....), na Imprensa, na Literatura - como se vê nas imagens deste "post" - que, além das tiras de BD, exibe a capa do acima citado livro, pertencente a uma colecção dedicada às crianças, da editora portuguesa "Vogais & Companhia, Edições, Lda., Cascais.
Já não contando com pequenos focos de ignorância, ou de distracção - ou de displicência escolar na aprendizagem da disciplina de Português-, em esporádicos textos de alguns jornalistas, que por vezes escrevem (nos jornais que habitualmente leio - Público, i e Sol, de vez em quando o Jornal de Notícias (**), e agora o Record, mas este último está a usar as normas do AO), escrevem, repito, as palavras ecléctico e Árctico sem o c mudo ("eclético"? e "Ártico"?). Há, portanto, desde há muito, quem, sem se dar conta, esteja a usar a nova ortografia, que exclui as consoantes mudas, as tais não pronunciadas pelos falantes portugueses...
Será que, de facto, a "língua portuguesa é muito traiçoeira" (curiosa frase do Herman José, ou das Produções Fictícias, o que vem a dar no mesmo...), e o AO vem resolver muitos problemas de escrita aos mais desatentos?

(*) Tiras de banda desenhada pela sua linguagem e estética, através do uso dos balões e da sequencialidade das imagens; cartune, pelo espírito e finalidade com que as tiras são realizadas, tendo em mente a crítica localizada temporalmente.
(**) O Jornal de Notícias é para ver/ler a série "Zits" e os artigos sobre BD do meu amigo F. Cleto e Pina (aliás, Pedro Cleto).
-------------------------------------------
Quem estiver interessado em ver as postagens anteriores, poderá fazê-lo clicando no rodapé, na etiqueta "Acordo Ortográfico na Banda Desenhada"

Sem comentários: