sábado, março 06, 2010

Tertúlia BD de Lisboa (Ano XXIV) - Lançamento do álbum "Dog Mendonça e Pizzaboy" com a presença dos autores - 1º Encontro Extra (Encontro Nº 308)



Em cima: três surpreendentes pranchas, tanto pela composição como pelos desenhos, bem como pelo impressionante trabalho da colorização (páginas 67, 93 e 95).
Também digno de menção é a qualidade da legendagem, executado pela desconhecida nesta área da BD, a Pixel Reply.

Uma página dedicada ao making of, coisa muito comum nos filmes, um pouco menos na banda desenhada.
Neste plano de conjunto estão retratados personagens e autores, em imaginativa convivência.
Paula Diogo, figura feminina não autora nem personagem da bd, faz parte do staff de "O Pato Profissional Produções", e foi responsável pela produção.
(Ampliando a imagem, com o simples clic habitual, os meus amigos visitantes poderão ver os nomes, relacionados com números junto das figuras)

O texto de apresentação na badana escrito pelo realizador cinematográfico John Landis
Página de rosto

Capa do livro brochado (ou softcover)

AS INCRÍVEIS AVENTURAS DE DOG MENDONÇA E PIZZABOY é uma invulgar novela gráfica, realizada pela equipa luso-argentina formada pelo português FILIPE MELO - criador do argumento original, com a colaboração de PABLO PARÈS -, trabalho literário e ficcional finalizado por MARTIN TEJADA, que planificou o argumento na forma de guião, transformado por JUAN CAVIA em imagens sequenciais, finalmente coloridas por SANTIAGO VILLA, quatro cidadãos argentinos.
É por isso natural que Filipe Melo apresente a obra com as seguintes palavras:
"O livro que têm nas mãos é o resultado do trabalho intenso de uma pequena equipa ao longo de um período de cinco anos (...)"
Sob chancela de Tinta da China Edições, o invulgar livro de 120 páginas (em edições portuguesas de BD isto é uma raridade), todo em quadricromia, impresso em papel couché de elevada gramagem, com as medidas 16,5x24cm, num formato próximo do comic book, é uma surpreendente e inesperada peça de elevado nível gráfico.
O categorizado Fantasporto, festival portuense - ou melhor: nacional - de cinema fantástico e "gore" teve as primícias do lançamento do livro BD no dia 5 deste mês de Março.
Seguir-se-ão novas apresentações públicas, mas o que por agora me interessa focar (por razões óbvias:-) é a do dia 9, na Tertúlia BD de Lisboa.
Estarão presentes os autores mencionados (excepto Pablo Parès) para serem CONVIDADOS ESPECIAIS desta já antiga associação informal.
Como habitualmente, o Encontro iniciar-se-á pelo jantar, entre as 20h e as 21h30, tendo depois o seguinte alinhamento:

- Início, às 21h30 do Sorteio interactivo de BD, com peças de banda desenhada oferecidas pelos "tertulianos" e a eles atribuídos, portanto em circuito fechado. Como já tenho dito em vezes anteriores, uma das finalidades deste sorteio é a de permitir o contacto dos participantes, no momento da entrega da peça pelo ofertante ao bedéfilo bafejado pelo acaso do sorteio.
Entre as peças sorteadas há sempre um desenho original do Convidado Especial, e desta vez haverá um de Juan Cavia, e outro de Santiago Villa, que também é desenhador, além de ser colorista, desta vez.

- Às 22h30 haverá o momento de tertúlia, através da auto-apresentação dos autores e respostas às perguntas dos presentes, momento que será antecedido pela entrega de um DIPLOMA a cada um dos autores.

- Entretanto, estará à venda o álbum, pela presença do representante da livraria coimbrã Dr. Kartoon (o crítico, argumentista e divulgador João Miguel Lameiras)

- A decorrer desde o início estará o Comic Jam, que contará com a participação de seis desenhadores entre os muitos presentes (Juan Cavia, quase de certeza), cada um a traçar uma vinheta;

- Também em simultâneo, serão distribuídos os fanzines gratuitos Tertúlia BDzine (desta vez com uma bd de José Abrantes) e Folha Volante.

- Com início às 23h haverá uma sessão de autógrafos, que terminará cerca da meia noite (a tertúlia costuma finalizar às 23h, mas desta vez haverá um agradável prolongamento!).
-------------------------------------------------
Brevíssimas sínteses biográficas

Filipe Melo, nascido em Lisboa há trinta e dois anos, foi detido, ainda muito novo (aos quinze!) por pirataria informática, o que abona em favor da sua precoce perícia nas novas tecnologias. A injustiça da lei - há coisas que ela não autoriza que se seja bom, pronto ... - fez com que, em seguida, se dedicasse a algo mais bem aceite pela sociedade, a de pianista, embora tenha optado pelo jazz, tipo musical ainda olhado de soslaio.
Fazendo profissão dessa música, jazzística, demonstrou o seu eclectismo iniciando-se também na actividade cinematográfica, tendo fundado O Pato Profissional, produtora independente dedicada ao género fantástico, para a qual produziu, escreveu e realizou I'll See You in My Dreams, fita vencedora do Fantasporto 2004, e na área da televisão realizou Um Mundo Catita, protagonizado brilhantemente pelo nosso comum amigo, o cantor, pintor e entertainer Manuel João Vieira.
Noutra faceta, e em resultado da sua contínua movimentação, Filipe Melo está integrado na direcção do Hot Clube de Portugal, frequenta um mestrado na Escola Superior de Música, lecciona Piano e Harmonia em dois locais distantes entre si, Universidade de Évora e Universidade Lusíada.
Por conseguinte, os quadrantes em que anteriormente podíamos encontrá-lo - Jazz, Cinema e Ensino - ficaram agora ainda mais diversificados, com a sua estreia como argumentista na Banda Desenhada (na obra As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, acabada de ser editada em álbum de 120 página) ainda suficientemente novo, o que permite esperar dele muita produção nesta área, e tal irá acontecer com a passagem da sua trama ficcional para um próximo livro de BD, já com título escrito na cabeça do Filipe: Dog Mendonça e Pizzaboy - Apocalipse.
---------------------------------------------------
Juan Cavia, argentino, tem talento inato para desenhar, o que não impediu que tivesse frequentado aulas de desenho, em especial de anatomia humana e perspectiva, duas componentes fundamentais para quem sonha fazer banda desenhada.
Durante onze anos, Juan Cavia desenvolve aas suas aptidões naturais em pintura, desenho, composição, dinâmica, e diversas técnicas de representação.
Depois do ensino secundário decidiu estudar Cinema, mas entretanto foi trabalhando como "storyboarder" e "concept designer" para produtoras de publicidade.
Desde 2005 que exerce a função de director de arte para Cinema, Publicidade e Teatro, e agora, pela primeira vez, entrou na Banda Desenhada - As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy - logo com trabalho de singular qualidade.
---------------------------------------------------
Santiago Villa, nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1986.
Fez estudos de Artes Visuais no Instituto Nacional de las Artes, na sua cidade natal. Logo após terminado o curso, lançou-se num de Cinema de Animação, no Image Campus.
Trabalha actualmente como ilustrador, artista conceptual, storyboarder e animador para cinema e vídeojogos.
Colaborou recentemente no filme El Secreto de Sus Ojos, nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. E, last but not the least, acaba de participar pela primeira vez numa banda desenhada como colorista da novela gráfica - As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy -, fazendo uma notável colorização.
--------------------------------------------------
Martin Tejada, Buenos Aires, Argentina, 1983.
Tem-se notabilizado em diferentes áreas artísticas, designadamente no campo dos vídeos, o que faz desde os 23 anos.
Também no Cinema o seu nome já ganhou visibilidade ao fazer o script para o filme Vengador, que foi distinguido com um prémio pela Embaixada de França na Argentina.
Como argumentista/guionista, Tejada tem escrito para a publicidade, para séries de TV e para filmes, tendo agora alargado o seu campo de actividade literária para a Banda Desenhada - uma antiga paixão nunca antes concretizada - ao fazer a adaptação para guião do argumento da novela gráfica luso-argentina (embora seja classificável como portuguesa por ter sido editada em Portugal), As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy.
------------------------------------------------
Participantes neste encontro da TBDL (por ordem alfabética):
.
1. Adelina Menaia; 2. André Conceição; 3. André Oliveira;
4. António Carichas; 5. António Isidro; 6. Cláudia Pinto;
7. Elisa Canário; 8. Fernando Martins; 9. Filipe Melo;
10. Frederico Carvalho; 11. Gabriel Martins; 12. Gastão Travado;
13. Geraldes Lino; 14. Hugo Teixeira; 15. Inês Mendes;
16. João Figueiredo; 17. João Miguel Lameiras; 18. João Vasco Leal; 19. José Abrantes; 20. Juan Cavia; 21. Luís Filipe Lopes;
22. Luís Salvado; 23. Manuel Canário; 24. Manuel Valente;
25. Marc Figueiredo; 26. Martin Tejada; 27. Miguel Marreiros;
28. Miguel Velez; 29. Milhano; 30. Moreno;
31. Nuno Amado "Bongop"; 32. Pedro Bouça; 33. Pedro Passaporte; 34. Rui Domingues; 35. Santiago Villa; 36. Sílvia Ribeiro;
37. Sónia Fragoso; 38. Vidazinha

1 comentário:

vigilant disse...

BD "As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy"

Making of
http://www.youtube.com/watch?v=m5h-z_ZF3Qs

Trailer
http://www.youtube.com/watch?v=P_5UbihfM0c

Entrevista Filipe Melo
http://videos.sapo.pt/b4h9TJ1uBzNjfEPNSmv5

Site Dog/Pizzzaboy
http://dogpizzaboy.altograu.com

Blog/Notícias
http://dog-pizzaboy.blogspot.com

E que venha o segundo volume! (Apocalipse)