segunda-feira, março 01, 2010

C. Moreno - Síntese biográfica do Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa - Ano XXIV - 307º Encontro


No Reino das praias foi a primeira banda desenhada a cores da autoria de CMoreno, título do episódio concebido e realizado (argumento, guião, desenho, colorização e legendagem) por ele para a obra colectiva Sonhos de Nemo no Século XXI, publicada no fanzine Efeméride (nº 1- Outubro de 2005)


Em cima: as duas pranchas iniciais do "pastiche" Astérix e Obélix em Lisboa, também publicado no Tertúlia BDzine, fanzine gratuito distribuido na Tertúlia BD de Lisboa.


Capa da paródia Tintim Missão em Lisboa
(Aqui que ninguém nos ouve, Moreno, tens a certeza que o eléctrico nº 18 vai mesmo para a Ajuda, ou é pormenor imaginário?)
 (Vale a pena clicar em cima para ampliar, e poder apreciar melhor os 
pormenores)


A última de quatro pranchas dedicadas ao "pastiche" Tintim Missão em Lisboa, em 1999, ano em que na Tertúlia BD de Lisboa foram publicados doze episódios apócrifos, um cada mês, no fanzine gratuito Tertúlia BDzine, com distribuição restrita aos participantes naquela associação informal.


Um gag em duas tiras, sob o título Mecânicos à força, foi a primeira bd publicada, sob a assinatura C.Moreno (ou CMoreno, como na realidade o autor assina).

Como habitualmente, sempre na primeira 3ª feira de cada mês, realiza-se mais um encontro da Tertúlia BD de Lisboa. A componente mais importante é a auto-apresentação do autor de BD que está na posição de Convidado Especial (*), e o diálogo que os participantes estabelecem com ele.
Neste encontro teremos como

CONVIDADO ESPECIAL,
C. MORENO

Carlos Alberto Moreno Martins, Março de 1950, Louriçal do Campo (Beira Baixa).
Possui o Curso Industrial, e fez a Secção ao Instituto Industrial. É desenhador de construção.
Iniciou-se tardiamente
na BD, fazendo a paródia em quatro pranchas a preto e branco, Tintim Missão em Lisboa, para o fanzine Tertúlia BDzine (nº 28 - Dezembro de 1999).


Três anos mais tarde, em Dezembro de 2002, faz o episódio Mecânicos à força, um gag em duas tiras, a preto e branco, para o fanálbum Novas 'fitas' de Juca & Zeca.

Em Outubro de 2005 executa a sua terceira bd (numa prancha em formato A3 e a cores) intitulada No Reino das praias, incluída na obra colectiva Sonhos de Nemo no Século XXI, no nº1 do fanzine Efeméride.
Esta prancha, tal como todas as restantes da obra paródica, estiveram em exposição no Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, na edição de 2005.

Numa segunda colaboração para o Tertúlia BDzine (nº 121, Janeiro 2008), C. Moreno desenha, sob argumento de G. Lino, a paródia Astérix e Obélix em Lisboa.

Em mais uma colaboração no fanzine Efeméride (nº4 - Janeiro 2009), é de novo autor completo (fez argumento, guião, desenhos, legendagem e colorização) do episódio O Convite, de prancha única, para a obra paródica colectiva Tintim no Século XXI.

(C. Moreno integra-se no 4º parágrafo das normas estabelecidas para os Convidados Especiais).

---------------------------------------
(*) Este ciclo de CONVIDADOS ESPECIAIS, a decorrer permanentemente desde Junho de 1985, tem a finalidade de distinguir, com DIPLOMA DE INCENTIVO, gente da BD, a vários níveis:

1) Autores jovens em princípio de carreira, mas com obra publicada - embora porventura escassa - quer em fanzines, jornais, revistas ou, eventualmente, em álbum (por edição alternativa, seja com apoio autárquico ou de empresa privada, até mesmo em edição de autor).

2) Autores já com obra significativa, mas demasiado novos para serem homenageados.

3) Autores que fizeram banda desenhada, de forma esporádica, há uns tantos anos, tendo desistido da BD e optado por diferente actividade (incentivo de tipo retroactivo).

4) Desenhadores adultos que só tardiamente tiveram BD editada, sendo-lhes dado este incentivo pela TBDL, independentemente da sua idade.

--------------------------------------------------------------------------------------
Para se verem as numerosas postagens relacionadas com este tema, basta clicar no item Tertúlia BD de Lisboa, inscrito no rodapé

Sem comentários: