sábado, setembro 04, 2010

Acordo ortográfico na Banda Desenhada e afins (IX)




Também à crítica de banda desenhada já chegou o Acordo Ortográfico. No JL-Jornal de Letras, Artes e Ideias, está em vigor desde há algum tempo, e os excelentes textos de João Ramalho Santos - um dos melhores críticos actuais de BD - são publicados respeitando o acordo, embora as alterações ortográficas não sejam feitas por ele próprio, mas por especialista interno daquele respeitável quinzenário.

Detecte-se o A.O. no seguinte excerto (imagem de cima, do texto intitulado "Segredos aos Quadrado"
"Usar um género para falar de uma linguagem é sempre arriscado, no sentido em que as fórmulas, expetativas e clichés do primeiro podem contaminar as potencialidades da segunda. (...)"

E também no excerto retirado da crítica intitulada "Vida"

"A Associação Ao Norte, de Viana do Castelo, desenvolve um trabalho cultural notável do âmbito (entre outras coisas) do cinema documental e da ligação Cinema-BD (através do projeto O filme da minha vida). (...)
--------------------------------------------------
A maioria dos visitantes da blogosfera sabe que para poder ler um texto reproduzido num "post", é necessário clicar sobre a imagem.
Mas, para ampliar ao máximo, permito-me chamar a atenção para a necessidade de voltar a clicar quando surge o ícone de ampliação (lente com sinal +).
Permito-me dizer-lhes que vale a pena fazer isso para estes textos, não só para os ler, mas também para detectar os vocábulos em que está a ser usado o novo acordo ortográfico (levem isto à conta de "quiz" ortográfico).

Sem comentários: