quarta-feira, setembro 22, 2010

Conversas Soltas sobre Banda Desenhada(III) Conteúdos de blogues que dariam álbuns de BD






Pergunto-me por que motivo nunca passou a álbum de banda desenhada o conteúdo de um qualquer blogue com BD. Isto porque há blogues - ou melhor, textos em blogues - que dão livros.
Mais linearmente: com tanta BD publicada na blogosfera, não haverá nenhuma que mereça a atenção de uma editora?

Estou a lembrar-me, por exemplo, de Van Dog (1) e de A Dupla Personalidade (2), que dariam divertidíssimos álbuns de tiras de banda desenhada, a editar no formato oblongo, dito italiano.

Dir-me-ão que o número de compradores seria bem inferior ao dos que visitam qualquer blogue com BD. Mas seria muito mais durável o seu tempo de vida, tendo em conta quão efémera é a visibilidade concreta no suporte virtual da blogosfera (a obra fica lá, mas quem é que a vai ver passados dias, já perdida nas postagens anteriores?) Além de que há ainda muita gente que prefere ver a BD editada em papel (felizmente!).

Esta coisa de passar ao papel o conteúdo de blogues, evidentemente que já tem antecedentes há muitos anos.
Então porquê esta conversa (solta...) agora?
Porque, no jornal i de hoje, li um artigo que começava assim:

"'Pssht...Ó menina! Queria uma cerveja aquecida, se faz favor'. De blogue a livro. Vera Agostinho, empregada de mesa há quatro anos (...)"

Quem é esta personagem de seu nome Vera Agostinho, perguntará o leitor. Resposta: trata-se da autora do livro intitulado exactamente Pssht... Ó menina - As aventuras de uma empregada de mesa, é licenciada em Comunicação Social e arranjou emprego num restaurante (se calhar, no mercado de trabalho há mais necessidade de empregados de mesa do que de licenciadas em Comunicação Social, digo eu...)

E foi já a servir refeições que resolveu, em 2008, criar um blogue (3) onde passou a descrever os episódios mais divertidos ou mais desconcertantes.
A qualidade literária dos seus textos, bem como a piada de muitos deles, chamaram a atenção de uma editora, que lançou o livro em Julho.

E repito a pergunta: quando é que coisa semelhante acontecerá a um autor de BD e às suas bandas desenhadas (em tiras ou pranchas) publicadas num qualquer blogue ou "site"?

(1) http://www.vdcartoons.blogspot.com/ (ver duas tiras no topo do "post", datadas de 22/8 e 12/9, de baixo para cima)
(2) http://aduplapersonalidade.blogspot.com/ (ver duas tiras - nºs 405 e 406, sim, tiras nºs 405 e 406,que produtividade! - no topo do "post")
(3) http;//psshtomenina.blogspot.com----------------------------------------------------------- 
Para ver postagens anteriores deste tema, basta clicar na etiqueta "Conversas Soltas sobre Banda Desenhada" visível no rodapé

5 comentários:

Alvaro disse...

€?

Anónimo disse...

Ó carapau!
Desde quando há editoras interessadas em "material" de BD nacional? pessoalmente, já nem me atrevo a tentar marcar entrevistas para isso! Tenho material para uns quatro álbuns de BD de aventuras (ao meu género!) e o dobro para livros ilustrados, bem guardadinhos no meu disco externo!

José Abrantes

Geraldes Lino disse...

Ó baleia azul! Eu sei bem - tu sabes nelhor, reconheço, pq já tiveste a teu cargo a editora "Baleia Azul", daí teres ganho a alcunha acima mencionada :-) tb sei, repito, a relutância das editoras em arriscar na edição de BD de autores portugueses.
Mas como se trata de novidade, essa de editar conteúdos de blogues na área literária, resolvi agitar as águas e expremi o desejo de que o mesmo acontecesse com a BD. Achas mal?

pco69 disse...

http://www.lucabd.com/

E porque não juntar dois, três ou mais blogs no referido livro?

Insert Name Here disse...

Boas!

Vejo que tem bastante interesse em BDs nacionais, e bastante conhecimento na área, por isso gostaria de convidá-lo a visitar o meu blog onde tenho estado a tentar criar uma webcomic, da qual gostaria de ter a sua opinião sincera.

Espero que goste :) mas mais que tudo procuro uma opinião imparcial.