segunda-feira, julho 04, 2011

Tertúlia BD de Lisboa



Nelson Martins (Alhos Vedros, 1973) é essencialmente "webdesigner", sua actividade profissional. Mas desde muito cedo demonstrou gosto por fazer banda desenhada, o que o levou a participar num concurso de BD em 1987 - onde obteve o 1º prémio - e a colaborar em suplementos de jornais - DN Jovem, do Diário de Notícias, por exemplo - e em fanzines, um dos quais, o Comtrastes, editado pelo actualmente bem conhecido João Fazenda, seu colega nas Belas Artes.

Até que, em 2010, conseguiu aquilo que é um dos maiores anseios de qualquer autor de banda desenhada: ser editado em álbum. O que, caso invulgar, lhe aconteceu através de uma editora da Bélgica, apesar de viver em Portugal.

Nelson Martins vai ser o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, na edição de 5 de Julho, e falará dessa sua experiência no momento de tertúlia propriamente dito.
--------------------------------------------

NELSON MARTINS

Biobibliografia

Nelson Manuel Gonçalves Martins nasceu em Alhos Vedros, a 14 de Abril de 1973.

Obteve o curso de Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, completado em 1996.

Trabalha actualmente como freelancer de webdesign, animação e ilustração.

Desde muito cedo que sentiu gosto por fazer banda desenhada, não sendo de estranhar que tenha participado em 1987 no V Concurso Nacional de Banda Desenhada, organizado pelo Clube Português de Banda Desenhada, em que obteve o 1º Prémio. E em 1991 foi o vencedor, na categoria de BD, do evento "Pavarte", organizado pela Escola Secundária Padre António Vieira.

Dando o seguimento possível a essa tendência, colaborou regularmente no suplemento DN Jovem, do jornal Diário de Notícias, com bandas desenhadas autoconclusivas de prancha única e cartunes, entre 1990 e 1995. Neste suplemento obteve, em 1994, o 1º Prémio no concurso "Mundial de Futebol".

Também nessa década de noventa colaborou no jornal Correio da Manhã, numa secção aberta aos leitores (tal como acontecia no DN Jovem), onde foram impressas bandas desenhadas e cartunes de sua autoria. E no semanário regional setubalense Actual, nos anos 1991 e 1992, publicou bedês curtas.

Numa área que cedo o interessou, o humorismo por imagens, alcançou o Prémio Humor no VII Salão Livre/94, com uma bd de prancha única.

Voltou a fazer BD na primeira vez que colaborou num fanzine, o Comtrastes (nº1 - Out. 93), editado pelo agora bem conhecido João Fazenda, colega então nas Belas Artes. A sua colaboração consistiu numa bd de duas pranchas, a preto-e-branco, intitulada "A Fotografia".
Repete agora, dezoito anos mais tarde, a colaboração num fanzine, o Tertúlia BDzine (nº 163 - Julho 2011), com uma bd em quatro pranchas, a cores, "Lig & Mandu - Os Crápulas da Montanha - A Alegoria do Palhaço", em que teve a colaboração no argumento de Pedro Couto e Santos.

Mas o grande momento na sua ainda curta carreira na BD deu-se em Junho de 2010, ao ser editado em álbum, na Bélgica (pela Joker Éditions) a banda desenhada Tout sur les Célibataires ("Tudo sobre os celibatários", ou antes, entrando pelo registo humorístico, poder-se-á traduzir o título livremente por "Tudo sobre os solteirões"), em que teve a colaboração do argumentista Valéry Der-Sarkissian.

Tem participado na internet com regularidade. Em co-produção com Pedro Couto e Santos desenhou tiras de BD para a série "Os Especialistas", na revista online Digito.pt em 1998; a série "País dos Sapos", para o Sapo.pt; e aquela mesma série "Os especialistas" também para o Sapo.pt (canal de tecnologia), presente em http://www.nitrodesign.com/especialistas.

Ainda na internet, a sua colaboração actual é para a DGIDC - Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, através de uma tira semanal de BD no "site" http://www.seguranet.pt/

O seu portefólio está alojado em http://www.tintadachina.com/

Reconhecimento público: hoje, 5 de Julho de 2011, é o Convidado Especial da Tertúlia BD de Lisboa, com direito a Diploma de Incentivo.

------------------------------------------
Registo de presenças

1. Abílio Pereira
2. Álvaro
3. Ana Saúde
4. Ana Vidazinha
5. António Amaral
6. Bruno Martins
7. Falcato
8. Geraldes Lino
9. Helder Jotta
10. Hugo Teixeira
11. João Sá-Chaves
12. João Sequeira
13. Luís Graça
14. Luís Ramos
15. Manuel Canário
16. Manuel Valente
17. Maria José Pereira
18. Miguel Ferreira
19. Milhano
20. Moreno
21. Nelson Martins (Convidado Especial)
22. Nuno Duarte "O Outro Nuno"
23. Nuno Neves
24. Paulo Gonçalves
25. Paulo Marques
26. Pedro Bouça "Hunter"
27. Pepedelrey
28. Rui Batalha
29. Rui Domingues
30. Rui Rôlo
31. Sandra Rosa
32. Simões dos Santos
33. Teresa Cardia

Sem comentários: