quarta-feira, setembro 07, 2011

Festivais, Salões BD e afins - (Viseu) - BD 2011

Vários heróis da BD - - Mafalda, Tintim, Spirou, Obélix, Tex, Marsupilami, Schtroumpfs (ou Smurfs, para quem preferir o nome americanizado) - preenchem o divertido cartaz, da autoria de António Mata, que anuncia o XVII Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu.
. .
Actualmente, trata-se do único evento dedicado à BD a norte de Lisboa. Apesar de algumas interrupções, o Salão viseense tem conseguido sobreviver a diversas dificuldades e constrangimentos, graças ao apoio do GICAV - Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu, sendo que, desta vez, estabeleceu uma parceria com a Expovis.

Com inauguração a 10 de Setembro, sábado, pelas 17h, no Pavilhão Multiusos da Feira de S. Mateus - onde conto estar presente -, o Salão BD estará aberto até 21 do mesmo mês.

A duração de doze dias permitirá aos apreciadores de BD viseenses, bem como aos forasteiros, uma visita atenta às várias exposições, concentradas no núcleo expositivo da Feira de S. Mateus, com excepção da que é dedicada a Corto Maltese.
Já agora, um reparo: faria todo o sentido que a figura de Corto estivesse representada no cartaz, coisa que, estranhamente, não acontece. Terá havido problemas de direitos de imagem? Mas, nesse caso, a figura de Tintin ainda é mais susceptível de melindres com os detentores dos direitos, o casal Nick e Fanny...

Continuando a falar do conteúdo do Salão, é inquestionável que os interessados na arte da Narração Figurativa terão a possibilidade de visionar reproduções de pranchas de BD de diversas obras, incluídas nos seguintes temas:

- 2º Centenário do historiador e escritor Alexandre Herculano
Compõem este tema imagens da autoria de vários autores portugueses, a saber: Fernando Bento, Jobat, Victor Mesquita, José Ruy, Eduardo Teixeira Coelho, José Garcês, José Antunes, Baptista Mendes, Augusto Trigo, José Pires.

- As Cidades do Velho Oeste (Tex)
Concretamente, "As Cidades do Tex" é a obra que constituirá a base da citada exposição.
A propósito desta mostra, Fabio Civitelli estará presente em Viseu. Será a única participação de autor estrangeiro no evento.

- As Cidades dos Sonhos (em redor das obras de Schuiten e Peeters)

Uma exposição que constitui homenagem a esta obra singular, representativa do sofisticado nível estético atingido pela banda desenhada europeia, bem representados pela dupla François Schuiten (desenhador) e Benoit Peeters (argumentista).

- Cidades da Ambição - Cenários Intemporais

Exposição constituída por imagens de grandes nomes da BD europeia, entre os quais Didier Convard e Gilles Chaillet (VINCI), e Milo Manara/Jodorowsky (BÓRGIA).

- Cenários Intemporais - Portugal

Nesta mostra estarão imagens de Banda Desenhada da autoria de Eugénio Silva, José Garcês, Luís Louro, Victor Mesquita, José Ruy, José Pires, Filipe Andrade (sob argumento de Filipe Pina) e Luís Correia. Também de Ilustração - aliás de extraordinário nível - de Luís Diferr, que trabalhou sob supervisão de Jacques Martin, na obra "Portugal".
.
- Eugénio Silva - Prémio Anim'Arte BD 2010
Exposição constituída por imagens extraídas de várias obras deste autor, cujos títulos mais representativos são "Matias Sándor", "Eusébio o Pantera Negra", "Inês de Castro" e "O Crime de Arronches", este último baseado numa peça teatral de Henrique Lopes de Mendonça.

- Tintin - Hergé
Sob produção do Arq. António Mata, o herói da poupa e restantes comparsas - onde sobressaem o Capitão Haddock e o cão Milou - estarão presentes em Viseu.

- As Cidades nas aventuras de Alix
Nesta exposição comissariada pelo Dr. Luís Fernandes, os visitantes do Salão terão ocasião de percorrer, visualmente, cidades antigas, reais ou imaginadas, desde Roma à "cidade proibida" dos imperadores chineses, pertencentes ao percurso urbano das aventuras de Alix Graco, herói criado por Jacques Martin (falecido em 2010).

- Fábula de Veneza
Cenários urbanos, especificamente de Veneza, visitada por Corto Maltese na obra "Fábula de Veneza", constitui o fulcro da exposição dedicada à notável personagem criada por Hugo Pratt, patente num bar/restaurante de Viseu, "O Lugar do Capitão", que Pratt e o seu alter-ego Corto decerto gostariam de conhecer, se tivessem estado em Viseu, nas suas andanças pelo mundo.

Conto lá ir ver a exposição e jantar, juntando assim o útil ao agradável...

-------------------------------------------------
Aviso aos visitantes menos experientes
Para ampliar convenientemente a ilustração do topo, terão de clicar duas vezes em cima do cartaz: uma, para a primeira ampliação; a seguinte, já com o cursor em forma de lente, para ampliar ao máximo.

Sem comentários: