quarta-feira, setembro 28, 2011

Ilustração por autor de BD (III) - Victor Mesquita



Os dois tomos da importante obra de BD, Eternus 9 ("Um Filho do Cosmos" e "A Cidade dos Espelhos"), fizeram de Victor Mesquita um autor de grande prestígio na banda desenhada portuguesa.

Todavia, como a BD em Portugal é uma arte maldita, escassamente editada e mal remunerada, Mesquita, para conseguir sobreviver unicamente à base do desenho, numa atitude meritória e corajosa, decidiu fazer umas tantas ilustrações dedicadas a Super-Heróis, para enviar à Marvel. Anda a fazer pela vida, que na área das artes em geral, nunca é fácil.

E enquanto aguarda resposta - negativa ou positiva, mas hão-de dizer alguma coisa -, o meu amigo Victor Mesquita decidiu pôr ilustrações dessas à minha disposição, para eu as divulgar neste blogue.
É o que estou exactamente a fazer, e aqui ficam para apreciação dos visitantes...

E para ver as imagens ampliadas, sabem o que têm de fazer: clicar-lhes em cima, e tornar a clicar com o cursor já em forma de lente.

----------------------------------------------------
VICTOR MESQUITA

Biobibliografia

Victor Manuel da Silva Mesquita nasceu em Lisboa, a 18 de Abril de 1939. Como habilitações literárias possui frequência do Curso Industrial.

Victor Mesquita estreou-se na BD em 1957, com Nos Caminhos do Passado, uma banda desenhada cujo argumento tinha sido escrito por José de Oliveira Cosme, e que foi publicada na prestigiada e popular revista Mundo de Aventuras.

Foi depois para Moçambique, viveu também na África do Sul, mas voltou a Lisboa e à BD, e em 1973 estava a colaborar na revista Jacto, com a adaptação à figuração narrativa da vida de uma personagem histórica, dando-lhe o título de Viriato.

Ainda nesse mesmo ano, na revista Cinéfilo, aparece a bd Navegadores do Infinito, que voltaria a ser reproduzida nas revistas Mosquito (V série) e Selecções BD (1ª série, nº 12) e num álbum.

Em 1 de Abril de 1975 surge a revista Visão, onde, apenas nos primeiros cinco números (sairia em seguida), desenvolveria intensa actividade: seria director, colaboraria como argumentista com os desenhadores André e Zé Paulo, e como autor completo (desenhador e argumentista) iniciaria a sua obra de referência Eternus 9, mas faria também Matei-o a 24, ambas as obras inacabadas na revista, vindo a terminar mais tarde a primeira, de forma a poder ser publicada em álbum em 1979. Nesse mesmo ano colaboraria na revista infantil Fungagá da Bicharada, com a bd Um por todos...todos perus, sob argumento de Júlio Isidro.

Editado em 1984, fora dos circuitos habituais, sob o apoio de um banco português, Oito Séculos de História de Portugal foi um livro bilingue (português e francês), uma raridade editorial em que colaboraram vários autores, franceses e portugueses, Victor Mesquita entre eles.

Onze anos depois, em 1995, voltaria a ser publicado, pelo álbum Trilogia com Tejo ao fundo, composto por três episódios: Navegadores do Infinito (repetição, agora a cores), A Ilha da Bruma, outra repetição, visto que tinha sido editado antes na revista-suplemento do semanário Expresso, tal como acontecera ao terceiro episódio do álbum, O Homem que não se chamava Hemingway.

Em 1996 o seu nome surge de novo, dessa vez incluído num álbum colectivo intitulado Síndrome de Babel e Outras Estórias, sendo dele a bd que deu título ao álbum. Posteriormente, em edição de autor, foi publicado em livro o conto Síndroma de Babel, que tinha servido de base à banda desenhada homónima

Em Outubro de 2008 é publicada uma nova edição de Eternus 9. Um Filho do Cosmos, por uma editora que se preparou de imediato para lançar a sequela Eternus 9. A Cidade dos Espelhos, novidade editorial que aconteceu em Outubro de 2010.

A propósito destes dois andamentos de Eternus 9, Victor Mesquita fez uma palestra na Tertúlia BD de Lisboa no dia 1 de Março de 2011.
No mesmo encontro participou no "Comic Jam" intitulado "No dia em que...", criando a vinheta inicial desse "cadáver esquisito" que se realiza mensalmente na TBDL.

No que se refere a participação em exposições, pranchas originais ou reproduções fotográficas de obras suas estiveram patentes em várias, uma das quais em França, em 1998, no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême, e outra na mostra colectiva "Tinta nos Nervos", no Museu da Colecção Berardo/Centro Cultural de Belém, entre Janeiro e Março de 2011.

---------------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema - em que já entraram Luís Diferr e Nuno Saraiva - poderão ter acesso a elas clicando no item Etiquetas: Ilustração por autor de BD inserido na caixa que está aqui por baixo no rodapé

2 comentários:

João Figueiredo disse...

Na ilustração do Hulk aparece também o Thor, filho de Odin. Grande Abraço.

Filipe "Ninja" Frade disse...

Passe o tempo que passar vitor mesquita é um inquestionavel mestre.
Creci a amar a sua arte e ele foi a minha 1ªreferência Portuguesa eternus9 e os trabalhos na visão, foram os meus contactos com a sua arte ainda antes de desenhar...estas ilustrações fizeram me ainda amar mais esse trabalho parabéns meu caro, é unico e brutal!!