quinta-feira, novembro 28, 2013

Festivais, Salões BD e afins - (Paris) - SoBD 2013



Salon de Bande Dessinée de Paris e Salon des Ouvrages Sur la BD, dois salões óbvia e visivelmente dedicados à Banda Desenhada, generalista o primeiro, especializado sobre obras de BD o segundo, resolveram geminar-se, digamos assim, e adoptar para o conjunto a sigla SoBD, apresentando-o na presente edição como SoBD2013, a decorrer em 29 e 30 de Novembro, e 1 de Dezembro.

E porquê falar em especial deste evento, quando em França se realizam anualmente umas dezenas? Por um pormenor invulgar, que poucas vezes tem acontecido (*): Portugal vai estar representado nele por dois especialistas de BD, Leonardo De Sá - investigador, historiador  e dicionarista -, e Pedro Vieira Moura - ensaísta, crítico e blóguer.   

O SoBD, único salão parisiense dedicado à bande dessinée engloba portanto o anterior SOB - Salon des Ouvrages Sur la Bande Dessinée, que representava uma iniciativa única na Europa, quiçá no mundo, por ter como finalidade a exposição e consequente afirmação de uma componente menos visível da figuração narrativa, a existência de um muito considerável património editorial, englobando dicionários de BD, enciclopédias, monografias, ensaios e compilações de imagens de obras clássicas da arte sequencial.

Interessados em ampliar o âmbito do evento, os seus organizadores, a livraria Stripologie e a Galerie Oblique, ambas dedicadas ao tema, resolveram criar um programa aliciante, que será constituído por quatro ciclos de encontros, mesas redondas e conferências.

A desenhadora Catel (autora do cartaz do SoBD), e o argumentista/guionista José Louis Bocquet serão os Convidados de Honra do salão. Ambos os autores estarão representados numa exposição no Museu Efémero (Musée Ephemère), o qual durará apenas os três dias do evento. 

O 2º Ciclo - Bandas Desenhadas do Sul, que directamente nos diz respeito, terá lugar no dia 30 deste mês (depois de amanhã). 
Este ciclo incluirá quatro mesas redondas, em que estarão representantes da BD de Portugal, Itália, Irão, países árabes e de África Sub-sahariana.

O animador deste 2ºciclo que nos interessa em especial é o estudioso e dicionarista Patrick Gaumer, autor da obra Dictionnaire Mondial de la Bande Dessinée, de que falarei oportunamente.

....................................................................................................
(*) Vasco Granja em representação de Portugal, foi a primeira personalidade a estar presente num evento dedicado à BD, o Salone Internazionale dei Comics, del Cinema d'Animazione e dell'Ilustrazione, em Lucca, Italia, nos inícios dos anos 70, em que apresentou trabalhos acerca da banda desenhada portuguesa, ilustrados por diapositivos.
No final dessa década, 1978, 79, e nos primeiros da seguinte (1980,81,82) ele foi acompanhado, alternadamente, por vários autores (José Garcês, Carlos Barradas, Sam, António Sena) e divulgadores (Carlos Gonçalves, José Sobral, António Alfaiate, Geraldes Lino), tendo este último, em representação do Clube Português de Banda Desenhada-CPBD, apresentado publicamente, em dois anos consecutivos, no Teatro del Giglio, trabalhos dedicados à BD portuguesa, também acompanhados por diapositivos.

-------------------------------------------------------------------------------------
Para ver as postagens anteriores referentes a eventos de banda desenhada, ou que a incluam, bastará clicar no item: Festivais, Salões BD e afins, visível no rodapé            

Sem comentários: