domingo, novembro 24, 2013

Webzines (II) - The Lisbon Studio Webmag #3




Já tem havido em Lisboa outros agrupamentos de ilustradores/autores de BD, mas nenhum deles, até hoje, realizou trabalho colectivo de tanta qualidade e visibilidade como está a acontecer com o The Lisbon Studio

É verdade que os autores de banda desenhada (e também ilustradores, dois argumentistas/guionistas, uma fotógrafa e um cartunista) que trabalham naquele estúdio lisboeta têm, de uma maneira geral, categoria acima da média (alguns deles estão há algum tempo a trabalhar para os Estados Unidos).

Mas notável mesmo é o facto de, para além das suas actividades profissionais, os membros do estúdio, numa tarefa colectiva e de saudável cumplicidade, estarem a editar com assinalável periodicidade (bimestral) o The Lisbon Studio WebMag, agora no seu nº3 (Outubro/Novembro 2013) mais uma edição do estupendo magazine realizado no espaço virtual da internet, em que participaram os seguintes autores:

Ana Branco, Ana Freitas, André Oliveira, Filipe Andrade, Filipe Pina, Joana Afonso, João Sequeira, João Vasco Leal, Jorge Coelho, Nuno Duarte (argumentista), Nuno Duarte ("Outro Nuno", desenhador), Nuno Saraiva, Pedro Brito, Pedro Ribeiro Ferreira, Pepedelrey, Ricardo Cabral.


Ficha técnica:

Capa: Nuno Duarte ("Outro Nuno")
Design e paginação: Pedro Brito
Coordenação: Pepedelrey, Pedro Brito, André Oliveira



Resumo do conteúdo do terceiro número deste magazine online:

- "Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa". Uma divertida capa do videojogo que se apresenta sob aquele título. Apesar de não estar assinada, o estilo denuncia Nuno Saraiva.

- Travels - Bom trabalho fotográfico de Ana Branco

- Ilustrações de grande qualidade da autoria de Ana Freitas.

- "Living Will" - Texto de apresentação da parte 1 de 7 desta bd de longa metragem, com legendas em inglês, notoriamente a pensar no mercado anglófono, já editada sob chancela da novel editora Ave Rara. 
A obra, em edição faseada, tem as assinaturas de André Oliveira, autor do argumento/guião, e de Joana Afonso, que se encarrega, e bem, dos desenhos. 

- "Fagundes, o Profissional", outra vez o argumentista André Oliveira, desta vez com João Vasco Leal a desenhar uma bd autoconclusiva de prancha única.

- Excepcionais estudos de rostos por Filipe Andrade. 

- Inspector Zé e Robot Palhaço - uma impensável dupla de detectives, imaginados por Filipe Duarte Pina e desenhados por Nuno Saraiva, para um videojogo produzido pela Nerd Monkeys, empresa cujo representante no TLS é Filipe Duarte Pina. Este item foi focado no início do presente resumo, pelo facto de ser a primeira imagem desenhada visível ao folhear virtualmente o magazine.

- "Uma Aventura do Catano" - Sugestivo layout esboçado por Joana Afonso, além de ilustrações avulsas de excelente nível.

- "Polarity" - Uma série formada por quatro fascículos, com argumento de Max Bemis, e desenhos de Jorge Coelho, editada pela american Boom Studios, que pretende lançar uma versão "tpb" (trade paperback). 
Estão visíveis duas páginas da bd, mais cinco em "concept art", e outras duas do mesmo género para a obra "Venom", com layout e respectivas artes finais de elevado nível. Jorge Coelho está em grande no trabalho que anda a realizar para a poderosa Marvel.

- Pranchas de Nuno Duarte "Outro Nuno". Numa delas vê-se uma sequência de um jogo de futebol, noutra aparece uma figura que faz lembrar a sua própria personagem "Mocifão", esta já editada em álbum

- Muitos estudos de figuras femininas, com o desenho rápido, o olhar lúbrico e a qualidade gráfica de Nuno Saraiva.
 
- Pedro Brito, autor da bd "Amena Cavaqueira" (10 pranchas a cores) publicada originalmente em 2009 no livro "Portimão - Como Se Faz Uma Cidade", cuja trama é baseada em diálogos reais de residentes em lares de idosos e "Centros de Dia" de Portimão, bem como na letra da canção "Romance da Desgraçada", de Arsénio Bota Guerreiro, retirada da obra escrita por Margarida Tengarrinha, "Memória do Povo - Recolha da Literatura Popular de Tradição Oral do Concelho de Portimão." 
A completar a colaboração de Brito, seis páginas de estudos e esboços para a citada obra.

- O mesmo Pedro Brito, agora sob argumento de André Oliveira, apesenta a capa e duas pranchas da obra em construção "Dust Bowl".

- Pedro Ribeiro Ferreira, cartunista de elevado gabarito, apresenta as suas notáveis versões caricaturais de várias personalidades, designadamente Sócrates (o político português, não o filósofo grego), Chavez, Putin, Kadhafi, Hitler, Marcelo Ribeiro de Sousa.

- "Cidade Suja", onze pranchas bem marcadas pelo pessoalíssimo estilo de Pepedelrey, que assim conclui a sua obra, publicada no género "to be continued", valorizada por uma sugestiva colorização monocromática, também da responsabilidade do Pepe. 
 

- Uma bd com o título "F(R)ICÇÕES", desenhada por João Sequeira, com o seu muito pessoal traço espesso e forte, sob trama ficcional congeminada pelo argumentista Nuno Duarte.

- Um preview de "Comic Transfer", obra realizada por Ricardo Cabral em equipa com o alemão Till Lassman. 
Hamburgo, Berlim, Porto e Lisboa são visionáveis em oito páginas de textos, sketches, esboços e fotografias. Excelente trabalho de amostragem do livro, que foi apresentado fisicamente no 24º Festival Internacional de Banda Desenhada - AMADORABD

IMAGENS QUE ILUSTRAM O "POST" E RESPECTIVOS AUTORES:

1) Capa do magazine TLS WebMag - Autor: Nuno Duarte "Outro Nuno"
2) "Inspector Zé e Robot Palhaço em Crime no Hotel Lisboa" - Capa do videojogo. Autor: Nuno Saraiva
3) "Polarity" - Autores: Jorge Coelho (desenho), Max Bemis (argumento/guião)
4) "Cidade Suja" - Autor (argumento e desenho): Pepedelrey
5) "Living Will" - Autores: Joana Afonso (desenho), André Oliveira (argumento/guião)


Para ver mais e melhor, visitar o endereço:
issuu.com/thelisbonstudio/docs/tls_mag3  


----------------------------------------------------------------------------------
Para ver a postagem anterior deste mesmo tema bastará clicar no item Webzines visível no rodapé

Sem comentários: