domingo, janeiro 19, 2014

Guerra (I)




O acaso ("Hasard" é o título da banda desenhada) tem papel preponderante nesta curta de bd em oito pranchas, situada em plena guerra, mais concretamente na Primeira Guerra Mundial, que ficou conhecida por Grande Guerra (1914-1918). 

A peça de narrativa gráfica situa-se no Norte de França, onde um destacamento de soldados avança para as trincheiras, e é lá que os vamos encontrar em Dezembro de 1916.

Acompanhamos um soldado que, por acasos sucessivos, se vai safando de morrer em explosões várias. 
De certa maneira, há alguma dose de ironia na ficção do escritor Erich Maria Remarque, ao criar uma forte expectativa nas andanças do soldado que se vai safando da morte por se afastar casualmente - nem que seja apenas para ir buscar tabaco a um outro abrigo que tem um pacote de "Gitanes" (passe a publicidade) -  no momento exacto das explosões.

Uma interpretação ligeira de uma curta passagem do romance "À L'Ouest Rien de Nouveau" (" A Oeste Nada de Novo"), aproveitada por Arnü West, que surpreende pela simplicidade, em paralelo com a expressividade, no  desenho das personagens. 
Uma pequena peça de elevada qualidade, que a cor dada por Albertine Ralenti (mais uma boa colorista) valoriza - de que extraí um excerto, com a devida vénia aos editores da revista L'Immanquable (nº36 - Jan.2014).

Ilustram o presente "post" (de cima para baixo):

1) Prancha inicial da bd "Hasard" (página 30 da revista)
2) 4ª prancha, na página 33 
3) 7ª prancha, na página 36
4) 8ª prancha (última) na página 37
5) Capa da revista "L'Immanquable La BD en Avant Première"

Sem comentários: