quarta-feira, março 19, 2014

Exposições BD Avulsas (XLVIII) João Chambel


Inaugura-se amanhã, 20 de Março, pelas 18h30, uma exposição de Ilustração e BD, com obras dessas duas áreas da autoria de João Chambel, na El Pep Store & Gallery. 

João Chambel dedica-se essencialmente à Ilustração, mas também tem feito BD quando a oportunidade surge. Aliás, há bandas desenhadas dele em vários fanzines, e até num de que ele foi o próprio editor, o Há Festa na Selva.

A sua mais importante participação em BD está registada na obra colectiva "Heróis da Literatura Portuguesa", editada em livro em 2002.
  
Quanto à El Pep Stores & Galley: Como aqui no blogue já foi referenciado, esta nova livraria especializada em banda desenhada situa-se na cave do Centro Comercial Imaviz (daí o nome sugestivo de "Underground Imaviz" pelo qual o pessoal da BD conhece o espaço), em pleno centro de Lisboa, na Avenida Fontes Pereira de Melo, 35 - lojas 34 e 35. 
---------------------------------------------------------
JOÃO CHAMBEL

Síntese autobiográfica

João Chambel. Ilustrador e autor de banda desenhada. (Lisboa, 1969)
Da urgência dos fanzines nos finais de 80 (Novos Panoramas do Globo/Baladas de Hollywood; Beijos, Sonhos, Vertigens, Amnésia; Há Festa na Selva; Espanta-Pardais) à corrida de fundo que foi Heróis da Literatura Portuguesa (Íman Edições, 2002), 120 páginas em split com Daniel Lopes (soterradas nos escombros da casa editora), tem serpenteado entre a banda desenhada e a psicologia, com pernoitas na ilustração e outros afazeres domésticos. 
Participa em diversas publicações colectivas de BD, de que é destaque maior a antologia Mutate & Survive (Chili Com Carne, 2001), Futuro Primitivo (CCC, 2011) e Mesinha de Cabeceira #23 (CCC, 2012)
Publica regularmente ilustração e banda desenhada no blogue "A Pele Vermelha" (http://apelevermelha.blogspot.com/) com destaque para "Das kabinett des Doktor Dmitri Mochalische", fluxo gráfico narrativo (ou nem por isso), lançado em Março de 2010, publicação em curso.
----------------------------------------------------------- 
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes quarenta e sete "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD avulsas visível no rodapé 

Sem comentários: