quarta-feira, junho 10, 2015

Exposições BD Avulsas - "Sombras", na Lousã


Teresa Câmara Pestana  é nome relevante nas áreas da BD e da Ilustração, tanto entre nós como em vários outros países, com destaque para a Alemanha, onde viveu durante alguns anos.

Quando em tempos regressou a Portugal, optou por viver na Lousã, onde numa já longínqua vez organizou uma Feira de Fanzines - ou não fosse ela a editora do conceituado e multi-premiado Gambuzine -, na qual participei a seu convite com alguns dos meus zines, designadamente o Eros.

Há já uns tempos largos que a Teresa não me dava sinais visíveis nas áreas onde se tornou mais conhecida, BD e fanzines, embora me tenha dado conhecimento de que, mais recentemente, estava a dedicar-se preferencialmente à Pintura.

Mas eis que, de chofre, recebo um e-mail dela a dar-me conta da próxima organização de uma exposição mista, onde cabem BD, Ilustração e Pintura.

Reproduzo o texto divulgatório da exposição, a inaugurar-se dia 11 de Julho, pelas 20h00, no Museu Municipal Viana de Lemos, na Lousã, onde ficará durante todo esse mês de Julho e também de Agosto.

E complemento-o com uma biografia que escrevi em 2008 sobre Teresa Câmara Pestana, a organizadora do evento.
.......................................................


"Sombras"


Exposição de pintura, bd e desenho de cinco artistas, reunidos pela primeira vez na Lousã.

Axel Blotevogel, António Pedro Ribeiro, João Sequeira, Marco Mendes e Teresa Câmara Pestana

 
Não são um grupo; cada um destes artistas tem uma forte marca individual e a regra é trabalhar a solo,
excepto no caso do João Sequeira que como autor de bd tem trabalhado com um argumentista.

Todos têm ligação à  BD; dos que aqui e agora não expõem BD, temos Axel Blotevogel - "O mundo de Etel", com passagem pelo Gambuzine, e Teresa Câmara Pestana -"Aqui Babilónia", "Postais de Viagem" -, Alma Matter do Gambuzine com passagem por inúmeras publicações em vários países.

Axel Blotevogel apresenta na sala de pintura trabalhos muito elaborados a lápis de cor e algumas telas a acrílico, o onírico é uma presença constante no trabalho deste artista, cuja abordagem pode ser sem desprestígio considerada clássica.

Teresa Câmara Pestana na galeria de exposições temporárias; telas a óleo e acrílico, numa pequena retrospectiva onde são bem visíveis as influências expressionistas e africanas. Existe sempre no seu trabalho uma nota primitiva / primordial ligada a velhos ritos e cultos

Estes três artistas, António Pedro Ribeiro, João Sequeira e Marco Mendes encontram-se reunidos numa sala onde apresentam pranchas dos livros mais recentes e trabalhos soltos ;

António Pedro Ribeiro é um autor prolífero que num curto espaço de tempo lançou uma série de livros notáveis, contrapondo a um traço elegante e arejado ideias tão profundas quanto cínicas.

João Sequeira é denso, expressa-se a preto e branco com energia e todo o seu aparente caos gráfico é (bem) estruturado.

Marco Mendes revolucionou as tirinhas e as curtas de BD por usar um desenho extremamente bem elaborado em vez dos habituais desenhos simples que são a escolha regular neste tipo de trabalho, o seu dia-a-dia é a fonte de inspiração.

Estes três autores irão conversar com o público acerca dos seus livros, que ficaram disponíveis no Museu Viana de Lemos enquanto decorrer a Exposição.


------------------------------------------------------

Teresa Câmara Pestana

Síntese autobiobibliográfica (actualizada)

Teresa Câmara Pestana, nasceu em 1962, em Setúbal,  autodidacta.

Passou pelo círculo de artes plásticas. Participa em exposições colectivas e individuais desde os inícios dos anos 80.
Viveu em Moçambique e na Alemanha , trabalhou com músicos em eventos que fundem imagem e som “ The Strangemen”, “Alice D. band”; produziu tiras de BD para “Ex-Loft” revista de eventos culturais de Hannover (Alemanha); Editou “Hier Babylon”, “Aqui? Babilónia” e “Continuamos Aqui?”, seguida da edição de “Gambuzine” durante 10 anos; participou em várias publicações um pouco por todo mundo; revistas, fanzines, agendas, booklets, cartazes; participou na exposição colectiva "Tinta nos Nervos” Banda Desenhada em Portugal, curadoria de Pedro Moura no Museu Berardo, CCB; ilustrou o catálogo da exposição de Mathieux K. Abonnenc “to whom who keeps a record”, Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Participou na Kulturelle Land Partie em maio 2015


-------------------------------------------------------

MARCO MENDES

Síntese biobibliográfica


Marco Alexandre Camarneiro Mendes, Coimbra, 1978.

Em 2000 foi aluno do programa Erasmus, da Academia de Belas Artes da Letónia, e desde 2002 que possui licenciatura em Design de Comunicação (Artes Gráficas), obtida na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Actualmente é docente, ilustrador, autor de BD e também artista plástico.

Como docente, tem exercido em diversos cursos, designadamente na Licenciatura em Banda Desenhada e Ilustração, na Escola Superior Artística do Porto (ESAP),- Extensão de Guimarães, desde 2006 até ao presente; e na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde, entre 2006 e 2007, foi Professor Assistente Convidado nas disciplinas de Desenho I e 

Desenho II.

Noutro capítulo, o de Exposições, cursos e workshops, tem tido actividade em diversos locais: foi convidado pelo Museu de Arte Contemporânea de Vigo e Pazo de la Cultura de Pontevedra, para organizar uma exposição com originais de banda desenhada e ilustração de diversos autores portugueses, no âmbito do colectivo "A Mula"; foi organizador e monitor de um workshop de fanzines para crianças, integrado no mesmo evento; na Fundação de Serralves foi monitor de um curso de banda desenhada para crianças dos 7 aos 12 anos.

Em 2004, ele e Miguel Carneiro fundaram o colectivo "A Mula", com vários objectivos: edição de fanzines, organização de workshops e exposições nas áreas da ilustração e banda desenhada.

Já participou em várias mostras individuais de BD e Ilustração: em Dezembro de 2006, sob o título "Diário Rasgado", na Wasser Bassin (Edifício Artes em Partes, Porto); em Setembro de 2007 esteve patente na Galeria Plumba (Porto) a sua mostra "Uma Formiga na Saia do Universo"; e em Março 2008, na Galeria Extéril (Porto), expôs obras recentes.

Colaborou também em numerosas exposições colectivas de banda desenhada e ilustração em diversos locais, nomeadamente Pazo de la Cultura, Pontevedra, Espanha (Abril 2008); Festival Mesa Redonda, Açores (Fev.2008); Espaço Maus Hábitos, Porto, a mostra "Se Cá Nevasse Fazia-se Cá Ski" (Nov. 2007); Komikazen: 3º Festival Internazionale del Fumetto di Realtá, em Ravena, Itália (Out.2007); Bedeteca de Lisboa: "Tropa Macaca" 2006/2007 (Junho 2007); O Espaço (Lisboa) - "Qu'Inferno!" - Colectiva de BD e Ilustração; integrou a exposição "Attention, Work", de autores portugueses organizada pelo colectivo "Stripburger" no Treviso Comic Book Festival, Itália, em Setembro de 2014. Em Janeiro de 2015, pranchas da sua novela gráfica "Zombies" estiveram em exposição em Lisboa, na Abysmo Galeria.

Tem colaborado com bandas desenhadas e textos sobre BD em variadas publicações: revistas Desvio, 365 e Hotel (1998 e 1999); no livro "Salão Olímpico", editado pela Fundação de Serralves (Porto), participou com um texto sobre "Fanzines de Banda Desenhada no Porto" e com uma banda desenhada (2003/2006); no fanzine Quadrado (nº 5, 2003, e nº7, 2006); nos fanzines Hmm... Estou a Ver, Estou Careca e a Minha Cadela Vai Morrer, Cospe Aqui (entre Dez. 2005 e Abril 2006); edição de uma banda desenhada em DVD pelo "Politicando - Centro de Documentação do 25 de Abril na Universidade de Coimbra (2006); no semanário gratuito de Lisboa, Mundo Universitário (Jan. 2007); no fanzine Carlitos, edição de autor, com a colaboração de Lígia Paz (Out. 2007); no fanzine Tertúlia BDzine (Fev. 2008); de novo no semanário Mundo Universitário (Abril 2008); neste mesmo ano foi-lhe publicado o livro "Tomorrow the Chinese Will Deliver the Pandas", e participou em dois números do fanzine Efeméride (nº 3 - Junho 2008, nº 5 - Julho de 2012).
Também em 2012, Maio, foi publicada a novela gráfica "Diário Rasgado", que compila uma série de bandas desenhadas autobiográficas; em 2013 saiu o álbum de desenhos "Anos Dourados"; e no início de 2014 foi a vez de ser editada a novela gráfica "Zombie", pela editora Mundo Fantasma.
 

Geraldes Lino 
---------------------------------------------------------- 
JOÃO SEQUEIRA (JAS)

Síntese biobibliográfica (4ª versão)


João Augusto Simão Ramalho Lopes Sequeira, que, ao assinar as suas bandas desenhadas encurta o comprido nome para João Sequeira, ou até mesmo só para JAS, nasceu em Portalegre, a 17 de Setembro de 1971.

Exerce a profissão de arquitecto, e também gosta de fazer banda desenhada. A sua primeira foi em 1994, ocupou seis pranchas formato A3, os desenhos eram a tinta-da-china, e teve por título Big Joe and the phantom 309, igual ao da letra da canção escrita por Tommy Faile para a voz de Tom Waits.

Participa em seguida nos II Encontros de Ficção Científica e Fantástico, em Oeiras, com a bd The Black Rider. Em 1999 edita o fanzine Apalpalhão, em parceria com Miguel Mocho e João Portalete. No ano 2000 faz a bd Western a Cores, sob argumento de Miguel Mocho, para o concurso do 10º Salão BD de Moura.


Em 2005, de novo a trabalhar com o argumentista Miguel Mocho, realiza a bd Metamorfina (32 pranchas com uma imagem a p/b em cada) editada em álbum pela Bedeteca de Lisboa na colecção Lx Comics. Em 2008, no nº1 (2ª série) do importante fanzine Gambuzine, de Teresa Câmara Pestana, é-lhe publicada a bd O homem que passeava um papagaio atrelado a um rádio portátil. No mesmo ano é impressa a sua bd Tudo o que é sólido dissolve-se no ar na revista Alçapão editada pela Ordem dos Arquitectos - Delegação de Portalegre.


Com data de 3 de Agosto de 2010, no fanzine Tertúlia BDzine (nº 153) foi-lhe publicada a bd em quatro pranchas, Havia um homem zangado com tudo. No nº 179 desse mesmo fanzine, datado de 10 de Outubro de 2013, surgiu The Road, uma curta com argumento de Miguel Costa Ferreira. 


As mais recentes obras com desenhos de Sequeira tiveram de novo edição em álbum, apresentam-se sob os títulos de Psicose (Abril 2013) e F(ricções (Março 2014), tendo sido realizadas em colaboração com os argumentistas Miguel Costa Ferreira e Nuno Duarte, respectivamente. Ainda neste ano, sob argumento de Miguel Costa Ferreira, é publicada a banda desenhada "Café", em quatro pranchas, no Tertúlia BDzine (nº181, de Out. 2014), com a particularidade de ser colorida com café.

João Sequeira vive em Alpalhão e trabalha em Nisa.


Geraldes Lino
  
 
----------------------------------------------------------
AXEL BLOTEVOGEL


Síntese autobiobibliográfica
 
Axel Blotevogel, nasceu em 1965, em Minden, na Alemanha.
Cursou Belas Artes na Universidade de Hannover; financiou os seus estudos desenhando e criando móveis e roupas; foi fotógrafo de teatro, trabalhou em cenografia e fez inúmeros retratos por encomenda.

Para além da pintura tem uma pós graduação em webdesign, efeitos especiais para cinema e animação flash. De 1999 a 2010, participou na publicação alternativa e avant-gard de bd portuguesa, “gambuzine”.
Trabalhou em Berlim nas agências de publicidade Area42 e Armeirre, como ilustrador e web designer. Teve, entre vários outros clientes, as marcas de automóveis Mini e BMW, sendo o responsável pelo filme de apresentação do novo modelo da marca Mini. 

Realizou ainda trabalhos de animação do conhecido artista de bd, Moebius (2000-2004). Participou em várias exposições individuais e colectivas, publicou em revistas e fanzines; ilustra para a editora Peter Hopf.

----------------------------------------------------------

TÓ PEDRO


Síntese autobibliográfica

Nasceu em Lisboa em 1956.

De 1960 a 1996 vive no bairro dos Olivais as transformações sóciopolíticas do país.

Em História d'A" reconstrói uma memória pessoal (vulgo autobiografia) sob a perspectiva dos carrinhos e das bonecas, com um epílogo existencialista démodé.

"A Minha Avó Conceição" revisita ainda algumas figuras da infância. "Fragmentos", "Ninguéns" e "Peido" são pequenos ensaios com um pendor mais filosófico e impessoal.

Nota: Por razões várias tem publicado estes e outros títulos em regime de auto-edição em

https://sites.google.com/site/topedro56/ 

---------------------------------------------------------- 
Os visitantes deste blogue que, por mera curiosidade, queiram ver os restantes "posts" sobre exposições avulsas (ou seja, não inseridas em festivais BD), poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas visível no rodapé. 

Sem comentários: