sexta-feira, setembro 04, 2015

Exposições BD Avulsas - Sama




"A Queda de Sama" é o título da exposição de obras de banda desenhada e ilustração de Sama, autor brasileiro radicado em Portugal.

A mostra individual compõe-se de desenhos originais pertencentes às obras "Belles de Jour" e "A Entrevista".




"Les Belles du Jour é o novo projecto artístico de Sama, e insere-se claramente numa esfera sociopolítica reactiva, através da tensão formal e física resultante da colagem de títulos de notícias, recortados dos jornais e posteriormente colados em composição com monotipias que o autor cria previamente, num processo criativo devedor tanto da estética DIY como das vanguardas modernistas." 
(Uma opinião do crítico e bloguista André Azevedo)

A exposição inaugura 5 Setembro 2015 pelas 18h00
na
El Pep Store & Gallery
Lx Factory
Rua Rodrigues de Faria, 103 - Edifício I, Piso 0 -
Espaço 0.01D.5
Alcântara
Lisboa  


--------------------------------------------------------
 SAMA
 Síntese biobibliográfica e foto
 
Sama é o “Ghost Artist” de Eduardo Filipe.

Enquanto Eduardo trabalha como actor, Sama rouba-lhe a cena como realizador de cinema de animação e autor de banda desenhada.

Eduardo Filipe trabalhou como actor em cinema em ”Era uma vez...”, ”As Meninas” e ”Uma História do rio Paraguai”.
No teatro entrou nas peças, “Os 12 trabalhos de Hércules”,”O Ateneu” e ”Os Picaretas”, esta de sua própria autoria.
Fez a criação e direção da abertura em vídeo para o espetáculo Teatral, “Zastrozzi”. Foi Tutor da equipa de cinema da Universidade Católica do Porto que venceu o “Festival Ver e Fazer Filmes” em Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012.

Sama é artista visual premiado em salões de Arte Contemporânea, Cartoons e BD.
Venceu o 1º lugar na 15ª edição do Salão Carioca de Humor, colaborou para as revistas: Piauí, Argumento, General e nas antologias de BD: Heavy Metal Brasil, "Golden Shower", "Tarja Preta" e "Irmãos Grimm em Quadrinhos". Em 2011 lançou sua primeira novela gráfica, a bem sucedida, "A Balada de Johnny Furacão". 
Na Europa, colaborou com o periódico francês, Gazette de La Lucarne e com a antologia de BD, Papier, editada por Lewis Trondheim. Participou do MAB Invicta e foi um dos convidados do Amadora BD 2012, onde apresentou a primeira edição dos "Cadernos do Sama".
Em 2013 expôs no IX Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
Em 2014 lançou no Canal Brasil junto com Luísa Sequeira a série de animação adulta, "Motel Sama". Neste mesmo ano Sama, integrou o time de artistas presentes na Comic Con Portugal, onde lançou as publicações independentes: "La Dolce Vita", "Xmas Thing" e a 2ª edição ampliada da BD autobiográfica "MondoSama".
Em 2015 conclui a versão curta-metragem de Motel Sama, e a banda desenhada "A Entrevista". Além dos projectos em BD e animação, neste mesmo ano de 2015, Sama apresenta uma série de desenhos a partir de monotipias, feitos com tinta da china em composição com colagens de títulos de jornal, criando assim, um conjunto de trabalhos com temática político-subversivo intitulada,:"Belles de Jour". Esta mostra esteve em exposição na galeria da Mundo Fantasma no Porto e posteriormente na El Pep Store & Gallery em Lisboa.

--------------------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias sobre exposições anteriores poderão fazê-lo clicando no item Exposições BD Avulsas

Sem comentários: