quarta-feira, maio 11, 2016

Exposições BD Avulsas


Sharon Mendes é jovem e talentosa, dividindo o seu talento por duas áreas, a banda desenhada e a gravura.

É de ambas as áreas que se alimenta a exposição que vai ser inaugurada, abarcando, na BD, pranchas do livro "As Aventuras da Família de Craig" - e é esse o motivo da inclusão do evento neste blogue dedicado essencialmente à banda desenhada. Claro que não seria razoável não mencionar a componente de gravura, onde se incluem peças de litografia sob o tema "Gravar o Imaginado".

Dia e hora da inauguração:
12 de Maio, 5ª feira
18h30

Local:
Círculo das Letras
Rua Voz do Operário, nº62
Lisboa
----------------------------------------------
SHARON

Autobiografia



Chamo-me Sharon Mendes mas assino os meus trabalhos apenas com o meu primeiro nome. Nasci em 1992 no Canadá, na cidade de Toronto, mas considero-me mais portuguesa do que estrangeira. Estou a viver em Portugal há 17 anos na zona da Lourinhã. Sou Licenciada em Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

Comecei a desenhar desde os 2 anos e nunca mais parei... Hoje posso considerar-me uma completa viciada! O que me motivou a desenhar desde muito cedo foram os filmes de animação da Disney e os livros de Dr. Seuss. 

Sempre gostei de criar personagens para possíveis histórias e de ilustrar pequenas histórias como meros exercícios, tal como fazer caricaturas de amigos e celebridades. 
Sou uma pessoa que gosta de desafios e de experimentar coisas novas. Embora tenha tirado uma Licenciatura num curso de Pintura, as várias cadeiras da faculdade (especialmente as optativas) deram a possibilidade de descobrir e explorar outros caminhos e técnicas como a banda desenhada, ilustração, desenho e gravura.
O interesse e a vontade de fazer banda desenhada surgiu relativamente há pouco tempo. Em criança lia muito as Aventuras de Tintim, Asterix, Garfield, Lucky Luke, bem como algumas  histórias de super-heróis da Marvel, mas nunca tive o “bichinho” de fazer histórias aos quadradinhos. 

Os autores de que mais gosto e artistas de referência ainda são muito poucos na minha lista, uma vez que “só agora” é que tenho vindo a explorar a BD quer a nível Nacional e Internacional. 

Currículo:

2012 -  Participação no evento/exposição colectiva Abertura Ateliês de Artistas: 3ª edição, na Faculdade Belas-Artes, Lisboa .

2013 – Participação no evento 12 x 12, Atelier Travessa, Lisboa;  Abertura Ateliês de Artistas: 4ª edição, na FBAUL, Lisboa; Arte jovem VII Edição: Interculturalidade, Galeria Municipal Passos do Concelho, em Torres Vedras e ainda na 18º Galeria Aberta, decorrente na Galeria Municipal de Beja, Castelo - Casa do Governador e na Santa Casa da Misericórdia da respectiva cidade - (menção honrosa).

2014 - Participou na Abertura Atelier de Artistas:
7ª edição, Faculdade de Belas-Artes, Lisboa; 12 x 12, Atelier Travessa, Lisboa;  XXVII Salão de Primavera/ Prémio Rainha Isabel de Bragança, Galeria do Casino Estoril, Estoril;  7th International Printmaking Biennial of Douro 2014, Museu do Côa, Vila Nova de Foz Côa;  Rhinos Are Coming, International Printmaking Exhibition - 2014, Lisboa (Torre de Belém, FBAUL e Goethe Institut), Cape Town, Lodz, e Porto Alegre. Neste ano ilustra o livro juvenil “A Batalha de Pedra”, seguido de “Rafael o Montanhês” do escritor Gabriel Raimundo.

2015 – 12 x 12, Atelier Travessa, Lisboa.  Através da Câmara Municipal de Lisboa cria a sua primeira exposição individual de gravura designada “Gravar o Imaginado”, na Galeria do Espaço LX Jovem em Lisboa. Publica o seu primeiro livro de banda desenhada “As Aventuras da Família de Craig”.

2016, 5 de Janeiro - Foi a Convidada Especial da Tertúlia BD de Lisboa (*)

(*) A foto de Sharon Mendes que ilustra esta biobibliografia mostra-a com o diploma de Convidada Especial da Tertúlia BD de Lisboa.  


-------------------------------------- 
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas podem fazê-lo clicando no respectivo item inserido em rodapé   

Sem comentários: