terça-feira, maio 24, 2016
Os Vampiros de Filipe Melo e Juan Cavia
Subitamente, um argumentista de BD chamado Filipe Melo, que tem tido invulgar sucesso com a série de banda desenhada Dog Mendonça e Pizzaboy, já com três álbuns publicados mais um volume de contos inéditos, diz-me que andou a escrever o argumento para uma extensa obra dedicada ao tema Os Vampiros, de certa maneira inspirada num dos mais importantes temas do cantor Zeca Afonso.
E a uma pergunta minha confirma-me que sim, que a obra é de BD, na habitual co-autoria com o desenhador Juan Cavia. Mais: já está feita, e vai ser lançada no muito próximo (27 de Junho) Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja.
Fico com imensa curiosidade em saber pormenores acerca desta repentina pulsão ficcional. Combino com o Filipe fazer-lhe uma entrevista rápida, e aqui está ela:
GL - Filipe Melo: Está prestes a ser lançado - vai sê-lo na Festival Internacional de BD de Beja - o seu romance gráfico "Os Vampiros", uma obra em banda desenhada de grande fôlego com 232 páginas. Enquanto argumentista, você lança-se agora num registo ficcional totalmente diferente daquele em que brilhou na série de grande sucesso "Dog Mendonça e Pizzaboy".
Esta obra "Os Vampiros" era uma ideia sua antiga, ou surgiu-lhe entretanto, já com o Dog Mendonça em velocidade de cruzeiro com três títulos publicados?
Filipe Melo - A primeira versão do guião surgiu em 2010, quando tinha acabado de lançar o primeiro "Dog" Mendonça. Tinha uma ideia da narrativa em traços gerais, mas precisava de tempo para fazer o trabalho de investigação. Fui fazendo as coisas com o devido tempo e calma. À medida que fui explorando o tema, fui ficando motivado pela tentativa de fazer uma história diferente das que tinha feito antes, mais ambiciosa. Queria depositar mais confiança no leitor e dar espaço para que tire as suas próprias conclusões.
GL - Não conheço ainda a obra, apenas sei que tem a ver com a guerra colonial, na parte localizada na Guiné, situada cronologicamente em fins de 1972. Você, que nasceu depois do 25 de Abril, não tomou parte nela directamente. Que pulsão o levou a escrever sobre um tema que só terá conhecido indirectamente?
FM - Não há uma explicação lógica! Suponho que a história surgiu devido ao triplo significado da palavra "Os Vampiros": é a criatura mitológica, é o nome de um grupo de comandos que combateu na Guiné e é também o nome da emblemática canção do Zeca Afonso. A guerra colonial pareceu-me o cenário ideal para contar uma história que falasse sobre o medo, sobre a paranóia e sobre a natureza cíclica da guerra.
GL - Presumo, portanto, que se tratou de um impulso emocional. E esgota-se aqui o seu interesse, enquanto escritor, pelo tema?
FM - Foi isso mesmo: um impulso emocional. O interesse sobre o tema nunca se vai esgotar, fiquei absolutamente obcecado com todo este processo. Aprendi muito sobre a guerra, mas aprendi ainda mais sobre o tipo de histórias que quero contar. Aprendi também a valorizar a oportunidade de trabalhar naquilo que gosto, que é um privilégio raro. Vou sempre agradecer ao meu amigo e colega Juan Cavia por me ter obrigado a tirar esta história da gaveta e por ter trabalhado incansavelmente comigo para a melhorar. Por último, não sei se este será o nosso melhor livro ou o nosso maior fracasso; mas uma coisa é certa: foi feito exactamente como queríamos, sem nenhuma concessão ou cedência. Esse tipo de entrega e de risco acaba sempre por valer a pena.
GL - Obrigado pela sinceridade das respostas. Lá nos encontraremos no festival de Beja, onde finalmente ficarei a conhecer a obra.
------------------------------------------
FILIPE MELO
Síntese biobibliográfica
Filipe Melo nasceu em Lisboa em 1977. Estudou Jazz no Hotclube de Portugal, em Lisboa, e no Berklee College of Music, em Boston.
No Cinema já tem valiosa participação: produziu e escreveu o argumento do filme "I'll See You In My Dreams", em 2003, vencedor no Fantasporto nesse mesmo ano, e distinguido com o troféu Méliès d'Or, também em 2003.
Para a televisão realizou em 2007 uma série de seis episódios, com interpretação de Manuel João Vieira, intitulada "Um Mundo Catita".
Na BD estreou-se em 2010 como argumentista com a obra As Incríveis [Extraordinárias, Fantásticas] Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, já estando publicada uma trilogia, e mais um volume de contos.
------------------------------------------
JUAN CAVIA
Síntese biobibliográfica
Nasceu em Buenos Aires, Argentina, em 1984. Tem trabalhado como storyboarder e concept designer para produtoras de publicidade. É também cenógrafo de várias longas-metragens, entre as quais se destaca "El Secreto de Sus Ojos", vencedor do Óscar da Academia de Hollywood para o Melhor Filme Estrangeiro em 2010.
Na banda desenhada tem agora a seu crédito os desenhos da trilogia As Incríveis [Extraordinárias, Fantásticas] Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy, além de estar a trabalhar para a editora americana Dark Horse Comics.
-----------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver/ler os "posts" relacionados com textos anteriores do tema, poderão fazê-lo, bastando para tal clicar sobre o item Teaser, visível aqui por baixo no rodapé
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário