segunda-feira, agosto 15, 2016

Lisboa é Very Very Typical - O ponto de vista de Nina Govedarica







Lisboa é Very Very Typical, título brincalhão com que se apresenta um livro coligindo bandas desenhadas da autoria de artistas estrangeiros - homens e mulheres - que estiveram, ou ainda permanecem em Portugal, e que escolheram Lisboa para simples passagem ou mesmo fixação.

É exactamente o caso da pintora Nina Govedarica, que veio da Croácia visitar Portugal em 1998, escolheu Lisboa, cidade de que gostou de imediato, aqui conheceu Fernando Relvas, casaram, e ficou a morar com ele na Amadora. 

Assim, quando o editor Marcos Farrajota da Chili Com Carne teve a ideia (bem interessante) de convidar artistas estrangeiros, de passagem ou a viver em Lisboa, a transformarem em banda desenhada as suas impressões sobre a Mui Nobre e Sempre Leal cidade, Nina aceitou o desafio, ela que nunca fizera BD, embora sempre estivesse em contacto com o meio através do Relvas.

Nina, além de provar ter invulgar capacidade ilustrativa, demonstrou um fino sentido crítico em relação aos lisboetas (extensível aos portugueses em geral), gozando, por exemplo, com o significado que é dado à palavra amanhã, sempre muito variável, tanto pode querer dizer para a semana, no próximo mês, para o ano, ou mesmo nunca.

Uma análise certeira e irónica, feita numa bd de apenas dez pranchas de excelentes desenhos ("Também Há Gaivotas no Adriático?" é o título). Igualmente ao nível do argumento/guião, Nina demonstra imaginação fértil, apresentando-se, enquanto narradora, na figura de uma gaivota, um pormenor original.
...........................................................

NINA GOVEDARICA

Autobiografia

Anica (Nina) Govedarica, artista plástica croata, nasceu em 1971 em Zagreb. Licenciou-se em tecnologia de materiais de construção e estudou Belas-Artes na Escola de arte, criatividade e design Studio Tanay em Zagreb, Croácia (desenho, pintura clássica e moderna a óleo e aguarela) durante quatro anos.
Começou a expor individualmente em 1997 na Croácia. Em 2001 teve a primeira mostra do seu trabalho em Lisboa e por aí adiante. Desde aí participou em algumas dezenas de exposições colectivas e mais de uma dezena de individuais, tanto na Croácia como em Portugal. Em 2012 foi convidada para participar numa colectiva feminina em Oxford (o3gallery) para celebrar o 150º aniversário do princípio da história “Alice no país das maravilhas”.
Em 2014 foi incluída no livro “Artist to look out for” editado pela organização artística norte-americana, Starry Night Programs.
Fez algumas ilustrações de vários géneros e também em parceria com Fernando Relvas ilustrações infantis, por exemplo as publicadas no livro “Io&Hu Q, A medusa”, à venda no http://bit.ly/2aLWeIJ  
Foi graças à proximidade e, às vezes, ao contacto diário com as pessoas envolvidas no mundo da BD nesta última década, que foi criando o interesse e o gosto pela BD. Primeiro tornou-se leitora de BD e com esta iniciativa da Chilicomcarne decidiu aventurar-se neste meio também.
O seu trabalho pode ser visto em


-----------------------------------------------
Os visitantes interessados em ver as anteriores postagens deste tema  poderão fazê-lo clicando no item Lisboa na Banda Desenhada, incluído em rodapé 

Sem comentários: