segunda-feira, outubro 10, 2016

Exposições BD Avulsas - Underground Comix


Na Amadora, a BD tem estado constantemente em foco durante todo o ano, graças a duas entidades: a Bedeteca da Amadora e o Clube Português de Banda Desenhada-CPBD.

Neste post divulga-se a próxima exposição que vai inaugurar-se na Bedeteca da Amadora: tem por título "Ferozes Transparências", e baseia-se nos comics americanos alternativos, ou seja, o movimento underground comix, sob curadoria de Pedro Moura.

No texto de divulgação do evento, distribuído pelos média, em que se incluem os blogues, pode ler-se o seguinte: 

"(...) uma mostra da arte original dos grandes fundadores do “Underground comix”, um dos mais importantes capítulos da história da banda desenhada moderna norte-americana (sobretudo, mas que seria de uma influência extrema em países tão distintos quanto Inglaterra e Holanda, França e Portugal). Movimento de uma influência ímpar e que, em larga medida, contribuiria para as mudanças em torno da percepção social, possibilidades estéticas e alcances temáticos da banda desenhada como um todo.
Peças provenientes da magnífica colecção de Glenn Bray, testemunha desse movimento e impulsionador da circulação artística dessas outras referências, esta será uma oprtunidade única para os interessados portugueses verem trabalhos de Bill Griffith, Bobby London, Gilbert Shelton, Jay Lynch, Jim Osborne, Justin Green, Kim Deitch, Manuel Spain Rodriguez, Rick Griffin, Robert Crumb, Ron Crobb, Rory Hayes e S.Clay Wilson.

A exposição estará aberta a partir de Sexta-feira, 14, mas não haverá cerimónia de abertura. A vernissage oficial terá lugar durante o Festival da Amadora (data a anunciar), para poder contar com a presença de G. Bray.  


Bedeteca da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos
Avenida Conde Castro Guimarães
Amadora 
Entrada Livre 

--------------------------------------
Os visitantes interessados em ver notícias anteriores sobre Exposições BD Avulsas ou actividades anteriores da Bedeteca da Amadora, podem fazê-lo clicando nos respectivos itens inseridos em rodapé  

Sem comentários: