domingo, dezembro 18, 2016

Autores de BD dizem Poesia


O que é que, neste evento, a poesia tem a ver com a banda desenhada?

Uma coisa absolutamente inédita até hoje: autores de BD vão dizer poemas em público.

Que autores? António Jorge Gonçalves, André Carrilho (*) mais conhecido como caricaturista, mas também autor de algumas bandas desenhadas, João Paulo Cotrim (ensaísta e argumentista de BD), e Filipe Homem Fonseca (não é da BD, mas sim argumentista de séries televisivas).

Há que acrescentar um pormenor importante: os diseurs de poesia terão por fundo música de Nuno Reis, estando a apresentação a cargo do host Nuno Miguel Guedes.

Tão surpreendente iniciativa, titulada A Poesia da Banda Desenhada insere-se numa mais ampla realização, o Festival Silêncio e Poetas do Povo.

Para melhor se entender qual a origem deste projecto ligado às palavras escritas e ditas em forma de poesia, que desta vez cconvida banda-desnhistas, reproduzo um excerto do texto de apresentação da revista Cidade Nua Nº1 (Out./Nov.2016), escrito por Alexandre Cortez e Nuno Miguel Guedes:

"(...) E de repente a palavra entrou na cidade./ Foi uma doce invasão, a princípio quase imperceptível. Mas depois, depois. Depois, avassaladora, irreversível, solar. (...)
(...) As sessões regulares de Os Poetas do Povo estiveram na linha da frente dessa serena anexação, convidando e praticando palavras. Ao longo do tempo o Cais do Sodré foi-se tornando porto outra vez, desta vez de poetas e outros navegantes da palavra. (...)"      

Autor do cartaz que ilustra o topo do post:
Alexandre Cortez

Local:
Povo.Lisboa é um restaurante, sito na Rua Nova do Carvalho, nº32, Cais do Sodré, Lisboa

Dia e hora:
19 de Dezembro de 2016, 2ª feira, 22h00 

(*) Informação a posteriori: André Carrilho não pôde participar

 ----------------------------------
posts anteriores em que a poesia tem ligação à banda desenhada. Os interessados poderão vê-los clicando no respectivo item visível no rodapé  

Sem comentários: