sexta-feira, dezembro 02, 2016

Eça de Queirós na BD por Eduardo Teixeira Coelho





Aventuras Heróicas é o título de uma revista editada no Brasil, em São Paulo, no ano de 1955. Na imagem da capa, fica a saber-se que o conteúdo é O Suave Milagre Um conto de Eça de Queiroz ilustrado por E.T.Coelho.
A edição desta obra terá sido feita por influência de Jayme Cortez, autor de BD de origem portuguesa mas já então radicado no Brasil e naturalizado brasileiro, que tinha colaborado n'O Mosquito juntamente com Eduardo Teixeira Coelho (E.T.Coelho ou ETC), a quem muito admirava.

Originalmente publicado em Portugal na década de 1950, na já citada revista infanto-juvenil de banda desenhada O Mosquito, O Suave Milagre, embora muito bem desenhado, está longe de ser uma das obras mais representativas do talento de E.T.Coelho, mas foi talvez por ser uma das poucas curtas do autor - 13 pranchas apenas - a escolhida para o nº8 desta colecção intitulada Aventuras Heróicas, para a qual Jayme Cortez desenhou a capa. 

Tendo o episódio um cariz religioso - surgindo Jesus na imagem final, a corresponder dessa forma às preces de um jovem gravemente doente, assim se concretizando o suave milagre do título -, a sua escolha para a temática "aventuras heróicas" é claramente forçada, apenas tendo como explicação o facto de ser publicado na Edição Especial de Natal, datada de Janeiro de 1955. 

(Em Portugal este episódio teve a sua primeira publicação em Portugal, no ano de 1950, com início no nº1188, de 11/11/1950, e fim no nº 1200 de O Mosquito, e posteriormente num álbum editado em Março de 1977 pelo Clube Português de Banda Desenhada, para oferta aos seus sócios).  

Sem comentários: